Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sancionada lei que amplia acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Sancionada lei que amplia acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra
Nacional

Sancionada lei que amplia acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

17/10/2025 – 18:48  

Leonardo Henrique e Valmir Fernandes/Fotos Públicas

Mudança contempla produtores que sofrem com estiagens e enchentes

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 15.236/25, que facilita o acesso de agricultores familiares ao Garantia-safra e torna mais ágil o pagamento do benefício. Publicada no Diário Oficial da UNIÃO nesta sexta-feira (17), a nova norma reduz exigências, amplia a cobertura do programa e permite novas formas de uso dos recursos para fortalecer a produção no campo.

O texto altera a Lei 10.420/02, e reduz de 50% para 40% o percentual mínimo de perda de safra exigido para o agricultor receber o benefício. A mudança contempla produtores que sofrem com estiagens e enchentes, mas que até agora ficavam de fora por não alcançarem o limite anterior. A medida também tem como objetivo garantir que o auxílio chegue com mais rapidez a famílias afetadas por eventos climáticos extremos.

A nova lei flexibiliza o pagamento pelo governo, que poderá ser feito em até três parcelas mensais ou em parcela única, quando houver situação de emergência nacional, estado de calamidade pública, pandemia ou epidemia.

A sanção de Lula encerra a tramitação do Projeto de Lei 1282/24, do deputado Carlos Veras (PT-PE), que teve como relatora a senadora Augusta Brito (PT-CE). O texto foi aprovado pelo Plenário do Senado em setembro, com o objetivo de tornar o Garantia-safra mais acessível e eficaz no atendimento a famílias de baixa renda afetadas por perdas de safra.

Maior alcance
Outro avanço é a ampliação da área de cobertura do Garantia-safra. Agricultores familiares de municípios fora da região tradicional da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) poderão aderir ao programa, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo órgão gestor.

A gestão do fundo e das normas operacionais passa a ser de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário e agricultura familiar.

Além de assegurar renda emergencial a quem perde a produção, a lei permite que parte dos recursos do fundo seja usada em ações voltadas à convivência com o semiárido, ao aumento da capacidade produtiva e à adaptação às mudanças climáticas.

A expectativa é que as novas regras reforcem o apoio à agricultura familiar e contribuam para a sustentabilidade econômica e ambiental das pequenas propriedades rurais.

Da Redação – RS
Com informações da Agência Senado

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão da Mulher aprova texto que proíbe vítima de violência de pagar pensão ao agressor
Próximo artigo Comissão aprova projeto que prevê campanhas para divulgar Política Nacional de Cuidados

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

3 dias atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

4 dias atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

5 dias atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

6 dias atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

7 dias atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

1 semana atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

1 semana atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

2 semanas atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

2 semanas atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

2 semanas atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

2 semanas atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

2 semanas atrás
Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?