Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Samu Manaus recebe visita técnica do Ministério da Saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Samu Manaus recebe visita técnica do Ministério da Saúde
Manaus

Samu Manaus recebe visita técnica do Ministério da Saúde

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A estrutura de funcionamento do Serviço de Urgência e Emergência de Manaus (Samu 192) e a rotina das atividades dos profissionais que atuam na regulação, na educação permanente e na assistência direta aos usuários que necessitam de socorro foram apresentados pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) ao representante da Coordenação-Geral de Urgência do Ministério da saúde, Raphael Arosti de Luna, durante visita técnica realizada na última quinta-feira, 30/1.

O técnico foi recebido pelo subsecretário municipal de Gestão da saúde, Djalma Coelho, e pela diretora da REDE Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa, Elen Assunção. Os gestores acompanharam Raphael Arosti para a visitação da Central do Samu, localizada no bairro Praça 14, das bases Fluvial e Oeste e, juntamente com as equipes técnicas locais, prestaram informações detalhadas sobre o Núcleo de educação em Urgência e sobre o funcionamento das motolâncias, serviço responsável por agilizar o atendimento às vítimas até a chegada das ambulâncias tradicionais.

“Estes dois pontos, educação e o serviço das motolâncias, considerados referência, foram o principal objeto de interesse do técnico”, explicou Djalma Coelho. De acordo com o subsecretário, Raphael Arosti ficou bem impressionado em relação às duas atividades, que se destacam pelo alcance e pelos resultados.

“O Samu Manaus realiza treinamentos em todo o Estado e, na capital, tem forte atuação junto a escolas e instituições das mais diversas áreas, interessadas em capacitar seus colaboradores para os primeiros socorros”, ressaltou Djalma Coelho. Quanto às motolâncias, o subsecretário informou que o serviço, realizado com o uso de motocicletas equipadas para os primeiros socorros, tem condições de chegar mais rapidamente ao local da ocorrência e realizar as primeiras manobras para estabilizar o paciente enquanto os veículos tradicionais, que podem ser unidades de suporte básico ou avançado, estão em deslocamento.

A diretora Elen Assunção disse que é sempre gratificante compartilhar informações sobre o Samu, já que as boas práticas podem ajudar outros Serviços a melhorar sua atuação. “Temos a preocupação de qualificar de forma permanente nossos servidores e estabelecer metas de melhoria a partir do monitoramento dos nossos resultados, por isso, nos tornamos referência”.

A visita técnica também foi acompanhada pela assessora da Semsa, Antonia Affonso, e pela secretária de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da saúde do Amazonas (SES-AM).

— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura divulga lista de selecionados para cursos de Informática e Produção Audiovisual
Próximo artigo Prefeitura realiza ação de limpeza na Colônia Antônio Aleixo

Mais notícias desta categoria

Visa Manaus realiza evento em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade

10 horas atrás

Prefeitura orienta população sobre Dia Mundial do Diabetes

10 horas atrás

Expocreati 2025 segue com segundo dia de atividades

12 horas atrás

Rua do Lírio do Vale recebe desobstrução de caixa coletora

12 horas atrás

Prefeito David Almeida e vice-governador Tadeu de Souza fortalecem cooperação para demandas em Manaus

12 horas atrás

Limpeza e desobstrução de caixas coletoras no centro da cidade

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça educação de pedestres e motoristas na avenida Camapuã

13 horas atrás

PMM registra dez ocorrências durante as chuvas desta quinta-feira

13 horas atrás

Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta-feira, 14/11

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus chega à marca de 8 toneladas de fios e cabos obsoletos removidos

14 horas atrás

8º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus anuncia resultado do Programa Bolsa Universidade 2026

15 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição do projeto ‘Jogo Limpo’
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’
Prefeitura realiza dragagem no bairro Colônia Santo Antônio
Prefeitura de Manaus substitui tubulação rompida em igarapé
DDZ Norte da prefeitura coloca Manaus em destaque
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?