Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Samu Manaus qualifica atendimento em ocorrências envolvendo pacientes com sintomas de AVC
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Samu Manaus qualifica atendimento em ocorrências envolvendo pacientes com sintomas de AVC
Manaus

Samu Manaus qualifica atendimento em ocorrências envolvendo pacientes com sintomas de AVC

4 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Buscando atingir a excelência na qualidade de atendimento à pessoa com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Prefeitura de Manaus, conseguiu aumentar em 62,1% a identificação de pacientes com sintomas suspeitos de AVC durante o atendimento. Além disso, o serviço conseguiu também reduzir em 27,2% o tempo de atendimento na cena da ocorrência, contribuindo para reduzir as sequelas da doença.

Os dados coletados se referem aos atendimentos realizados em 2024, quando o Samu Manaus estabeleceu como meta a obtenção do selo Diamante, do EMS (sigla em inglês para Serviços Médicos de Emergência) Angels Awards, nível mais alto de certificação internacional e que representa a excelência na qualidade do atendimento à pessoa com suspeita de AVC no atendimento pré-hospitalar.

O gerente técnico do Samu e médico emergencista, Eduardo da Silva Júnior, destaca que o AVC PODE ser fatal ou resultar em sequelas graves, impactando na qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, e, portanto, é essencial diagnosticar corretamente, obter um histórico médico adequado e encaminhar o paciente para um hospital preparado para atender esse tipo de ocorrência.

“São medidas muito importantes para que o paciente receba um atendimento rápido e eficaz. O selo Diamante foi conquistado com um intenso trabalho coletivo para melhorar o processo de atendimento, que envolveu a educação permanente das equipes, mudança de processos de trabalho para reduzir o tempo de resposta, melhoria no registro e processamento dos dados coletados e o repasse de informações para o serviço de saúde que dará continuidade ao atendimento pré-hospitalar realizado pelo Samu”, informa o gerente técnico do Samu.

A reestruturação no processo passou, de acordo com o médico, por todas as etapas de trabalho do Samu, iniciando com o atendimento, via 192, quando o profissional da regulação médica, mediante as informações repassadas por telefone, consegue identificar os casos suspeitos de AVC, priorizando de forma adequada o atendimento pelas equipes nas ambulâncias.

“Nós sabemos pela literatura que a cada minuto de isquemia cerebral, perdem-se aproximadamente dois milhões de neurônios de forma irreversível, o que gera várias consequências negativas para o paciente e seus familiares, além de trazer impactos financeiros para o sistema de saúde. O trabalho do Samu tem como objetivo contribuir para um desfecho mais positivo para o paciente que sofre um AVC, reduzindo a mortalidade e as incapacidades”, destaca.

Os dados do Samu mostram que foi possível aumentar a identificação dos casos no momento do atendimento por telefone pelo profissional da Central de Regulação, bem como por meio das equipes das ambulâncias, que realizam o atendimento no local da ocorrência.

“Todo o trabalho do Samu foi feito para aumentar a capacidade de reconhecimento dos sintomas pelos profissionais, assim como do processo de trabalho do serviço e, assim, garantir a identificação precoce dos casos. Em 2024, foi possível alcançar a marca de 99% de pacientes com a hora registrada de início dos sintomas”, afirmou.

Com a obtenção do selo Diamante em 2024, o trabalho do Samu continua para manter a certificação e garantir um melhor atendimento para a população.

“O trabalho do Samu é auditado a cada três meses, para que se possa manter a certificação. Se a qualidade dos indicadores apresentar uma queda, perde-se o selo. O processo de avaliação dos indicadores é endossado por instituições reconhecidas, como a Organização Mundial do AVC e é necessário atingir padrões mínimos de forma contínua, para manter a certificação”, explicou o médico.

Casos

O Samu Manaus registrou, em 2024, um total de 891 chamadas classificadas como suspeita de AVC, agravo que surge com o rompimento ou entupimento dos vasos que levam o sangue para o cérebro, o que tem como consequência a paralisia da área cerebral que ficou sem a circulação do sangue. As chances de uma recuperação completa do paciente são maiores quando o diagnóstico e tratamento ocorrem da forma mais rápida possível.

O gerente técnico do Samu lembra que, frequentemente, o acidente vascular se manifesta de forma súbita, com a pessoa percebendo uma alteração repentina que envolve principalmente a parte motora, em geral de forma lateralizada, do lado direito ou esquerdo do corpo, com diminuição da força muscular, dificuldade de andar, de segurar algo ou de falar e o rosto PODE ficar assimétrico.

“Quando esses sintomas começam de forma súbita em pessoas que já apresentam fatores de risco, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, aumenta a probabilidade de que elas estejam desenvolvendo um AVC agudo, com necessidade urgente de atendimento”, alerta.

Mostra

O trabalho desenvolvido pelo Samu Manaus foi apresentado na 3ª edição da Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS”, promovida pela Prefeitura de Manaus no mês de março de 2025, tendo obtido o primeiro lugar na categoria de Apresentação Oral.

O relato da experiência abordou o tema “Trajetória do Samu Manaus em busca da excelência no atendimento às pessoas acometidas por AVC”.

Para Eduardo, a trajetória apresentada pelo Samu em busca da excelência demonstra que resultados significativos podem ser alcançados por meio de um planejamento estratégico estruturado no âmbito da gestão em saúde pública.

“A premiação mostrou a importância do trabalho que o Samu desenvolve na REDE municipal de saúde e que a atenção integrada é essencial para qualificar o atendimento, reforçando o compromisso do Samu Manaus com a qualidade da assistência, a segurança do paciente e a eficiência no atendimento pré-hospitalar”, conclui o médico.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida prestigia exposição fotográfica no 1º aniversário do mirante Lúcia Almeida – Prefeitura Municipal de Manaus
Próximo artigo Sine Manaus oferta 293 vagas de emprego nesta segunda-feira, 7/4

Mais notícias desta categoria

Transformação chega à zona Norte com serviços do ‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura viária na zona Leste com frentes de obras simultâneas

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus terá representantes no Contran para discutir melhorias para mobilidade

8 horas atrás

Prefeito David Almeida consolida maior programa de regularização fundiária da história de Manaus e entrega 300 títulos definitivos na Cidade do Leste

9 horas atrás

Trabalhadores do SUS participam de eleição para o CMS

9 horas atrás

Manausprev inicia recadastramento de aposentados e pensionistas nascidos em agosto

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ‘3ª Gincana Interescolar’ para estudantes da zona rural

10 horas atrás

Capacitação de profissionais de município do Alto Solimões

10 horas atrás

Prefeito David Almeida inaugura maior base da Guarda Municipal

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza a abertura da 5ª edição dos Jiss

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica trabalho para pessoas em situação de rua na área central da capital

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga listas de selecionados para oficina ‘Morango do Amor’ e curso ‘Segredos do Alisamento’

12 horas atrás

Atendimentos na USF Armando Mendes estão suspensos nesta sexta-feira

Prefeitura de Manaus reforça importância da atualização vacinal contra o sarampo

Prefeitura de Manaus inicia demolição da antiga passarela da Torquato Tapajós neste domingo, 3/8

Prefeitura de Manaus avança com obras do ​‘Plano de Verão’ no bairro Tarumã

Prefeitura intensifica recuperação viária no bairro Jorge Teixeira

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?