Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Samu Manaus capacita usuários para atendimento inicial
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Samu Manaus capacita usuários para atendimento inicial
Manaus

Samu Manaus capacita usuários para atendimento inicial

7 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Nas urgências e emergências em saúde, o tempo até o início do socorro é fator crucial para garantir a sobrevivência e a qualidade de vida das vítimas. Para difundir conhecimentos em primeiros socorros e orientar usuários para a atenção inicial a pessoas em situações de risco à vida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Manaus), da Prefeitura de Manaus, desenvolve ações regulares de educação em saúde junto a instituições públicas e privadas, grupos e comunidades em geral.

As ações de educação em saúde do Samu Manaus, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluem palestras, treinamentos e cursos de capacitação, conduzidos por meio do Núcleo de educação em Urgência do serviço. As ações atendem instituições de diversos tipos, dentre eles escolas, creches, empresas, órgãos públicos, associações e grupos comunitários, além de servidores da saúde do município.

Para a chefe do Núcleo de educação em Urgência do Samu Manaus, enfermeira Leda Sobral, a educação e capacitação de comunitários para socorro inicial em urgências e emergências constitui ganho para a sociedade, pois PODE significar um atendimento mais rápido, antes da chegada de profissionais do serviço móvel ao local de uma ocorrência.

“Até as equipes do Samu chegarem à vítima decorre um tempo que PODE ser crucial. Estatísticas indicam que, nos casos de parada cardíaca, por exemplo, um atendimento iniciado de forma imediata, mesmo que por uma pessoa leiga, PODE aumentar significativamente as chances de sobrevivência da vítima”, aponta a gestora.

Leda avalia que, além da redução de riscos, a difusão de práticas e conhecimentos de primeiros socorros entre usuários que atuam em empresas, escolas e outras instituições contribui para assegurar os princípios do Sistema Único de saúde (SUS), como a integralidade, a equidade e a universalidade no acesso à assistência.

“Isso ajuda também a esclarecer a população e a desfazer mitos que podem até prejudicar ou colocar em risco a vida de uma vítima, como aquele que orienta induzir vômito ou dar leite em casos de intoxicação, algo que não é recomendado”, observa.

Informação e capacitação

O Núcleo de educação em Urgência do Samu Manaus é voltado prioritariamente a servidores da saúde municipal, mas também atende solicitações de grupos e organizações públicas e privadas, como igrejas, hospitais, empresas, escolas, associações, unidades das Forças Armadas, entre outros.

“Prestamos serviços inclusive para outros municípios, pois o Samu Manaus cumpre também um papel de capacitar equipes de atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar do interior para atuação regular em suas localidades”, relata Leda, pontuando que o núcleo atua principalmente nas cidades da Região Metropolitana e Alto Solimões, mas também já foi a outras mais distantes, a exemplo de Parintins, no Baixo Amazonas.

Os conteúdos abordados e atividades práticas desenvolvidas nas ações do núcleo são definidas conforme as necessidades do grupo ou instituição atendida e seus participantes, abrangendo tópicos que vão desde o reconhecimento de urgências e o chamado ao serviço móvel até noções de primeiros socorros para diferentes agravos, como desmaios, engasgo, intoxicações, afogamentos, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), fraturas, entre outros.

Para solicitar palestras ou outras ações de educação em saúde do Samu Manaus, representantes do grupo ou órgão interessado devem enviar pedido pelo endereço eletrônico protocolo.Semsa@Manaus.am.gov.br, seguindo, quando autorizado, com alinhamento de agenda e atividades em conjunto com as equipes do Núcleo de educação em Urgência.

educação e primeiros socorros

Entre os públicos atendidos nas atividades de educação em saúde do Samu Manaus estão professores e profissionais da educação, em atendimento à chamada Lei Lucas, Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018, que tornou obrigatória a capacitação dos profissionais de estabelecimentos de ensino públicos e privados em noções básicas de primeiros socorros.

As atividades voltadas aos educadores, conforme Leda Sobral, incluem orientações básicas de primeiros socorros e esclarecimento de dúvidas, considerando casos e agravos mais comuns vivenciados nas unidades de ensino. Incluem também práticas com foco no atendimento em casos de parada cardiorrespiratória e de engasgo, entre outros procedimentos.

“Capacitamos inicialmente em torno de 1,6 mil profissionais, em 21 encontros a partir de 2022. E também realizamos outras ações nessa mesma linha com profissionais da REDE estadual e de instituições do ensino privado”, conta.

Para Leda, as ações voltadas aos educadores, bem como para outros grupos sociais e instituições, têm impacto positivo para a saúde pública e para a vida das pessoas. “Quanto mais conseguirmos multiplicar as informações sobre primeiros socorros, mais conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas e fortalecer o SUS”, concluiu.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Presidente Figueiredo, Sepror atende produtores rurais com entregas de ração para aves e bovídeos
Próximo artigo Unidades Móveis de Saúde da Mulher estarão em novos endereços a partir de segunda-feira, 20/1

Mais notícias desta categoria

PMM repudia furto e vandalismo no complexo viário Rei Pelé

14 horas atrás

Seleção de profissionais para Campanha de Vacinação Antirrábica

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

1 dia atrás

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

1 dia atrás

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária

1 dia atrás

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana

1 dia atrás

Inscrições para o Corpo de Dança de Manaus na segunda-feira, 18

2 dias atrás

Ageman cede tablets ao Procon Manaus

2 dias atrás

Prefeitura realizou 127 notificações para ordenamento no Centro

2 dias atrás

‘Sarau para um Imortal’ em homenagem a Márcio Souza

2 dias atrás

Prefeitura anuncia pontos de troca de pulseiras para o ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

2 dias atrás

PMM leva atendimento do Sine a pessoas em situação de rua

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus promove oficina de Figurino Audiovisual com Maira Cruz pelo Promfac
Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro
Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Petrópolis
Inscrições para a Aula-Show Gastronômica do ‘#SouManaus 2025’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?