A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Prefeitura de Manaus, recebeu 8.862 trotes de acordo com balanço de 2024, divulgado pelo órgão. O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu um total de 210.784 chamadas telefônicas no ano passado, entre atendimentos com orientações, com solicitação de informações e de envio de Unidade Móvel, enganos, trotes e chamadas internas, resultando no envio de Unidades Móveis em 60.734 ocorrências.
A diretora do Samu Manaus, Elen Assunção, alerta que trotes podem causar sérios prejuízos para o atendimento à população porque, além de ocupar as linhas telefônicas e os atendentes na Central de Regulação, podem atrasar o atendimento de ocorrências reais e graves.
“Enquanto os técnicos que realizam o atendimento estão avaliando uma chamada que é trote, pessoas que estão em situação de emergência podem estar tentando ligar para o Samu. Em caso de deslocamento de uma ambulância para uma situação de trote, quem realmente precisa talvez tenha que esperar mais tempo do que o necessário para receber o atendimento”, alertou Elen Assunção.
A diretora aponta ainda que o tempo de resposta, o intervalo entre a ligação para o Samu e a chegada da equipe no local da ocorrência, tem impacto direto nas chances de sobrevivência e recuperação das vítimas de, por exemplo, acidentes ou problemas cardíacos.
“As ambulâncias do Samu realizam atendimento em vários locais de Manaus, áreas urbanas e rurais, e, considerando as grandes distâncias do município, os trotes colocam em risco a vida das pessoas”, adverte Elen.
Do total de 8.862 trotes para o Samu no ano passado, o mês de janeiro foi o de maior ocorrência, com 2.351 registros. De acordo com Elen Assunção, o número de trotes aumenta no período de férias escolares, quando as crianças estão mais tempo em casa.
“O Samu realiza ações de educação em saúde para orientar a população em escolas, empresas, creches e outras instituições sobre o primeiro atendimento e os riscos que os trotes podem causar. Mas pais e responsáveis têm um papel importante para evitar que crianças e adolescentes façam trotes, e devem ter mais atenção para prevenir o problema”, reforçou Elen Assunção.
Atendimento
Em 2024, do envio de equipes do Samu em um total de 60.734 ocorrências, foram utilizados helicópteros, em parceria com outras instituições, em 25 atendimentos; motolâncias em 2.656 casos; transporte fluvial (ambulanchas) em 277 atendimentos; ambulâncias de Suporte Básico em 51.581 atendimentos e ambulância de Suporte Avançado em 6.195 ocorrências.
O Samu 192 realiza atendimento em caso de urgência e emergência de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica. O atendimento funciona em regime de 24 horas, todos os dias, a partir de solicitação feita pelo telefone 192.
O serviço conta com o apoio de profissionais médicos, enfermeiros, condutores de veículos, técnicos de enfermagem e equipe administrativa.
A partir do chamado telefônico, a equipe de atendentes orienta sobre as ações imediatas e coleta informações para avaliar a situação das vítimas e a localização para o atendimento, determinando os procedimentos adequados a cada situação.
No mês de janeiro deste ano, o Samu já registrou 15.916 chamadas, com 476 trotes.
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Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa