Sala Multisense dos Caics TEA reúne tecnologia e atendimento focado em crianças com Transtorno do Espectro Autista durante a Expo saúde Amazonas.
A Sala Multisense dos Caics TEA foi apresentada pelo Governo do Amazonas como referência em inovação, tecnologia e cuidado humanizado durante a Expo saúde Amazonas – Tecnologia, Gestão e Resultados, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, em Manaus. O espaço combina recursos sensoriais e ferramentas digitais para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, incluindo o uso de impressora 3D e um aplicativo próprio para acompanhamento.
Inovações tecnológicas
Durante o evento, a Secretaria de saúde do Amazonas (SES-AM) demonstrou duas novidades que ampliam a eficiência dos serviços nos Caics TEA. A primeira é a utilização de impressora 3D, que permite a produção de brinquedos terapêuticos personalizados, reduzindo custos operacionais e adaptando materiais às necessidades de cada paciente.
A segunda é o aplicativo da Sala Multisense, desenvolvido para acompanhar o desenvolvimento das crianças ao longo do uso do espaço terapêutico. A ferramenta auxilia no monitoramento dos avanços, na organização das informações e no apoio às equipes multiprofissionais no planejamento das intervenções.
Recursos sensoriais e operação
Segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, “A Sala Multisense dos Caics TEA é um espaço terapêutico especialmente projetado para estimular os sentidos de forma integrada, segura e acolhedora, respeitando as singularidades de cada criança atendida”.
O analista de operações da Agir, Yarlei Nascimento, afirmou que a Sala Multisense integra tecnologia, gestão e cuidado humanizado. “Para o evento, nós trouxemos duas novidades, que são a impressora e o aplicativo, além de instalarmos recursos como cascata de água, óculos de realidade virtual, coluna sensorial de bolhas, fibra óptica, brinquedos sensoriais e iluminação inteligente”, destacou.
Impacto no atendimento
De acordo com o supervisor assistencial do Caic TEA Gilson Moreira, Carlos Costa, as salas multissensoriais contribuem diretamente para a rotina dos atendimentos terapêuticos, promovendo avanços no desenvolvimento das crianças atendidas pela REDE estadual. “O espaço tem como objetivo terapêutico a regulação emocional dos pacientes. Ele oferece recursos de luz, som, texturas e estímulos controlados, que auxiliam no relaxamento, na concentração e no desenvolvimento durante as terapias”, explicou.
Em 2025, o Governo do Amazonas ampliou a política pública voltada ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista com a inauguração do Caic TEA José Contente, na zona leste de Manaus, e do Caic TEA Gilson Moreira, na zona norte da capital, fortalecendo a REDE de atenção especializada no Estado.
As unidades utilizam como base científica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordagem reconhecida internacionalmente como uma das mais eficazes no tratamento do autismo. A expansão dos serviços é resultado da parceria entre o Governo do Amazonas e a REDE Teia Agir, responsável pela execução dos serviços terapêuticos.
Assuntos nesse artigo:
#salamultisense, #caicstea, #exposaudeamazonas, #impressora3d, #aplicativo, #Manaus, #centrodeconvencoesvascovasques, #governodoamazonas, #sesam, #Agir, #redeteiaagir, #aba, #analisedocomportamentoaplicada, #criancascomautismo, #tecnologiaemsaude, #gestaosaude, #atendimentoterapeutico, #recursossensoriais, #inovacaosaude, #saudepublica


