Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Quarta edição do ‘Sabadão da Saúde’ da Prefeitura de Manaus movimenta a manhã deste sábado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Saúde > Quarta edição do ‘Sabadão da Saúde’ da Prefeitura de Manaus movimenta a manhã deste sábado
Saúde

Quarta edição do ‘Sabadão da Saúde’ da Prefeitura de Manaus movimenta a manhã deste sábado

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 27 de agosto de 2022
6 Min Lidos
Compartilhar

Sabadão da Saúde

A Prefeitura de Manaus movimentou, este sábado, 27/8, com a quarta e última edição do “Sabadão da Saúde”, estratégia que tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde em horários alternativos. Com 43 unidades funcionando até as 16h, a mega-ação de saúde tem como público-alvo pessoas com diagnóstico ou suspeita de diabetes e hipertensão, gestantes a partir do primeiro mês de gestação e ainda mulheres com idades de 25 a 64 anos, faixa-etária que, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, devem fazer coleta de exame preventivo, o Papanicolau.

 A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, percorreu as unidades de saúde pela manhã, para acompanhar os trabalhos das equipes de saúde e destacou que até a última edição, o “Sabadão” havia atingido a marca de 75 mil atendimentos realizados, o que comprova que a estratégia foi bem-sucedida.

“Ainda vamos verificar o número de atendimentos de hoje, mas já podemos garantir que o ‘Sabadão’ foi uma estratégia que trouxe ótimos resultados. Estamos alinhados com as orientações do prefeito David Almeida, que tem se esforçado para ampliar a oferta de serviços de saúde para a população em horários alternativos, permitindo que as pessoas possam fazer seus atendimentos de forma tranquila”, assinalou.

Com a atuação de 1,5 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e  servidores da área administrativa da Semsa, a cada edição, a mega-ação de saúde vem ofertando consultas e exames aos usuários com  diabetes e hipertensão; consultas e exames de pré-natal para gestantes a partir do 1º mês de gravidez; exame Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos; e atualização das vacinas do calendário básico para crianças de 2 meses a 14 anos.

“Aproveito para agradecer o engajamento de todos os profissionais da área da Saúde, que estão fazendo a diferença na saúde da nossa cidade”, frisou Shádia.

Vacinação

Uma das frentes de trabalho do “Sabadão da Saúde” é  o estímulo à atualização do calendário vacinal infantil das crianças com  até 14 anos. A titular da Semsa explicou que a vacinação infantil em Manaus está bem abaixo do esperado, daí a importância de sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância de promover a saúde dos pequenos com a vacina.

“Além dos pontos fixos de vacinação, estamos com 24 veículos nas ruas fazendo busca ativa das crianças em atraso vacinal. É fundamental que todos percebam que as vacinas salvam vidas e que precisamos proteger nossas crianças de doenças que podem comprometer seriamente o seu desenvolvimento”, alertou.

Para fortalecer esse trabalho de aumento da cobertura vacinal, a promotora do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Romina Carvalho, fez questão de acompanhar os trabalhos das equipes de saúde e orientar os pais sobre a necessidade urgente de atualizar o calendário vacinal das crianças.

“Desde o início do ano temos essa parceria com a área da Saúde no sentido de ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado e hoje fizemos questão de acompanhar os trabalhos da Semsa, porque é uma oportunidade de fortalecer o movimento. A vacina é um direito da criança, que está no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, que instituem a sua obrigatoriedade. Mas nossa postura não é punitiva, mas orientativa, de reforço da sensibilização da sociedade. É a forma segura de garantir a vida”, alertou.

Uma das estratégias para estimular as crianças, encorajando-as a se vacinar, adotadas pela Semsa, foi a entrega dos Certificados de Coragem, que é concedido após o recebimento dos imunizantes.

A medida tem surtido bons resultados. A comerciária Gabriele Ferreira, que  aproveitou o sábado para vacinar o irmão Allan, de 5 anos, no ponto de vacinação do Parque das Tribos, no Tarumã, zona Oeste de Manaus, exibia orgulhosa, a conquista do pequeno.

“Ele está todo feliz. Nem chorou, pelo contrário, tomou a vacina sorrindo e ganhou o certificado”, comemorou.

Segundo o cacique Ismael Mundurucu, a presença da Semsa tem sido fundamental para a comunidade, principalmente para as crianças, que vêm recebendo as vacinas do calendário básico.

“Eu quero agradecer pelos serviços prestados em nossa comunidade. Estamos muito satisfeitos com as ações de saúde que o ‘Sabadão’ vem realizando aqui. Nossas crianças estão recebendo as vacinas e poderão ter saúde e mais segurança”, pontuou.
Texto – Tânia Brandão/Semsa
— — —

Fotos – Henrique Souza/SemsaThe post Quarta edição do ‘Sabadão da Saúde’ da Prefeitura de Manaus movimenta a manhã deste sábado appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaEstado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausSaúde
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Prefeito David Almeida lança ações do ‘Junho Verde’

Por Redação Informe Digital
3 de junho de 2025
Manaus

Operação da Prefeitura fiscaliza veículos pesados e motocicletas

Por Redação Informe Digital
3 de junho de 2025

Prefeitura entrega casas reformadas pelo ‘Casa Manauara’

Por Redação Informe Digital
3 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove festa junina ‘Respeito Não Tem Idade’ em alusão ao Junho Violeta

Por Redação Informe Digital
3 de junho de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 345 vagas de emprego nesta quarta–feira, 4/6

Por Redação Informe Digital
3 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus lança assistente virtual ‘Américo’ para ajuda previdenciária

Por Redação Informe Digital
3 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?