Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ruas históricas do Centro voltarão a ter tráfego de veículos após anos de restrição, anuncia vice-prefeito Renato Junior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Ruas históricas do Centro voltarão a ter tráfego de veículos após anos de restrição, anuncia vice-prefeito Renato Junior
Manaus

Ruas históricas do Centro voltarão a ter tráfego de veículos após anos de restrição, anuncia vice-prefeito Renato Junior

1 mês atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A reabertura do tráfego de veículos em ruas centenárias, como a Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Doutor Moreira e Henrique Martins, marca uma das principais mudanças estruturais no centro histórico de Manaus nas últimas décadas. A medida foi anunciada, na madrugada desta quarta-feira, 6/8, pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Renato Junior, durante vistoria técnica aos trabalhos do “Mutirão nos Bairros”, que ocorre desde a última segunda-feira, 4/8, no Centro.

Após anos fechadas ao trânsito e destinadas exclusivamente a pedestres, lojas e camelôs, as vias voltam a ser liberadas para circulação de carros, viaturas e serviços, como parte dos serviços do “Mutirão no Centro”. O plano da prefeitura prevê, nos próximos 90 dias, a pavimentação completa das ruas, recuperação da drenagem, meio-fio, canteiros centrais e troca da iluminação por LED mais potente. “Essa foi uma solicitação tanto dos lojistas quanto dos camelôs. A volta do tráfego vai aquecer o comércio, melhorar a segurança e devolver movimento ao Centro”, afirma o vice-prefeito Renato Junior.

A medida tem base técnica e cultural, porque foi autorizada pelo Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan) e construída a partir do diálogo com lideranças comerciais e informais da área central. “Já conversamos com os sindicatos, associações, com quem vive e trabalha aqui. É uma ação planejada, que respeita a história da cidade, mas olha para o presente e futuro”, complementa Renato Junior.

A expectativa é de que o retorno dos veículos melhore o acesso às lojas e impulsione a economia local. “O Centro precisa de apoio, e esse apoio chegou. Toda revitalização traz dinamismo, atrai clientes e faz a roda girar”, comenta o vendedor Del Otny, que há anos acompanha de perto o movimento do comércio popular. Ele foi ouvido pelo vice-prefeito durante vistoria na rua Guilherme Moreira.

“O mutirão veio na hora certa. Acho que eles têm que intensificar mesmo. O trabalho é esse, o Centro precisa de carinho e de apoio. O apoio chegou. O Centro tem que ser respeitado, e o respeito chegou”, complementa o vendedor.

A operação no Centro já deu os primeiros sinais visíveis de transformação, com pintura de faixas de pedestres na avenida Lourenço da Silva Braga, recapeamento na rua José Clemente, limpeza intensificada, reorganização do mobiliário urbano e instalação de novas lixeiras. Algumas calçadas serão reconstruídas e áreas verdes devem ser implantadas em pontos estratégicos.

Sistema binário

Para garantir que a reabertura das vias não gere transtornos ao trânsito local, o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) está elaborando um NOVO sistema binário de circulação na área. “Essas ruas estavam delimitadas apenas para pedestres, mas, agora, com o retorno controlado dos veículos, vamos aplicar um sistema onde o tráfego siga em sentidos alternados. Um lado vai em uma direção, o outro no sentido oposto. Isso garante fluidez, evita congestionamentos e melhora o acesso direto às lojas”, explica o vice-presidente do IMMU, Leda Júnior.

Conforme Leda Júnior, todo o Centro será sinalizado e as vias reabertas terão ordenamento específico para convivência harmônica entre pedestres e motoristas.

A ação atende a uma diretriz do prefeito David Almeida, que determinou atenção especial à região central da capital. Para Renato Junior, a retomada do tráfego não é apenas uma questão de mobilidade, é uma forma de devolver vida ao centro histórico de Manaus. “É o início de um NOVO ciclo, que respeita quem construiu esta cidade e acredita na força do Centro como motor da economia local”, explica.

Nos próximos dias, o mutirão deve se expandir com novas frentes de trabalho em outros dois polos mapeados pela prefeitura, consolidando uma mudança definitiva na paisagem urbana e na rotina de quem chama o Centro de casa.

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeito

Fotos – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proibição de coleiras que causam dor ou choque em animais
Próximo artigo Operação Shamar – Atendimento jurídico gratuito para mulheres

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida detalha ampliação do ‘#SouManaus Passo a Paço’ e ações estratégicas na cidade durante entrevista

15 horas atrás

Ação emergencial da prefeitura substitui tubulações danificadas e orienta moradores sobre uso correto da rede de drenagem

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça mobilidade na avenida Desembargador Paulo Jacob com manutenção asfáltica

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Tarumã

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza rua Menandro Tapajós e leva mais segurança à população

19 horas atrás

Intervenção emergencial da Prefeitura de Manaus devolve segurança para moradores do bairro Santo Antônio

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica serviço de recuperação asfáltica e leva mais mobilidade ao bairro Redenção

20 horas atrás

Conselheiros municipais de saúde são capacitados para atuação em mandato 2025-2028

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de manutenção na Djalma Batista, um dos principais corredores viários da capital

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta ações de gestão ambiental para consultores da Finatec

21 horas atrás

Talento local se destaca no esporte com apoio da prefeitura

22 horas atrás

Manausprev abre vagas para curso gratuito de ‘Artesanato em Costura Criativa’

22 horas atrás
Prefeitura informa localização das Unidades Móveis de Saúde da Mulher a partir desta segunda-feira, 15/9
Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda–feira, 15/9
Projeto ‘Concultura nos Bairros’ da Prefeitura de Manaus leva ações culturais ao Novo Aleixo
Prefeitura de Manaus atende duas ocorrências durante chuva na manhã deste sábado
Prefeitura lança pagamento on-line de multas com cartão de crédito e Pix direto pelo site
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?