Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Roberto Cidade solicita à UEA abertura de vagas de residência em Neuropediatria para melhorar atendimento às crianças com TEA
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Roberto Cidade solicita à UEA abertura de vagas de residência em Neuropediatria para melhorar atendimento às crianças com TEA
ALEAMGestão Estadual

Roberto Cidade solicita à UEA abertura de vagas de residência em Neuropediatria para melhorar atendimento às crianças com TEA

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my Em mais uma iniciativa com o intuito de melhorar o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou Requerimento que solicita à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a possibilidade de abertura de vagas de residência médica em Neuropediatria. O objetivo é aumentar o número de profissionais capacitados para diagnosticar e tratar crianças com autismo.
“O diagnóstico de TEA é clínico, por isso a necessidade de termos mais profissionais qualificados para fazer essa identificação. Nosso Requerimento, encaminhado ao reitor da UEA, André Zogahib, tem o objetivo de ampliar o número de profissionais médicos capacitados para fazer o diagnóstico. Quanto mais cedo for feita a identificação do paciente com TEA, maiores serão as chances de que, com atendimento adequado e terapias, essa criança ou adolescente tenha uma melhor qualidade de vida na idade adulta. É isso que queremos”, afirmou Cidade.
Conforme o Requerimento, a demanda se deve à necessidade de melhoria da estrutura para identificação de crianças e adolescentes com TEA, tendo em vista que a falta de especialistas capacitados para o diagnóstico de pacientes com o espectro autista resulta em uma sobrecarga nos serviços de saúde e na dificuldade de acesso das famílias a um tratamento adequado.
A formação de médicos especializados na área PODE ajudar a reduzir o tempo de espera para diagnósticos e o encaminhamento a tratamentos, promovendo um atendimento mais próximo e acessível às famílias.
“A capacitação de médicos especializados para o diagnóstico do TEA no Amazonas é de extrema importância, especialmente devido à complexidade e a especificidade dos sintomas relacionados a este transtorno. Isso é essencial para a criação de estratégias de intervenção individualizadas, que podem incluir terapias ocupacionais, fonoaudiológicas, psicopedagógicas e acompanhamento médico. Ter profissionais qualificados para identificar os sinais e sintomas do autismo aumenta as chances de uma intervenção adequada e, consequentemente, de uma melhor adaptação da criança ao seu meio social, escolar e familiar”, justificou.
TEA
TEA é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, a socialização e o comportamento das crianças, sendo que o diagnóstico precoce é fundamental para que essas crianças recebam o suporte e as intervenções necessárias, melhorando significativamente a sua qualidade de vida e desenvolvimento.
Cada paciente com TEA exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe de diferentes profissionais, como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos, de forma a incentivar o indivíduo a realizar sozinho tarefas cotidianas, desenvolver formas de se comunicar socialmente e de ter mai  

Tags:ALEAMEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Palestra na Aleam alerta sobre prevenção e risco da diabetes
Próximo artigo Empoderamento feminino é abordado em campanha da Suframa de prevenção ao assédio e à discriminação

Mais notícias desta categoria

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

14 horas atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

16 horas atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

17 horas atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

18 horas atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

1 dia atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

2 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

2 dias atrás

Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio

2 dias atrás

Pronto Atendimento Platão Araújo: Agilidade e Qualidade

2 dias atrás

SPA Outubro Rosa: Cuide do Seu Bem-Estar em Manaus

3 dias atrás

Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco

3 dias atrás
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Boi Manaus – Celebração Cultural Imperdível na Capital
Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT
Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica
Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?