Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Roberto Cidade incentiva o reaproveitamento de resíduos sólidos por meio da campanha ‘Lixo Zero’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Roberto Cidade incentiva o reaproveitamento de resíduos sólidos por meio da campanha ‘Lixo Zero’
ALEAMGestão Estadual

Roberto Cidade incentiva o reaproveitamento de resíduos sólidos por meio da campanha ‘Lixo Zero’

12 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my Entusiasta das iniciativas que buscam diminuir os impactos sobre o meio ambiente, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), é autor da Lei que estabelece a “Semana Lixo Zero”. A campanha tem o objetivo de despertar nos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a consciência sobre o descarte correto de materiais que podem ser reaproveitados, conforme o que preconiza a Lei nº 5.414/2021, que incluiu o evento no calendário de atividades socioambientais do Amazonas.
“Precisamos, cada vez mais, implementar políticas públicas específicas e abrangentes sobre o descarte correto do lixo produzido pela população. Somente com a promoção de práticas sustentáveis será possível reduzir a geração de resíduos e dar a nossa contribuição para um futuro melhor e mais habitável. A gente precisa trabalhar a questão ambiental com a população e começar cedo com os pequenos é a melhor alternativa”, afirmou o deputado presidente da Aleam.
A campanha “Semana Lixo Zero” visa à promoção de políticas públicas conscientes e voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos, além de incentivar a sociedade a refletir sobre a relevância da gestão dos resíduos e o fomento de ações sustentáveis. Uma das atividades promovidas durante a campanha deste ano foi a doação das tampinhas de plástico arrecadadas por meio do programa “Tampinha Legal”, coordenada pela Comissão de saúde e Previdência e a Diretoria de assistência social.
As tampinhas arrecadadas no decorrer de 2024 foram repassadas ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), que transforma a doação em recursos para apoio às mulheres atendidas pela instituição. “A promoção da economia circular e solidária é uma estratégia vital para o desenvolvimento sustentável. A reutilização de materiais, a reciclagem e a inclusão social por meio da criação de oportunidades de emprego nas áreas de gestão de resíduos são aspectos essenciais para reduzir o impacto ambiental e promover a equidade social”, explicou a diretora de Assistência da Aleam, Karla Estald.
‘Semana Lixo Zero’
A “Semana Lixo Zero” já existe em mais de 200 cidades brasileiras. A iniciativa faz parte de uma corrente de responsabilidade social e ambiental, com a redução da geração de lixo e o reaproveitamento máximo dos resíduos.
Conforme dados do Ambientebrasil, as latas de alumínio demoram de 200 a 500 anos para se decomporem, os plásticos até 450 anos e o vidro tem tempo indeterminado, mas seus impactos são duradouros.
   

Tags:ALEAMmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil solicita divulgação das imagens de dois homens que desapareceram em Manaus
Próximo artigo Digioptics apresenta à Suframa nova tecnologia para produção de semicondutores com uso de IA

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

1 dia atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

1 dia atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

1 dia atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

2 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

2 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

2 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

2 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

2 dias atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

3 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

3 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

3 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

3 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?