Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Roberto Cidade é autor de Lei que reforça proteção à mulher em caso de crime de importunação sexual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Roberto Cidade é autor de Lei que reforça proteção à mulher em caso de crime de importunação sexual
ALEAMGestão Estadual

Roberto Cidade é autor de Lei que reforça proteção à mulher em caso de crime de importunação sexual

1 ano atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Cada vez mais conscientes de seus direitos e dos canais para denúncias, as mulheres do Amazonas contam com a Lei Ordinária nº 5.247/2020, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), como mais um mecanismo de defesa contra o crime de importunação sexual nos transportes públicos. A lei tem como objetivo divulgar e conscientizar a população sobre a importância de combater esse tipo de crime, que infelizmente afeta principalmente as mulheres.

A medida determina que a Lei nº 5.247/2020 seja divulgada em ônibus de transporte coletivo intermunicipal e embarcações por meio de cartazes. Além disso, os cartazes devem conter informações sobre a Lei Federal nº 13.718/2018, que classifica a importunação sexual como crime, com pena de até 5 anos de prisão. A legislação estadual também prevê a realização de campanhas de conscientização sobre o tema nos transportes públicos.

Existem diversos tipos de importunação sexual, como apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, entre outros. Esse tipo de crime PODE ocorrer em qualquer lugar, mas é mais comum em locais públicos, como transporte público, parques e clubes.

Caso presencie ou seja vítima de importunação sexual, é possível denunciar pelo Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher ou acionar a polícia Militar pelo número 190. É importante que mais pessoas conheçam e façam uso da Lei em caso de necessidade, para que haja punição e inibição desse tipo de crime.  

Tags:ALEAMDenúnciasPolíciaPolícia MilitarPrisão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comarca de Lábrea realiza semana do júri com transmissão ao vivo
Próximo artigo Julho Dourado: Deputada Joana Darc destaca ações dos Castramóveis no combate de zoonoses no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

24 minutos atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

5 horas atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

18 horas atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

19 horas atrás

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

1 dia atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

1 dia atrás

Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024

1 dia atrás

Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus

1 dia atrás

Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais

2 dias atrás

Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying

2 dias atrás

Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus

2 dias atrás

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

2 dias atrás
Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco
Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus
Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas
Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres
Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?