Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Roberto Cidade chama atenção para velocidade de subida do rio Negro e pede que ações de prevenção à cheia sejam antecipadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Roberto Cidade chama atenção para velocidade de subida do rio Negro e pede que ações de prevenção à cheia sejam antecipadas
ALEAMPolítica

Roberto Cidade chama atenção para velocidade de subida do rio Negro e pede que ações de prevenção à cheia sejam antecipadas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 10 de fevereiro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

O primeiro alerta de cheias da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) será feito apenas no mês de março. No entanto, o comportamento do rio Negro, que vem subindo rapidamente quando comparado com a mesma data nos dois últimos anos, acendeu o sinal de alerta. O tema foi abordado pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante sessão plenária da manhã desta quinta-feira, 9.
Em 2021, o rio Negro subiu, conforme a régua do Porto de Manaus, do dia 8 para o dia 9 de fevereiro, quatro centímetros e, neste ano, na mesma data, o rio subiu nove centímetros.
“O rio Negro começou a subir de forma mais agressiva em alguns dias e, embora ainda não haja motivos para alarme, é importante que mantenhamos a vigilância e adotemos medidas de prevenção, antecipadamente, para que a população não venha a ser prejudicada. Aqui em Manaus, de acordo com a régua do porto, ainda estamos abaixo dos níveis do ano passado e de 2021, quando houve a cheia histórica, porém precisamos nos antecipar. A SNPH e os órgãos de controle, com certeza, estão vigilantes e nós, aqui na Assembleia Legislativa, também”, afirmou.
Em 2021, ano em que o rio Negro atingiu 30,02 cm, a média diária de subida das águas em janeiro foi de 5 a 6 centímetros. Neste ano, nos nove primeiros dias de fevereiro, só nos dias 8 e 9 o rio Negro subiu menos de 10 cm. Nos outros 7 dias, foram subidas 10, 11 e até 12cm. No período, o rio subiu 87 cm contra 38 cm em 2021.
“Se continuarmos nessa velocidade, poderemos ter uma cheia próxima da que tivemos em 2021 e, por isso trazemos o tema à tona. Precisamos nos antecipar aos problemas que podem acontecer, especialmente com as pessoas que vivem às margens do rio e dos igarapés de Manaus”, reforçou.

Outros rios
O parlamentar também chamou atenção para média dos demais rios que cortam o estado do Amazonas. De acordo com o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no dia 3/2, na estação de Barcelos, o rio Negro havia subido 21 centímetros em uma semana. Na bacia do rio Solimões, na estação de Fonte Boa, o rio subiu em média 14 cm diariamente. Na estação de Manacapuru, o rio Solimões registrou elevação média diária de 13 centímetros e no Purus, em Beruri, foi registrada elevação de 82 cm, no período de uma semana.
“Historicamente sabemos que o período da cota máxima do rio Negro ocorre no mês de junho, porém sabemos também que todas as precauções precisam ser adotadas desde agora. Por esse motivo, estamos dando entrada em um requerimento solicitando que a Defesa Civil do Estado e a do município de Manaus apresentem a esta Casa seus protocolos de ações e seus planos de atuação para minimizar os impactos das cheias para a população”, afirmou.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoBarcelosBeruriEstado do AmazonasFonte BoaManacapuruManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?