Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Revitalização da lagoa do Bombeamento avança com plantio de mudas e definição de espaço gastronômico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Revitalização da lagoa do Bombeamento avança com plantio de mudas e definição de espaço gastronômico
Manaus

Revitalização da lagoa do Bombeamento avança com plantio de mudas e definição de espaço gastronômico

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A revitalização da lagoa e do igarapé do Bombeamento, na zona Oeste de Manaus, entrou em uma nova fase nesta terça-feira, 18/3, com o início do plantio de 150 novas mudas e a definição da área onde funcionará um espaço gastronômico. A iniciativa, da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), ganhou o reforço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e da Secretaria Municipal de agricultura, Comércio e Abastecimento (Semacc).

O plantio das árvores tem o objetivo de ampliar a cobertura vegetal do entorno da lagoa, proteger suas margens e atrair a fauna local. Entre as espécies que estão sendo introduzidas na área estão munguba, ingá, açaí, buriti, manga, oiti e pata de vaca, árvores nativas e adaptadas ao ecossistema da região.

De acordo com o titular da Semmasclima, Fransuá Matos, a ação conjunta representa um avanço na recuperação ambiental da área.

“Essa é uma ação integrada de diversas secretarias, determinada pelo prefeito David Almeida. O plantio dessas árvores proporcionará maior conforto térmico para os frequentadores, beneficiará a fauna e contribuirá para a recuperação de uma área historicamente pouco arborizada em Manaus”, destacou.

Espaço gastronômico

Além da recuperação ambiental, o projeto prevê a instalação de uma praça de alimentação, que será implementada com o apoio da Semacc. O secretário da pasta, Wanderson Costa, esteve no local ao lado do titular da Semulsp, Sabá Reis, para definir os espaços destinados à área gastronômica.

Para Sabá Reis, a revitalização tem transformado a paisagem da lagoa do Bombeamento e despertado o interesse da população, que já começa a utilizar o espaço.

“Esse espaço, que antes passava despercebido, tem chamado a atenção. As pessoas já começam a frequentá-lo antes mesmo da entrega oficial, que será no dia 1º de maio. Estamos criando oportunidades para que a população tenha um ambiente digno e bem estruturado”, afirmou.

O projeto de revitalização prevê ainda a despoluição gradativa da lagoa, com o suporte do Instituto Jatobá. Segundo Sabá Reis, a proposta inclui a soltura de 100 pirarucus e 12 mil tambaquis, com a proibição da pesca predatória.

“Aqui tem vida, tem tilápia, tem tracajá, e queremos fortalecer ainda mais essa fauna. A pesca será permitida apenas no sistema ‘pesque e solte’, garantindo o equilíbrio do ecossistema”, explicou o secretário.

A área revitalizada também contará com pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra esportiva restaurada, praça molhada, e espaço para pet. Outra medida implementada na lagoa do Bombeamento foi a instalação de uma ecobarreira, a 11ª da gestão do prefeito David Almeida, com o objetivo de manter o igarapé limpo e livre de resíduos. Além disso, a Prefeitura de Manaus mantém uma equipe permanente de limpeza no local, garantindo a manutenção do espaço em dois turnos diários.

“A comunidade tem participado ativamente desse processo, reconhecendo os esforços da prefeitura e colaborando com a conservação do espaço. O que queremos é que essa parceria continue, para que possamos manter esse local limpo e bem cuidado”, destacou Sabá Reis.

Com o avanço das obras, a lagoa do Bombeamento se consolida como um NOVO espaço de lazer e sustentabilidade para os moradores de Manaus. A inauguração está prevista para o dia 1º de maio, quando a população poderá usufruir da nova infraestrutura e dos benefícios ambientais gerados pelo projeto.

— — —
Texto – Dora Tupinambá /Semulsp
Fotos – Clóvis Miranda /Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC5SUt

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto muda nome de centro de pesquisa para homenagear físico brasileiro
Próximo artigo Prefeitura de Manaus destaca experiências bem-sucedidas na saúde com a 3ª Mostra ‘Manaus, Aqui Tem SUS’

Mais notícias desta categoria

Prefeitura participa da 315ª reunião do Codam

2 horas atrás

Centro de Cooperação da Cidade recebe representantes do 7º Comar em Manaus

2 horas atrás

Trânsito para ‘Faixa Liberada’ na avenida Getúlio Vargas

2 horas atrás

Tecelagem na Floresta celebra moda no #SouManaus

3 horas atrás

Prefeitura embarga construção com vergalhões em calçada no Parque 10

3 horas atrás

Prefeitura informa desvio de itinerário da linha de ônibus 611

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus fiscaliza pontos de venda de alimentos no centro da cidade

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus orienta mães sobre amamentação no retorno ao trabalho

5 horas atrás

prefeituraAgeman intensifica fiscalização do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul em Manaus

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus celebra “Dia do Artista de Teatro” no Parque Municipal do Idoso

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva novo asfalto ao conjunto Viver Melhor II e transforma a mobilidade da comunidade

19 horas atrás

Representantes de 15 países da América Latina e Caribe visitam cooperativa que fornece produtos da merenda para a rede escolar da Prefeitura de Manaus

19 horas atrás
Curso de Agente de Portaria para internos de instituições
Manaus fortalece o turismo brasileiro e projeta crescimento internacional, destaca prefeito David Almeida
Prefeitura realiza ação no porto de Manaus para combate ao Aedes aegypti, sarampo e Covid-19
Prefeito firma parceria com a Febraban e lança NAS no Procon
Vice-prefeito Renato Junior cobra que Ageman fiscalize Águas de Manaus para recuperar asfalto imediatamente após obras de saneamento nas ruas da cidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?