Mais quatro projetos industriais e de serviços foram aprovados durante a 20ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada por vídeo conferência, nesta terça-feira (20), em Manaus. São investimentos que ultrapassam o volume de RS 59,7 milhões e preveem a geração de 76 novos postos de trabalho, em plena capacidade de operação.
Com os investimentos aprovados, o CAS fecha o ano de 2022 com um total de 205 projetos industriais e de serviços aprovados, que preveem aplicações totais de aproximadamente R$ 6 bilhões e a geração de 9.852 novos empregos na Zona Franca de Manaus (ZFM), ao longo dos próximos três anos.
A reunião virtual foi presidida pelo secretário em exercício de Acompanhamento Econômico da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, Alexandre Messa Peixoto da Silva, e contou também com a presença do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e com aproximadamente dez conselheiros.
A realização da reunião extraordinária foi decidida em plenária na 307 ª Reunião Ordinária do CAS, ocorrida no último dia 7, em Manaus. A justificativa, de força maior, foi ocasionada em razão de um acidente que vitimou o técnico responsável pela análise dos processos. Desta forma o encontro extra foi agendado para ocorrer ainda este ano, evitando prejuízos aos investimentos planejados pelas empresas requerentes, pois a próxima reunião ordinária está marcada para março do próximo ano.
Foram aprovados quatro projetos técnico-econômicos de implantação: da SB Comércio, para prestação de serviço de locação de imóveis próprios; da HP Logística e Navegação Multimodal, para atividade de transporte rodoviário de carga; da Maas – Comércio de Materiais de Construção, para atividade de comércio atacadista e varejista; e da Central de Tratamento e Processamento de Lodo e Gordura, para atividade de serviços de coleta, tratamento e eliminação de esgoto e resíduos e outros serviços de proteção ambiental, e serviços de manutenção e reparação de maquinários e equipamentos.
O superintendente destacou que, incluindo a extraordinária, participou de 17 reuniões do CAS durante toda a gestão dele, todas realizadas nas datas previstas. “Quero agradecer aos conselheiros pelo nível dos debates ocorridos nas reuniões técnicas e pela demonstração de terem plena consciência da importância da Zona Franca de Manaus e pela preocupação em garantir o melhor para a região. A realização dessa reunião extraordinária é mais uma prova disso”, frisou.