O Governo do Estado está implantando um novo sistema de abastecimento no município, com as obras do programa

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
O município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) está prestes a resolver um dos principais desafios no abastecimento de água. Com a construção de 11 novos reservatórios pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) do Governo do Amazonas, a cidade contará com um sistema capaz de garantir o fornecimento contínuo, mesmo quando houver interrupção de energia elétrica no município.
O Prosai é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A nova estrutura de abastecimento que está sendo implantada pelo programa, em Parintins, inclui quatro reservatórios elevados, com capacidade para 1,6 milhão de litros de água. Além disso, mais sete reservatórios foram apoiados, com capacidade de 375 mil litros de água cada um.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, explica que isso permitirá a distribuição de água por gravidade, reduzindo a dependência de bombas elétricas e assegurando um abastecimento mais estável e confiável para a população. “A construção de reservatórios de grande capacidade vai solucionar problemas históricos de desabastecimento, especialmente em momentos de manutenções programadas ou interrupções no fornecimento de energia elétrica”, destacou.
De acordo com o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, atualmente, quando há uma parada programada para limpeza ou manutenção dos poços, a população é diretamente impactada com a falta imediata de água. “Com os novos reservatórios, esse problema não ocorrerá, pois a reserva permitirá o fornecimento contínuo, mesmo durante essas paralisações”, explicou.
O destaque desta etapa do Prosai, afirma o subcoordenador, é o reservatório elevado, que contará com uma capacidade de 400 mil litros, garantindo água para domicílios, comércios e serviços públicos. A implantação do reservatório também trará melhorias na pressão da água, proporcionando um abastecimento mais estável e eficiente.
“O Prosai Parintins vai modernizar a infraestrutura do sistema de abastecimento de água, trazendo benefícios diretos para a qualidade de vida da população. A segurança hídrica será reforçada, reduzindo preocupações com desabastecimento e garantindo um serviço de maior confiabilidade”, pontuou Normando.
Sobre o Prosai
O Prosai Parintins conta com investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a serem pagos pelo Governo do Amazonas, e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. O projeto completo inclui uma área de intervenção de 119 mil metros quadrados, alcançando os bairros da Francesa, Palmares, Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Castanheira e Centro.
Nesta primeira etapa do projeto, os trabalhos estão concentrados na implantação do novo sistema de abastecimento de água tratada, que vai alcançar 100% da população urbana do município. As obras vão contemplar, ainda, a construção de 43 quilômetros de redes de distribuição, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRD), onde estão os reservatórios.
O post Reservatórios do Prosai garantirão água em Parintins, mesmo em casos de interrupção de energia na cidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.