Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Representação do MP Eleitoral denuncia publicidade institucional indevida em Barcelos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Representação do MP Eleitoral denuncia publicidade institucional indevida em Barcelos
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Representação do MP Eleitoral denuncia publicidade institucional indevida em Barcelos

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Criado: Sexta, 02 Agosto 2024 17:08

Ação busca garantir a lisura do pleito eleitoral e a igualdade entre candidatos

Sob a alegação de violação das normas que regulam a propaganda institucional em período eleitoral, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), via Ministério Público Eleitoral (MPE), ajuizou uma representação junto à 18ª Zona Eleitoral de Barcelos contra o prefeito Edson de Paula Mendes Rodrigues e diversos secretários municipais. A ação destaca que, apesar da vedação legal estabelecida pela Lei nº 9.504/97, as autoridades locais continuam promovendo publicidade de atos públicos e ações do governo municipal.

A denúncia aponta que, a partir de 6 de julho de 2024, durante os três meses antecedentes ao pleito eleitoral, as autoridades públicas estão proibidas de realizar publicidade institucional que inclua nomes, slogans ou imagens associadas à administração. No entanto, a promotora eleitoral identificou que a Prefeitura de Barcelos e suas secretarias mantiveram suas plataformas de comunicação ativas com conteúdo publicitário institucional, o que contraria a legislação eleitoral.

No texto, Karla Cristina da Silva Reis, promotora da 18ª Zona Eleitoral, aponta que “os perfis oficiais das secretarias de saúde, educação, assistência social e Assuntos Estratégicos, além do portal ‘Barcelos na Net’ gerido por Francisco Franks Palmela Garcia, continuam a publicar informações que incluem logos e símbolos oficiais, em desacordo com a legislação“.

Os documentos anexados à representação mostram capturas de tela e relatórios que apontam a continuidade das publicações, mesmo após o início do período de vedação. A Secretaria Municipal de saúde, por exemplo, ainda exibe postagens no Instagram e Facebook que incluem símbolos oficiais do município. A Secretaria de assistência social também foi identificada por promover eventos e ações usando a logomarca da gestão.

A denúncia aponta especialmente o portal “Barcelos na Net”, que mesmo sob a administração de um servidor público vinculado à Prefeitura, tem utilizado a propaganda institucional de maneira intensiva e persistente através de suas redes sociais.

Decisão liminar

O MPE solicitou à justiça Eleitoral que tome providências imediatas para cessar a veiculação dessas publicidades indevidas e aplicar as sanções previstas pela legislação eleitoral. A representação ressalta a importância de manter a igualdade de condições entre os candidatos e garantir a integridade do processo eleitoral.

A juíza determinou a remoção imediata de todas as publicações realizadas a partir de 6 de julho de 2024, que continham referências à administração pública, serviços e campanhas municipais. Edson de Paula Rodrigues Mendes e Pamella Bessa dos Santos foram intimados a remover, em até 24 horas, todas as publicações relacionadas à administração pública do perfil da Secretaria Municipal de assistência social, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, até o limite de 30 dias.

Já Francisco Franks Garcia foi intimado a remover, também em 24 horas, todas as publicações do portal “Barcelos na NET” que envolvessem a administração pública, sob risco de multa diária de R$ 1 mil, também até o limite de 30 dias. Além disso, foi determinado que o prefeito Edson de Paula Rodrigues Mendes orientasse as secretarias municipais quanto ao cumprimento da legislação eleitoral. Os representados têm cinco dias para apresentar defesa.

Até o momento desta publicação, boa parte das postagens já havia saído do ar.

Texto e foto: Steven Conte

   

Tags:BarcelosDenúnciasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Bairro Santo Antônio recebe serviços da Justiça Itinerante neste mês de agosto
Próximo artigo “Nós vamos sair da lama”, destaca moradora do Parque Solimões após chegada do programa Asfalta Amazonas

Mais notícias desta categoria

Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025

2 horas atrás

Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus

3 horas atrás

Aulão na Rede: Enem 2025 prepara mais de 2 mil alunos

4 horas atrás

Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas

6 horas atrás

Ecobarreiras – David Almeida na COP 30

23 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis

1 dia atrás

Sejusc oferece cidadania a povos originários em Borba

1 dia atrás

Mobilidade sustentável: Avanços em Manaus

2 dias atrás

Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública

2 dias atrás

Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!

2 dias atrás

Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus

2 dias atrás

Veículos pesados – Fiscalização eficaz em Manaus

2 dias atrás
Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações
TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública
Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente
Idam capacitou 272 extrativistas em 2025
Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?