Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: “Representa uma mudança de vida”, diz ex-moradora da Sharp ao receber apartamento no Residencial Maués
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > “Representa uma mudança de vida”, diz ex-moradora da Sharp ao receber apartamento no Residencial Maués
Governo do Amazonas

“Representa uma mudança de vida”, diz ex-moradora da Sharp ao receber apartamento no Residencial Maués

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

NOVO residencial vai abrigar 72 famílias que viviam em áreas de risco de alagação nas comunidades da Sharp e Manaus 2000

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Para a dona de casa Elilda Souza, 57, a entrega das chaves de seu NOVO apartamento no Residencial Maués, entregue pelo governador Wilson Lima, nesta segunda-feira (02/06), é muito mais do que uma mudança de endereço. É a realização de um sonho antigo e o começo de uma nova fase. A entrega marca a segunda inauguração habitacional realizada pelo programa social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), que integra o maior programa de habitação da história do Amazonas, o Amazonas Meu Lar.

“Representa uma mudança de vida, uma mudança de lugar. É só deitar e sentir a chuva, porque a gente já não tem aquele medo, de ver aquele temporal. Estou feliz”, contou emocionada, Elilda Souza.

Assim como Elilda, outras 71 famílias reassentadas das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, na zona sul, também receberam seus apartamentos no NOVO residencial, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Por 25 anos, Elilda enfrentou os desafios diários na Comunidade da Sharp, convivendo com a ameaça constante de alagamentos, a precariedade das condições de moradia e a insegurança que vem junto com cada período de chuva. Além da conquista de um lar seguro, o apartamento representa dignidade. “Eu não esperava, mas quando eu vi que tinha varanda, o meu sonho era ter uma casa com varanda. Então, assim, eu estou realizando esse sonho. E é uma felicidade. Hoje é um presente para mim”, declarou Elilda.

O Residencial Maués foi construído para abrigar famílias que viviam em áreas de risco de alagação. Os novos apartamentos possuem 50,33 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e vaga de garagem, todos adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs). Além disso, o conjunto oferece infraestrutura moderna, com fácil acesso a transporte público, saúde, educação e comércio.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, destacou a qualidade do empreendimento. “Essa tipologia conta com apartamentos amplos de 50 metros quadrados, que são melhores ou iguais àqueles que estão vendendo no comércio, além de toda a sustentabilidade com lâmpadas em LED, telhas termoacústicas”, afirmou.

Responsável pelo processo de reassentamento, a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) esteve diretamente envolvida na identificação das famílias beneficiadas. “Através da identificação das famílias, o papel da Suhab é executar, conhecer a realidade. Nós visitamos as famílias, batemos porta a porta, fornecemos alternativas para a pessoa escolher, uma indenização, auxílio aluguel, um bônus moradia ou mesmo um apartamento”, explicou o presidente da Suhab, Jivago Castro.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Comunidade da Sharp

Além da entrega do Residencial Maués, o Prosamin+ segue com obras em ritmo acelerado na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital. No local, está em construção um NOVO conjunto com 176 unidades habitacionais, divididas em 22 blocos de apartamentos. Parte dessas estruturas, com 64 unidades, já está em fase adiantada, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.

O espaço contará com infraestrutura completa de saneamento básico, abastecimento de água, drenagem profunda, esgotamento sanitário e pavimentação de vias. Desde 2022, o programa já atendeu 1.688 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, com soluções que incluem apartamentos, indenizações e bônus moradia.

Amazonas Meu Lar

Desde 2019, o Prosamin+ já beneficiou cerca de 15 mil pessoas com reassentamentos, indenizações e compra assistida, contribuindo para transformar a paisagem urbana e a vida de milhares de amazonenses. As ações integram o programa Amazonas Meu Lar, que prevê mais de 24 mil soluções de moradia e a regularização fundiária de 33 mil imóveis em todo o estado. Até o momento, 26.039 famílias já foram atendidas, sendo 18.505 com regularização fundiária e 7.534 com soluções habitacionais definitivas, compensatórias e transitórias.

O post “Representa uma mudança de vida”, diz ex-moradora da Sharp ao receber apartamento no Residencial Maués apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Água de qualidade transforma a rotina de moradores da zona rural de Nhamundá
Próximo artigo Em Nhamundá, Afeam entrega carta de liquidação do programa Limpa Crédito

Mais notícias desta categoria

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

10 horas atrás

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

14 horas atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

15 horas atrás

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

15 horas atrás

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

15 horas atrás

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

15 horas atrás

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

17 horas atrás

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

17 horas atrás

Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos

17 horas atrás

Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança

1 dia atrás

Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus

1 dia atrás

Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar

1 dia atrás
Carnaval na Floresta 2026: Oito bandas e blocos das zonas sul e centro-sul são fiscalizadas por agentes da CIF
Busca por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV mobiliza 25 mergulhadores no Amazonas
Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas
SES-AM registra 26 atendimentos no Sambódromo de Manaus durante desfile do Grupo Especial e mantém rede de saúde ativa para o Carnaval
Carnaval na Floresta 2026: SES-AM garante assistência no Sambódromo e em 25 unidades de urgência e emergência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?