Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Relator do Plano Brasil Soberano quer soluções para pequenos exportadores afetados por ‘tarifaço’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Relator do Plano Brasil Soberano quer soluções para pequenos exportadores afetados por ‘tarifaço’
Nacional

Relator do Plano Brasil Soberano quer soluções para pequenos exportadores afetados por ‘tarifaço’

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

07/10/2025 – 18:31  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Comissão Mista se reuniu nesta terça-feira

Relator da comissão mista que analisa o Plano Brasil Soberano (Medida Provisória 1309/25), o senador Fernando Farias (MDB-AL) demonstrou preocupação com a efetiva chegada de auxílio aos pequenos produtores prejudicados pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos às exportações brasileiras.

Em audiência pública nesta terça-feira (7), Farias mencionou ter entrado em contato com o Banco do Nordeste por conta da sua capilaridade para auxiliar na construção desse acesso e pediu apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da agricultura e pecuária do Brasil (CNA) para identificar caminhos.

“Voltamos para os pequenos, como chegar nos pequenos”, disse Fernando Farias. “A medida do governo foi muito boa e nós temos dinheiro pra proporcionar isso. Agora, como chegar no pequeno?”

Na terceira audiência, a comissão ouviu representantes da agricultura, da indústria e do setor de serviços sobre o auxílio previsto no Plano Brasil Soberano, que inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores brasileiros.

Burocracia
Um dos principais pontos levantados foi a dificuldade de acesso ao crédito e ao financiamento.

Falando sobre a apicultura, o assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, citou a informalidade da atividade, a falta de documentação e a dificuldade de comprovação econômica como obstáculos. Ele defendeu a desburocratização. “Precisamos desburocratizar o acesso, fazer com que o produtor precise de menos comprovações do que outras cadeias, dada a fragilidade, para apresentar ali nos bancos.”

Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), reforçou o pedido de agilidade. “Precisamos de ação em relação aos exportadores. Que possamos ampliar o crédito nos bancos e financiar novos custeios”, defendeu.

Coelho destacou ainda que o setor de frutas mexe com o pequeno e atua no Nordeste, sendo importante que o auxílio chegue aos produtores que mais precisam.

A burocracia também foi mencionada pelo diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Jairo Gund. Para ele, apesar de a medida provisória ser um passo importante, “o desafio é superar a burocracia do acesso”.

Dificuldade de redirecionamento
Outro problema citado foi a dificuldade de redirecionar as exportações para outros países, já que muitos produtos são desenvolvidos especificamente para o mercado americano.

Mario Sergio Telles, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), notou que a queda nas exportações da indústria, que desabaram mais de 20% em agosto e setembro na comparação com o mesmo período de 2024, já é uma realidade. Ele disse que, mesmo sem perecibilidade, como no caso das frutas, existe a dificuldade de redirecionamento do mercado.

“No setor de calçados, o calçado é produzido especificamente para um mercado, não consigo simplesmente redirecionar”, exemplificou Telles. “No setor de veículos, a peça é para o carro montado nos Estados Unidos, não é para o carro montado no México da mesma montadora.”

No setor de frutas, Guilherme Coelho lembrou que a variedade de uva exportada para os Estados Unidos é diferente daquela enviada à Europa, o que significa que “não adianta jogar para a Europa”. Ele alertou que, sem o mercado americano, o Brasil não consegue competir com países como o Peru ou o Chile, que não sofrem com a taxação, gerando o risco de desemprego e de a fruta apodrecer no campo.

Paulo Roberto Pupo, da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), descreveu a situação de seu setor como grave, apontando um “derretimento” das vendas. Ele destacou que seus produtos foram desenvolvidos para o mercado americano, incluindo “a cerquinha que fica na frente das casas americanas e está taxada a 50%”. Pupo pediu apoio político urgente para negociação, pois o mercado exige “sinais para ter confiabilidade”.

O presidente da comissão mista, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), disse acreditar em um bom diálogo entre o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Eles vão liderar as discussões entre Brasil e Estados Unidos sobre o tarifaço imposto pela Casa Branca.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que exige uniforme de seleções oficiais nas cores da bandeira nacional
Próximo artigo Com placar apertado, comissão mista aprova medida provisória para compensar IOF

Mais notícias desta categoria

Gás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais

10 horas atrás

Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda

11 horas atrás

Câmara votará acordo entre Mercosul e União Europeia na última semana de fevereiro, diz Motta

11 horas atrás

Durante abertura do ano legislativo, Alcolumbre defende diálogo e repúdio ao extremismo

14 horas atrás

Presidente da Câmara destaca prioridades legislativas e votações previstas para 2026

14 horas atrás

Fachin destaca papel do Congresso e metas do Judiciário

14 horas atrás

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1 e projetos de segurança pública

15 horas atrás

Proposta cria centros de referência em doenças crônicas nos municípios

15 horas atrás

Conselho de Ética deve realizar duas reuniões nesta semana

15 horas atrás

Congresso inicia sessão de inauguração do ano legislativo; acompanhe

16 horas atrás

Comissão aprova aumento da pena para violência no futebol e cria regras para jogos com torcida única

16 horas atrás

Comissão aprova novas regras para emissão de moedas digitais

17 horas atrás
Comissão aprova critérios objetivos para notificação de maus-tratos a crianças
Comissão aprova projeto que amplia incentivos ao paradesporto na Lei Geral do Esporte
Câmara pode votar nesta segunda a medida provisória do Programa Gás do Povo
Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira
Projeto regulamenta destino de bens e veículos abandonados em pátios policiais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?