Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Regras de uso de uniformes pelas Polícias Civil e Militar de Eirunepé são reforçadas pelo MPAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Regras de uso de uniformes pelas Polícias Civil e Militar de Eirunepé são reforçadas pelo MPAM
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Regras de uso de uniformes pelas Polícias Civil e Militar de Eirunepé são reforçadas pelo MPAM

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Você está aqui:  

Home

>

Notícias Portal

Criado: Sexta, 28 Junho 2024 16:33

Recomendação visa evitar uso irregular por servidores administrativos, estagiários e terceirizados

Em uma ação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a Promotoria de justiça de Eirunepé emitiu uma recomendação ao Departamento de polícia Civil e ao 1º Batalhão da polícia Militar do município. O procedimento administrativo, registrado sob o número 186.2024.000060, visa assegurar o cumprimento das normas que regulam a participação de servidores administrativos em atividades policiais. Entre as recomendações, está o uso adequado dos uniformes, que não devem ser utilizados de forma irregular por servidores administrativos, estagiários ou trabalhadores terceirizados.

A recomendação se fundamenta na portaria n.° 006/2016 – GDC/PC, que proíbe que servidores administrativos, estagiários, trabalhadores terceirizados e voluntários utilizem uniformes, distintivos ou insígnias da polícia Civil do Amazonas. A portaria também impede a participação desses profissionais em operações de rotina ou investigações específicas da polícia Civil, incluindo flagrantes delitos e abordagens.

Responsável pela recomendação, o promotor de justiça Yury Dutra da Silva explicou que a recomendação tem como finalidade evitar que os uniformes e símbolos sejam usados por pessoas que não estejam investidas em cargo de policial. “A função de controle externo também possui caráter preventivo e é nesse sentido que foi expedida a Recomendação, especialmente para que se evite a colocação em risco dos populares e das próprias forças policiais em contexto de diligenciamento. O uso de fardamento, insígnias e a feitura de diligências demandam um preparo e investidura específicas que, por orientação da própria Administração da polícia Civil do Estado do Amazonas, não podem ser delegadas a funcionários públicos (em ampla acepção) que não se submeteram a concurso público e, portanto, não possuem o preparo adequado para tal”, acrescentou.

Yury Silva esclareceu que a medida é puramente preventiva, em cumprimento ao que está disposto na portaria n° 006/2016 – GDC/PC, e reforça a função constitucional do MP, que é o controle externo da atividade policial com a finalidade de manter a adequação dos procedimentos empregados.

Por fim, as recomendações feitas ao Departamento de polícia Civil de Eirunepé também foram direcionadas ao 1º Batalhão da polícia Militar do município. As instituições têm o prazo de 15 dias para manifestar-se por escrito sobre o cumprimento da recomendação, sob pena de serem adotadas medidas judiciais cabíveis. A medida visa garantir que as funções policiais sejam exercidas exclusivamente por profissionais devidamente habilitados, assegurando a legalidade e a segurança das operações policiais no município.

Texto: Victor LemosFoto: Arthur Castro / Governo do Amazonas

   

Tags:EirunepéEstado do AmazonasGoverno do AmazonasPolíciaPolícia CivilPolícia Militar
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Maternidade Moura Tapajóz promove arraial para mães na unidade
Próximo artigo Unidades de saúde realizam 278 atendimentos, no último dia do Festival de Parintins

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

3 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

3 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

4 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

4 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

5 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 semana atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 semana atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 semana atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 semana atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 semana atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 semana atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?