Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Rede de distribuição de gás natural construída pela Cigás passa a ser georreferenciada
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Rede de distribuição de gás natural construída pela Cigás passa a ser georreferenciada
Governo do Amazonas

Rede de distribuição de gás natural construída pela Cigás passa a ser georreferenciada

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Tecnologia aprimora a capacidade de rastreabilidade do sistema de gasodutos

Foto: Ícaro Guimarães/Cigás

Prestes a completar 14 anos de operação, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) contabiliza NOVO avanço. A concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural (GN) passou a empregar a tecnologia do Sistema de Informações Geográfica (SIG) para realizar o georreferenciamento da malha da REDE de distribuição de gás natural (RDGN).

A tecnologia proporciona o armazenamento de informações técnicas sobre os elementos da REDE de distribuição, abrangendo gasodutos, estações de regulagem e válvulas, bem como dados consolidados, como total de REDE construída e planejamento de expansão. Essa função favorece ainda mais a gestão eficiente dos ativos e tomadas de decisão importantes, como o desenvolvimento de estratégias de construção e de alocação de investimento.

As informações georreferenciadas também contribuem para aprimorar a capacidade de rastreabilidade da REDE de gás natural. “Aliado à eficiência do corpo técnico especializado com o qual contamos, a implantação do georreferenciamento na Companhia possibilita uma abordagem integrada e tecnologicamente avançada para a gestão da infraestrutura, resultando em maior eficiência, segurança e conformidade regulatória”, ressalta o gerente de Engenharia da Cigás, Luiz Carlos Nogueira.

O georreferenciamento é um procedimento por meio do qual é feito o levantamento de ativos (bens e recursos) baseado em coordenadas geográficas, com alto nível de precisão. Esse trabalho é fundamentado em Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional e em resoluções do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). As informações coletadas pela Cigás passam por verificação quanto à conformidade com as normas e resoluções.

Atualmente, a REDE de distribuição de gás natural está com 304 quilômetros de extensão. Essa infraestrutura possibilita o atendimento de unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. Hoje, a concessionária conta com 21,3 mil unidades consumidoras (UC’s) contratadas.

O post Rede de distribuição de gás natural construída pela Cigás passa a ser georreferenciada apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta sexta-feira (25/10)
Próximo artigo Do Governo do Amazonas, Maternidade Chapot Prévost recebe selo Amigo da Criança, do Ministério da Saúde

Mais notícias desta categoria

Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda

3 horas atrás

Detran-AM inicia primeiro curso remoto alcançando 11 municípios do estado

3 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (12/08)

4 horas atrás

Encontro de saberes ancestrais e contemporâneos é tema de encontro apoiado pelo Governo do Estado

4 horas atrás

Educação do Amazonas é destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

6 horas atrás

Busca Preço Amazonas agora tem aplicativo para celular

6 horas atrás

Governo do Amazonas celebra o Dia Internacional da Juventude com ações do Pelci

6 horas atrás

Manaus recebe Encontro Internacional de Capoeira Tradicional com mestres do Brasil e da Europa

6 horas atrás

UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio

7 horas atrás

Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas

8 horas atrás

Mutirões de CAR beneficiam 437 agricultores familiares e produtores rurais

8 horas atrás

Governo do Amazonas executa elaboração de projeto para pavimentação do ramal do Km 15, na BR-174

9 horas atrás
Departamento Aéreo da SSP-AM resgata idoso com insuficiência respiratória na zona rural de Manaus
Sema Amazonas apresenta diagnóstico climático em preparação para estiagem
Agosto Lilás: Centro de Convivência da Família Miranda Leão oferece aula de autodefesa para mulheres
Defesa Civil do Amazonas apresenta prognóstico sobre estiagem para setores de energia, combustível e telecomunicações
Governador Wilson Lima destina R$ 7,6 milhões para fortalecer projetos sociais no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?