Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Realização de cirurgias segue rotina normal e com força total na rede estadual de saúde, no ponto facultativo e feriados
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Realização de cirurgias segue rotina normal e com força total na rede estadual de saúde, no ponto facultativo e feriados
Governo do Amazonas

Realização de cirurgias segue rotina normal e com força total na rede estadual de saúde, no ponto facultativo e feriados

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Hospitais das fundações Adriano Jorge e Francisca Mendes atuam na retaguarda dos prontos-socorros

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM

O ponto facultativo, na quinta-feira (17/04), e os feriados, desta sexta-feira (18/04) e segunda-feira (21/04), para o serviço público estadual e municipal, não alteram a rotina de cirurgias nos hospitais do Governo do Amazonas. Nas fundações Adriano Jorge (FHAJ), zona sul, e Hospital do Coração Francisca Mendes (FCHFM), zona leste, que atuam como retaguarda dos prontos-socorros, as cirurgias eletivas programadas seguem o cronograma normal nesse período.

As unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) estão a postos e atuando com capacidade plena. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta que as fundações dão um importante suporte de retaguarda para a REDE de urgência e emergência. Por isso, mantêm um cronograma de procedimentos cirúrgicos, que incluem fins de semana e feriados, para ajudar no giro de leitos nos prontos-socorros.

“O Francisca Mendes tem uma função importante, com as cirurgias cardíacas e os procedimentos de hemodinâmica, como cateterismo. O Adriano Jorge, por sua vez, com as cirurgias ortopédicas, gerais (hérnia e vesícula), bucomaxilofacial, cabeça e pescoço e de urologia. Por isso, não param nos feriados”, explicou.

De acordo com o enfermeiro supervisor da FHAJ, Ronny Pimentel, em média, são realizadas de 25 a 30 cirurgias por dia. “Funcionamos nos turnos da manhã, tarde e noite. As cirurgias de alta complexidade são realizadas durante o dia e as convencionais, à noite”, detalha.

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM

HC Francisca Mendes

Referência em cardiologia, o Hospital do Coração Francisca Mendes (FCHFM) também segue com os serviços de cirurgia e hemodinâmica, realizando procedimentos como cateterismo, angioplastia, implante e troca de marca-passo, além de cirurgias cardíacas, vasculares e pediátricas.

De acordo com a diretora da Fundação, Roberta Castro, apenas o ambulatório não vai funcionar durante o feriado. “A hemodinâmica está em pleno funcionamento, com procedimentos da cardiologia, neurologia e vascular, além das cirurgias no centro cirúrgico. Neste sábado (19/04), não teremos cirurgias, mas os procedimentos em hemodinâmica continuam normalmente. Segunda-feira (21/04), os serviços retornam em sua totalidade”, afirma.

O cardiologista e coordenador do serviço de cardiologia da unidade, Rodrigo Fernandes, explicou que são realizados de 10 a 13 procedimentos por dia apenas na hemodinâmica. “Mesmo no ponto facultativo e feriados, seguimos com a assistência integral aos pacientes”, ressalta.

O post Realização de cirurgias segue rotina normal e com força total na rede estadual de saúde, no ponto facultativo e feriados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia Mundial da Criatividade: Abertura tem Alaidenegão, Johnny Jack Mesclado e Casa de Caba na rua Barroso
Próximo artigo Governo do Amazonas promove reaproveitamento de aparas e espinhas de peixe para produção de novos alimentos

Mais notícias desta categoria

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

57 minutos atrás

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

2 horas atrás

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

2 horas atrás

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

2 horas atrás

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

3 horas atrás

Hospital João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente

3 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de seis pessoas que desapareceram em Manaus

3 horas atrás

Amazonas cumpre todas as metas do Programa de Reestruturação Fiscal no 2º quadrimestre

4 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Bioeconomia e Política de Transição Energética durante a COP30

4 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca ações concretas do Amazonas para redução de emissões em painel global da COP30

4 horas atrás

Simulado da Cigás em parceria com órgãos públicos necessitará de interdição parcial no Viaduto da Torquato

4 horas atrás

Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ no Festival Velha Joana

7 horas atrás
Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30
Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas
COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas
Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral
Projeto AmbientArte leva cinema itinerante e ações ambientais a Parintins e impacta mais de 700 pessoas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?