Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Reabertura da Casa das Artes celebra diversidade da cena artística amazonense
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Reabertura da Casa das Artes celebra diversidade da cena artística amazonense
Governo do Amazonas

Reabertura da Casa das Artes celebra diversidade da cena artística amazonense

3 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Exposições estão abertas à visitação de quarta a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A Casa das artes, espaço cultural mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, reabriu suas portas na quarta-feira (17/09), em uma noite marcada pela celebração da arte local. O evento reuniu dezenas de pessoas e apresentou exposições que transitam pela fotografia, graffiti, pintura e desenho, reafirmando o espaço como ponto de encontro para a produção artística amazonense.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

As exposições vão até o dia 30 de novembro e ficam divididas entre as quatro salas da Casa das artes, além do mural graffiti na rua Barroso, com funcionamento de quarta a domingo, das 15h às 20h. A entrada do público é gratuita.

Durante a abertura da mostra, o curador Cristóvão Coutinho destacou a importância da prática artística no processo de formação e ressaltou a diversidade de linguagens reunidas na exposição. “Cada artista, a partir da pesquisa e do conhecimento, vai encontrando a sua originalidade. Esse é um caminho muito próprio e único”, afirmou.

Ele agradeceu o empenho dos professores do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro e reconheceu o talento dos artistas participantes, como Teo Onda e Alie, que expõem trabalhos em grafite, Nico Ambrósio, com sua fotografia original, e Tiago Atroch, com uma série de desenhos. Coutinho também chamou atenção para a homenagem prestada ao renomado artista Chico da Silva, assinada pelo grafiteiro Cria.

“A gente canta o Vermelho sem nem saber de onde veio, mas essa composição é do grande Chico da Silva. Ele é um artista importantíssimo e merece ser lembrado”, ressaltou o curador

Entre as mostras em cartaz está “Verão violento”, da fotógrafa independente Nico Ambrósio, que volta a expor individualmente após cinco anos. A fotógrafa comentou sobre a exposição de fotografias, que reúne cinco anos de pesquisa e prática em fotografia analógica, com foco na dinâmica urbana de Manaus.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“As minhas fotos não são encenadas ou projetadas. Eu simplesmente estou andando na rua e, a partir do meu movimento, vou fazendo as imagens. Acaba que vira também um pouco do meu próprio movimento enquanto moradora de Manaus”, explicou a artista.

A exposição da artista Alie trouxe a potência do graffiti como narrativa de vida e resistência. Usando elementos da infância e de sua trajetória marcada pela arte de rua, a grafiteira também celebrou o espaço cedido na Casa das artes, com o apoio do Governo do Amazonas.

“A primeira sensação que eu tive é de pertencimento, porque esse é um espaço público que também é meu por direito. Minha arte vem da rua e foi marginalizada. Hoje, estar aqui significa ocupar esse lugar, mostrar que nós também fazemos parte da cena cultural”, afirmou.

30 anos do Liceu

A exposição também reuniu trabalhos de mais de 30 alunos do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro na exposição coletiva “Poética”. Entre as obras apresentadas, estão as que construída a partir de estudos sobre a teoria das cores.

Para o professor do Liceu, Francisco D’Almeida, a mostra representa mais que o aprendizado técnico: “A arte não é apenas estética ou técnica, mas também um projeto de vida. Essa é a oportunidade de os alunos compartilharem seus trabalhos com o público e perceberem que o que produzem tem valor e significado”.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O artista pernambucano Tiago Atroch também participa da programação com uma seleção de desenhos produzidos ao longo de 15 anos de carreira. Para ele, a reabertura é fundamental para dar visibilidade ao trabalho criativo. “A arte só existe na manifestação dela. Quando está guardada, não acontece. É maravilhoso estar aqui expondo nesse espaço e poder compartilhar esse processo com o público”, disse.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Exposições

Sala 1 – Mostra Coletiva “Poéticas – A Sensibilidade Estética Através do Desenho e da Pintura”, com obras de estudantes do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, que propõem uma pausa para sentir a arte em sua essência.

Sala 2 – “Etnopsico”, de Teonda, traz traços que simbolizam a miscigenação de realismo, abstração e imaginário psicodélico, apresentando figuras indígenas em close-UP com cores intensas e fluidas.

Sala 3 – “Você Vive o que Você Ama?”, da artista Alie, aborda a vivência pessoal desde a infância, reunindo mundos interiores e contornos sociais em uma reflexão sobre desigualdade, inclusão e relações humanas.

Sala 4 – “Verão violento”, de Nico Ambrosio, reúne fotografias em preto e branco que registram o cotidiano visceral de Manaus, revelando contradições sociais e manifestações artísticas nos espaços urbanos.

Espaço Parede – “Sindérese”, de Tiago Atroch, apresenta desenhos em nanquim que dialogam com referências alquímicas, religiosas e regionalistas, explorando a transformação e as faculdades da alma.

Área externa (rua Barroso) – mural “Raízes Amazônicas”, do grafiteiro Cria, em homenagem ao cantor e compositor Chico da Silva, reconhecido como patrimônio cultural da Amazônia.

O post Reabertura da Casa das Artes celebra diversidade da cena artística amazonense apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Medida provisória estrutura a Agência Nacional de Proteção de Dados
Próximo artigo Cia Kinttal 24 reapresenta Medeia nas Sombras da Comédia no Teatro da Instalação

Mais notícias desta categoria

Projeto ‘Ópera nas Escolas’ leva oficina gratuita de perucaria a estudantes da rede pública em Manaus

3 horas atrás

Outubro Rosa: Sejusc leva ação sobre direitos da mulher para colaboradores da Samsung

3 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (10/10)

4 horas atrás

Centro Cultural Palácio da Justiça recebe exposição japonesa de esculturas em miniatura

4 horas atrás

No aniversário de 134 anos de Canutama, Sedurb e UGPE ressaltam investimentos na infraestrutura da cidade

4 horas atrás

PC-AM divulga imagem de adolescente desaparecida no bairro Mauazinho

4 horas atrás

Operação Criança Segura: Em fiscalização, Ipem-AM apreende mais de três mil brinquedos irregulares

4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 87 vagas de emprego para esta sexta-feira

1 dia atrás

Show gratuito homenageia Renato Russo com clássicos da Legião Urbana no Largo de São Sebastião

1 dia atrás

Últimos dias para inscrição no Fórum Estadual de Formação Esportiva do Amazonas

1 dia atrás

Em Careiro da Várzea, Idam faz regularização do cadastro de agricultores vinculados à OCS

1 dia atrás

Prosamin+, do Governo do Amazonas, será levado como case de sucesso pelo BID, na COP30

1 dia atrás
Pessoas idosas celebram mais uma edição do ‘Bolero Noite Dançante’ promovido pelo Governo do Amazonas
Amazonas projeta novo recorde histórico nas importações
Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’
SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas
Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?