FOTOS: Divulgação/SemaDepois de quatro dias de debates sobre questões ambientais, mudanças climáticas e mecanismos de proteção das florestas, e de quem vive nelas, líderes da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force) participaram de uma visita para conhecer como projetos voltados ao desenvolvimento sustentável são caminhos viáveis para a conservação ambiental.
Há 21 minutos
Por Agência Amazonas
Líderes da GCF Task Force conheceram, no sábado (19/03), projetos de desenvolvimento sustentável na Unidade de Conservação Estadual
No local, onde vivem em torno de 50 famílias, foram apresentados alguns projetos que geram renda sem precisar derrubar a floresta. “São projetos extremamente importantes para quem mora aqui e para o futuro do nosso planeta”, comentou o secretário Eduardo Taveira, titular da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), que esteve na coordenação do GCF e organizou a visita até a comunidade.
Aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, lideranças e representantes de instituições da área ambiental, conheceram a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na região do Acajatuba, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. A RDS é uma das 42 Unidades de Conservação Estaduais gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O incentivo à venda de artesanato e de produtos da bioeconomia amazônica faz parte das iniciativas de geração de renda desenvolvidas na comunidade. Além disso, o turismo de base comunitária é outra oportunidade de relevância que tem beneficiado muitos moradores locais. As pousadas recebem apoio, consultoria, treinamento, entre outros incentivos voltados ao desenvolvimento da economia verde, com apoio da Sema e organizações da sociedade civil.
“São planos de ações locais que visam o fortalecimento de comunidades tradicionais e indígenas, estimulando também novos negócios e investimentos privados na bioeconomia. Tudo isso para estabelecer sustentabilidade política em ações que sejam de médio e longo prazo, como são as ações para o desenvolvimento sustentável”, complementou.
Os membros do GCF ainda conheceram o projeto “Pé-de-Pincha”, que desenvolve a criação e conservação de quelônios na RDS. Ao fim do encontro, as lideranças participaram de uma soltura de quelônios em uma das praias da região.