Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Rápida, eficiente e precisa: SFB apresenta ferramenta que pode auxiliar na rastreabilidade de madeira e combater o seu comércio ilegal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Rápida, eficiente e precisa: SFB apresenta ferramenta que pode auxiliar na rastreabilidade de madeira e combater o seu comércio ilegal
BrasilMeio Ambiente

Rápida, eficiente e precisa: SFB apresenta ferramenta que pode auxiliar na rastreabilidade de madeira e combater o seu comércio ilegal

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), por meio do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), realizou na manhã de hoje, 31/8, o workshop “NIRS: uma solução tecnológica para rastreabilidade de madeira”.
O evento, que aconteceu presencialmente no auditório do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e foi transmitido pelo canal do SFB no Youtube, teve como objetivo apresentar os resultados do projeto  CITES/CTSP: S608 Procedência/origem geográfica do mogno de folha grande e identificação da madeira pela tecnologia NIRS.
Fernando Gouveia, coordenador do Laboratório de Produtos Florestais, abriu o evento e passou a palavra para a diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA (DBFLo), Lívia Martins, que falou sobre como se faziam o controle há 20 anos.
“Na época em que iniciei em Itaítuba (PA), você identificava a fraude no papel. Hoje você identifica madeira no caminhão ou na madeireira. Fico impressionada como avançamos em 20 anos. Agradeço ao SFB porque é um parceiro que tem feito um trabalho em conjunto com o IBAMA e outras instituições no combate à fraude e ampliação do controle. Hoje o Brasil talvez seja o país que mais tenha responsabilidade e tecnologia avançada nesse sentido e ainda estamos avançando muito”, afirmou Lívia.
Com a presença de técnicos de diversos órgãos, o workshop contou com palestrantes de diversas instituições, como o chefe nacional do Setor de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (SECAM) da polícia Rodoviária Federal, Marcelo David Carvalho, o perito criminal federal da polícia Federal, Marcelo Garcia, o coordenador de Monitoramento e Controle Florestal, o Coordenador Geral de Gestão dos Recursos Florestais do SFB, José Humberto Chaves e o analista ambiental do IBAMA, Edevar Sovete.
Por fim, a pesquisadora do LPF e responsável pelo projeto, Tereza Pastore, e o consultor e ex-servidor do LPF, Paulo Fontes, mostraram juntos o resultado do trabalho e as perspectivas para o futuro.
 “O objetivo do projeto foi fazer um estudo de caso, ir a campo e testar a ferramenta. Sabemos que a tecnologia NIRS dentro de um laboratório, em ambiente controlado, é extremamente eficaz, mas queríamos saber como ela funcionava em campo. A equipe do projeto foi até uma área de concessão florestal na Flona do Jamari (RO) e fez medição de espectros de uma carga de cedro-rosa. Depois de 22 dias a carga chegou até a cidade de Ubatuba (SP). Fizemos nova leitura de espectros e o resultado foi que 76.2% eram compatíveis, ou seja, era a mesma madeira e possuía a mesma origem,” afirmou Paulo Fontes.
Tereza Pastore, que já foi coordenadora de projetos da CITES por três vezes, acredita que o projeto obteve excelentes resultados. “Nossa ideia é passar essa tecnologia para outros países, a gente já começou a trabalhar, por exemplo, com o Peru”.  Ela destacou que é necessário continuar o trabalho com ipês da pesquisadora do LPF, Elisa de Souza. Também pretende atender demandas das concessões florestais; ampliar a pesquisa para outras espécies; construir um aplicativo mais amigável do Programa Matlab e diversificar o programa de processamento dos espectros.
Após a apresentação. Os participantes puderam conferir e testar a ferramenta na área de Anatomia e Morfologia do LPF.
 
NIRS Fazer o rastreamento de madeira de modo eficiente é um desafio. A tecnologia NIRS, associação da espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS do nome original em inglês – Near Infrared Spectroscopy), e análise quimiométrica, surge como uma proposta para auxiliar na identificação e rastreabilidade.
Esse método consiste na medida de reflectância diretamente da madeira, que carrega consigo a constituição química, física e anatômica. A reflectância mostra o perfil químico de cada espécie, mostrando os detalhes dos compostos constitutivos, uma espécie de impressão digital.
NIRS é um método rápido, pois em menos de um minuto o resultado é obtido, mantém a madeira intacta, é preciso, requer nenhum ou pouquíssimo tempo de preparo de amostra, dispõe de equipamento portátil comercial, exibe o resultado da análise em tempo real e não gera nenhum resíduo químico. 
O projeto foi financiado pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em perigo de Extinção (CITES) e contou com o investimento US$ 50 mil. O tempo previsto de execução era de 24 meses, porém, devido à pandemia e outros empecilhos, o projeto levou pouco mais de 36 meses.

#ServiçoFlorestalBrasileiro #SFB #LaboratóriodeProdutosFlorestais #LPF #Madeira #CombateaoDesmatamento #Floresta #Florestal #Cites #Nirs #Infravermelho #Rastreabilidade #Mogno

Tags:meio ambientePolíciaPolicia Federal
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MMA divulga espaços participantes do Circuito Tela Verde
Próximo artigo Projetos de Joana Darc, que asseguram direitos para pessoas com Epilepsia no Amazonas, são aprovados na Aleam

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

9 meses atrás

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

9 meses atrás

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

9 meses atrás
MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM
Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho
Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins
MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?