Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Raiva dos herbívoros: Mesa-redonda da Adaf aponta importância da integração entre as instituições
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Raiva dos herbívoros: Mesa-redonda da Adaf aponta importância da integração entre as instituições
Governo do Amazonas

Raiva dos herbívoros: Mesa-redonda da Adaf aponta importância da integração entre as instituições

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento contou com a participação da FIOCRUZ, INPA, FVS-AM, SEPROR e Cpama

Foto: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou, nesta quarta-feira (06/11), a mesa-redonda “Raiva: Uma Questão de saúde Única”. Durante o evento foram discutidos e pacificados pontos sensíveis como a integração entre as instituições, a importância do acesso ágil à informação qualificada e a necessidade de cada cidadão assumir suas responsabilidades.

Para a médica veterinária Paula Araújo, da Adaf, e coordenadora do evento, a atividade foi um sucesso, tanto pela riqueza de conhecimento compartilhado pelos palestrantes, como pela participação da plateia.

“O evento foi muito positivo. Era uma demanda reprimida, não só na Adaf, mas também nas demais instituições que tratam da saúde. Não tem mais como falar de saúde sem considerar todos os seus aspectos”, salientou a coordenadora.

Foto: Divulgação/Adaf

Para Paula, a mesa-redonda é apenas o início de um engajamento muito maior em torno do aprofundamento da discussão sobre a raiva humana por mais de uma vertente.

O encontro foi sediado no auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e debateu a raiva no âmbito global, considerando que se trata de uma zoonose (doença transmitida de animais para humanos). De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), a raiva é responsável por 60 mil mortes por ano no mundo todo.

A primeira palestra foi ministrada pelo assessor médico veterinário Arthêmio Coelho dos Reis, da Adaf, que abordou a importância do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias (PNCRH) e da notificação dos casos suspeitos da doença junto à autarquia. No Amazonas, a Adaf é o órgão responsável por garantir a sanidade do patrimônio animal.

Foto: Divulgação/Adaf

O gerente de Zoonoses da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Deugles Pinheiro Cardoso, deu andamento à apresentação destacando o papel da educação em saúde na luta pela conscientização da população sobre a raiva.

“O profissional de saúde que não prioriza a educação em saúde vai bater cabeça. Você precisa divulgar por meio dos veículos de comunicação a eficiência da vacinação antirrábica para quando você chegar ao interior, o tutor pedir para o seu cão ser vacinado”, destacou.

A médica veterinária Alessandra Ferreira Dales Nava, pesquisadora da FIOCRUZ Amazônia, encerrou o ciclo de palestras abordando um estudo realizado para analisar dados de mordeduras de morcegos no Amazonas. Para a pesquisadora, fatores como o desmatamento para abertura de pastos influenciam o comportamento de morcegos hematófagos, um dos vetores da raiva.

Com uma plateia composta por autoridades, veterinários, estudantes, profissionais da área de saúde animal e humana e interessados em geral, a atividade contou com a mediação das médicas veterinárias Julciléia Arruda de Faria, e Angélica Martina, fiscais agropecuárias da Adaf.

Foto: Divulgação/Adaf

A doença

A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos e é considerada uma das zoonoses de maior importância em saúde pública em todo o mundo, com elevado custo social e econômico.

A doença é causada por um vírus que se propaga via sistema nervoso e a infecção se dissemina rapidamente, alcançando o sistema nervoso central. O vírus está presente na saliva do mamífero infectado e é transmitido principalmente pela mordedura ou lambedura. A raiva é letal, com raríssimos casos de sobrevivência, acompanhados de sequelas graves.

Além de promover campanhas de vacinação contra a raiva dos herbívoros, nos municípios com casos comprovados, a Adaf realiza a captura e controle de morcegos hematófagos, que podem transmitir a doença para outros animais.

O post Raiva dos herbívoros: Mesa-redonda da Adaf aponta importância da integração entre as instituições apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fapeam apresenta bioprodutos amazônicos no último dia da ExpoAmazônia BIO&TIC
Próximo artigo Secretaria de Educação realiza novas convocações para o PSS de professores

Mais notícias desta categoria

Sedurb e UGPE anunciam soluções de moradia para 200 famílias da Monte Horebe pelo Amazonas Meu Lar

9 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Israel de Araújo Silva desaparecido desde 13 de março na avenida Timbiras

9 horas atrás

Simpósio de Segurança Pública na Amazônia reúne 600 participantes e integra pesquisa à prática na área

10 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para o Conselho Estadual de Juventude com prazo até 9 de abril de 2026

10 horas atrás

Amazonas sanciona lei que prioriza compra do café Robusta Amazônico e impulsiona produção local

10 horas atrás

Anuário da Segurança Pública aponta redução de homicídios e guia planejamento no Amazonas

10 horas atrás

Amazonas reafirma protagonismo no setor energético com Amazonas Óleo, Gás e Energia e amplia conexões comerciais

11 horas atrás

Sistema penitenciário do Amazonas avança e é reconhecido em cerimônia pelos 11 anos da Seap

11 horas atrás

Sauim-de-coleira resgatado em Manaus após ser encontrado ferido em residência no dia 26/03

11 horas atrás

CBMAM inicia Curso de Operações em Produtos Perigosos para 28 militares em Manaus nesta sexta

12 horas atrás

Governo do Amazonas realiza 2º Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres e lança Canal Amazonas Mulher

12 horas atrás

Câncer colorretal no Amazonas tem alta incidência e pede rastreamento desde os 45 anos

13 horas atrás
Parque Rio Negro recebe programação “Circo na Praça” em comemoração ao Dia do Circo
Programação gratuita do Dia do Circo leva apresentações ao Parque Rio Negro nos dias 28 e 29 de março
Seap comemora 11 anos de criação com solenidade da Medalha Mérito Penitenciário
Medalha Mérito Penitenciário reconhece contribuições ao sistema penitenciário do Amazonas na cerimônia de 26/03
Assistidos pelo Idam, agricultores familiares de Eirunepé celebram o recebimento de R$ 84 mil por meio do programa Garantia-Safra
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?