Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Quiosques e terraplenagem são executados no canteiro de obras do Gigantes da Floresta
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Quiosques e terraplenagem são executados no canteiro de obras do Gigantes da Floresta
Manaus

Quiosques e terraplenagem são executados no canteiro de obras do Gigantes da Floresta

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

As construções dos dois conjuntos de quiosques gourmet e das futuras quadras de areia começam a tomar forma, sendo executadas no canteiro de obras do parque Gigantes da Floresta, pela Prefeitura de Manaus, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros NOVO Aleixo e Tancredo Neves, na divisão entre as zonas mais populosas da cidade.

Na próxima semana, estão no cronograma os serviços de terraplenagem e continuação de instalação de tapumes na área onde havia uma ocupação irregular. O local passa, hoje, por limpeza e retirada de solo mole.

O projeto do parque Gigantes da Floresta aproveitou o traçado natural do espaço público sem definição, com suas curvas e aclives no terreno, pensando e planejando ambientes que reúnam uma diversidade de elementos para atender a diversos públicos.

“Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto prevê atender a população com equipamentos de qualidade, calçadas arborizadas, playgrounds, inclusive um no modelo inclusivo, além de contar com um CAPs (Centro de Atendimento Psicossocial) para atendimento à sociedade”, explicou o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Áreas de vivência bosqueadas, faixa saudável com pista de caminhada, faixa verde para a arborização e ciclovia, quiosques com áreas de mesas, passeios livres de obstáculos, para se caminhar ao ar livre, além de academias ao ar livre, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços públicos.

As calçadas do parque terão a caixa viária regularizada, serão dotadas de passeios, guias, sarjetas, sinalização horizontal e vertical, bem como de dispositivos de microdrenagem e acessibilidade universal (rampas, faixa de pedestre, pontes de interligação, entre outros recursos).

O canteiro do primeiro parque linear multigeracional, urbano e temático da capital não tem supressão vegetal, pois o local recebeu a implantação do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu).

Obra

O parque é resultado de um convênio firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas, com 2 quilômetros de extensão. A estimativa é de que o espaço seja entregue em dezembro de 2023 e o prazo de construção é de 360 dias corridos.

A obra foi licitada ainda no ano passado, tendo como vencedora a empresa construtora Progresso Ltda., dentro da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.

Com a construção, a população vai ganhar um espaço público de qualidade em uma área, atualmente, sem uso definido, sendo passível de novas ocupações irregulares e até de lixeiras viciadas.

A área de sua construção envolve mais de 149.374,41 metros quadrados, sendo o parque incluído em três trechos do Promindu, circundando a escola municipal Senador Darcy Ribeiro, estacionamento e quadra poliesportiva, que serão totalmente preservadas.

Para atender todas as faixas etárias e grupos, a prefeitura projetou espaços para Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, como um playground inclusivo e um play pet. Zumbas, shows e apresentações culturais também terão área reservada no parque.

O espaço vai ganhar um CAPs, com 626,20 metros quadrados, e a construção de 180 unidades habitacionais no seu entorno, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com 101 vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playgrounds.

E, na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o parque temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns vão contar com áreas molhadas com jatos de água. O parque temático do Gigantes fará parte da segunda etapa de execução do complexo de lazer, não fazendo parte deste convênio com o governo do Estado. Esculturas e figuras de grandes dimensões serão uma ode à Amazônia, com uma diversidade de cenários interativos, áreas molhadas, e brinquedos lúdicos e interativos para adultos e crianças.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação/Semcom

Tags:Governo do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus acompanhou a despesca de tambaquis e pacus na comunidade do Puraquequara
Próximo artigo Prefeitura inicia distribuição de kits da corrida ‘Manaus em Movimento’ nesta quinta-feira, 13/4

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus leva mais mobilidade e qualidade de vida à comunidade das Pedras

54 minutos atrás

Revitalização de rede de drenagem no bairro Praça 14 de Janeiro

1 hora atrás

Despoluição visual: a transformação das cidades

1 hora atrás

Escolas municipais de Manaus encerram Saeb com a participação de mais de 34 mil estudantes

2 horas atrás

Prefeitura encerra ‘Outubro Rosa’ e ‘Outubro Verde’

2 horas atrás

‘Plano de Verão’ transforma ruas do Japiim e leva mais segurança e mobilidade aos moradores

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto e mais qualidade de vida à avenida Praia do Futuro, no Tarumã

3 horas atrás

USF São Francisco suspenderá atendimentos a partir das 13h desta sexta-feira

4 horas atrás

Prefeitura e Ardagh realizam entregas de kits de robótica

18 horas atrás

PMM promove palestras de empreendedorismo e geração de renda

19 horas atrás

Prefeitura e PF firmam cooperação para atuação conjunta

20 horas atrás

Prefeitura prepara estrutura e programação para o Dia de Finados

21 horas atrás
Prefeitura de Manaus moderniza a avenida Rodrigo Otávio e reforça mobilidade na zona Sul
Prefeitura de Manaus executa recuperação asfáltica e entrega obra na rua Ovídio Gomes Monteiro
Prefeitura recebe 300 mil doses de vacina contra Influenza
‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus reforça pavimento em ruas do bairro Armando Mendes
Luiz Nogueira de Sales
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?