Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Queimadas: Iniciativas legislativas na Aleam têm como objetivo a proteção do meio ambiente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Queimadas: Iniciativas legislativas na Aleam têm como objetivo a proteção do meio ambiente
ALEAMGestão Estadual

Queimadas: Iniciativas legislativas na Aleam têm como objetivo a proteção do meio ambiente

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

) apresentou o Projeto de Lei nº 1.234 de 2021, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Amazonas.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está empenhada em combater as queimadas ilegais em Manaus e Região Metropolitana, por meio de propostas legislativas que visam coibir essas práticas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública. As iniciativas são complementares à Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 1998), que pune a prática de queimadas, tanto em grandes desmatamentos quanto em pequenas queimadas, como a de lixo doméstico. A Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam (CPAMA-Aleam), presidida pela deputada Joana Darc (UB), tem diversas ações voltadas à conscientização e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e das queimadas, incluindo o Plano de Contingência para animais do Estado. O objetivo é atuar como um ponto de apoio ao Poder Público, com estratégias de fornecimento de água, alimentação e cuidados veterinários, além de resgate e remanejamento de animais, principalmente silvestres. Os membros da CPAMA, incluindo a deputada Joana Darc, também fizeram um curso preparatório de brigadas de incêndio, para atuar durante a estiagem e as queimadas. Vários deputados da Aleam têm se preocupado com o tema ao longo dos anos, apresentando projetos de lei e iniciativas para combater as queimadas. Entre eles, destacam-se a Lei Ordinária nº 5.439 de 2021, do deputado Sinésio Campos (PT), que institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas, com o objetivo de promover campanhas educativas e intensificar a fiscalização. O deputado Comandante Dan (Podemos) também relatou a situação que presenciou em viagem ao interior do estado, onde a cidade de Lábrea estava completamente coberta pela fumaça das queimadas. Já o deputado Mário César Filho (UB) é autor da Lei nº 6.920 de 2024, que exige que empresas responsáveis por incêndios ilegais realizem reflorestamento em áreas afetadas com espécies nativas, visando a redução de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a deputada Mayra Dias (Avante) apresentou o Projeto de Lei nº 1.234 de 2021, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Amazonas.  

Tags:ALEAMFiscalizaçãoLábreaManausmeio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa estabelece novas regras para monitorar desempenho das indústrias
Próximo artigo Lei de Roberto Cidade incentiva a melhoria nutricional e o combate ao desperdício na merenda escolar

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida atua em chuvas intensas em Manaus

16 horas atrás

Zona Franca de Manaus: Seu Impacto na Economia

22 horas atrás

Prosamin+ é o destaque da Amazônia nos prêmios internacionais

1 dia atrás

Esquenta do Boi Manaus 2025: Atrações Imperdíveis

1 dia atrás

Biópsia: Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

1 dia atrás

prefeito alinha infraestrutura e limpeza pública em manaus

2 dias atrás

Governo Presente: Saúde e Cidadania na Zona Norte

2 dias atrás

Gravidez na adolescência: Redução e desafios em Manaus

2 dias atrás

Handebol – Emoção e integração no Jiss 2025

2 dias atrás

Brinca Manaus: Festa Infantil de David Almeida

3 dias atrás

Vacinação: Saúde e Alegria no Dia das Crianças

5 dias atrás

Outubro Rosa: Conscientização sobre Câncer de Mama

5 dias atrás
turismo amazônico – Manaus na Abav Expo 2025
Zero Metanol: Prefeitura de Manaus atua na fiscalização
Cadastro da carteira digital do ProBen+ já está aberto
Viradão Saeb – Aprendizado Dinâmico e Engajante
Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?