O programa, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, é referência internacional em urbanismo sustentável e inclusão social


O programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), desenvolvido pelo Governo do Amazonas, é um dos destaques a serem apresentados em evento nacional promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. O Dia das Operações (DDOps), como é denominado o evento, acontece a partir desta terça-feira (29/07) e segue até quinta-feira (31/07), reunindo gestores públicos de todo o país, que atuam na execução de projetos financiados pela instituição.
O Governo do Amazonas será representado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo. Coordenado pela UGPE, o Prosamin+ é reconhecido pelo BID como projeto emblemático da instituição, na América Latina. “O programa consolida o Amazonas como referência internacional em urbanismo sustentável e inclusão social”, destaca Marcellus Campêlo.
Marcellus Campêlo participa da programação técnica, ao lado de especialistas e representantes da REDE de Executores BID Brasil. Durante os três dias, serão debatidas boas práticas em gestão de aquisições, finanças, ESG (Ambiental, Social e Governança) e mecanismos de interação com os beneficiários, temas centrais para garantir eficiência e impacto nos investimentos públicos.
“Ser reconhecido pelo BID como projeto emblemático é uma honra para o Amazonas. O Prosamin+ é mais do que um programa de obras. Na administração do governador Wilson Lima ganhou a condição efetiva de política pública que transforma realidades, protege o meio ambiente, promove dignidade às famílias reassentadas e fortalece o tecido urbano de Manaus”, afirma Marcellus Campêlo.
O Prosamin+, disse ele, já reassentou milhares de famílias que viviam em áreas de risco, em palafitas, proporcionando habitação digna, infraestrutura de qualidade, mobilidade urbana, saneamento e espaços públicos de convivência. O programa também se destaca por sua governança transparente e pela gestão inovadora, com adoção de tecnologias e monitoramento constante, o que lhe rende destaque em painéis da programação do BID.


A participação no DDOps 2025, segundo Marcellus Campêlo, reforça o compromisso do Governo do Amazonas com uma gestão moderna, eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. “Levar a realidade da Amazônia para os fóruns nacionais e internacionais é essencial para mostrar que, mesmo em contextos complexos, é possível fazer diferente, com resultados concretos para quem mais precisa”, observa o secretário.
O post Prosamin+ é destaque em evento do BID como projeto emblemático na América Latina apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.