Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prosai Parintins: Governo do Amazonas dá início ao plano de reassentamento das famílias beneficiadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Prosai Parintins: Governo do Amazonas dá início ao plano de reassentamento das famílias beneficiadas
Governo do Amazonas

Prosai Parintins: Governo do Amazonas dá início ao plano de reassentamento das famílias beneficiadas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

UGPE e Suhab assinaram convênio que estabelece a forma de utilização dos recursos e as atribuições dos órgãos no processo

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) assinaram convênio, nesta quarta-feira (15/01), no valor de R$ 45,6 milhões, para dar início às ações do plano de reassentamento das 832 famílias beneficiadas pelo Programa de saneamento Integrado (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o convênio estabelece as condições de utilização dos recursos provenientes do empréstimo obtido pelo Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além das atribuições dos órgãos no processo. “Com a assinatura do documento, iremos seguir com o processo para contratação das equipes de supervisão, gerenciamento e trabalho técnico social”, adiantou.

A UGPE será responsável por coordenar o planejamento, repassar os recursos ao fundo estadual de Habitação (FEH), monitorar o processo de reassentamento e realizar ações técnicas e sociais alinhadas às diretrizes de governança ambiental e social do BID. A Suhab cuidará das desapropriações, análise social e jurídica dos casos, além de gerenciar os recursos recebidos e prestar contas de sua aplicação.

O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, destacou que, com o Prosai, o governador Wilson Lima vai replicar em Parintins o que já foi feito em Maués e está sendo executado na capital, com o programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). “As equipes da UGPE e da Suhab já se encontram no município, e a assinatura do convênio vai dar viabilidade jurídica e segurança para que esse projeto possa avançar”, disse.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

As soluções de reposição de moradia para as famílias que serão reassentadas são unidades habitacionais e comerciais construídas pelo Prosai, indenizações de compensação financeira e reposição patrimonial, compra assistida (bônus moradia), permuta terreno e casa (Peteca), auxílio moradia e a bolsa moradia transitória para o período entre a saída da área de origem e a entrega da solução definitiva.

Ao longo do processo de certificação dos imóveis, que iniciou em junho de 2024, as equipes visitaram as sete frentes de intervenção das obras, que incluem urbanização, construção de habitacionais, equipamentos urbanos e saneamento básico. Abrangem os bairros Santa Rita, Santa Clara, Castanheira, Palmares, Beco Submarino e Francesa, locais onde as famílias conviviam com o risco de alagação. As equipes concluíram a verificação de 667 imóveis e completarão as análises com novas visitas técnicas em mais 165, no início deste ano.

A certificação serve como uma atualização cadastral, verificando a atual condição dos moradores, o perfil socioeconômico e as características dos imóveis: se são residenciais, comerciais ou mistos, se estão ou não na área direta de intervenção de obras.

Sobre o programa

O Prosai Parintins promoverá a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados ao redor da Lagoa da Francesa. Além das obras de saneamento básico e habitação, serão construídos um NOVO mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playgrounds, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um pronto atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense. Também será realizada uma ação inédita no município de reflorestamento de áreas degradadas.

As intervenções do NOVO sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto iniciaram em setembro do ano passado, com recursos da contrapartida estadual. As obras abrangem a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRD2), a recuperação de sete poços e perfuração de mais dez poços profundos, uma Estação de tratamento de esgoto (ETE), quatro estações elevatórias, além de 34 quilômetros de REDE de coleta e 2.423 ligações domiciliares.

O post Prosai Parintins: Governo do Amazonas dá início ao plano de reassentamento das famílias beneficiadas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa Fapeam Produtividade em CT&I está com inscrições abertas até 28 de janeiro
Próximo artigo Novas datas: Matrículas de novos alunos da rede estadual e municipal de ensino inicia nesta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

17 horas atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

18 horas atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

18 horas atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

18 horas atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás

Com mais de 5 mil participantes, Polícia Militar do Amazonas realiza 40ª Edição da Corrida Tiradentes

2 dias atrás

No Dia dos Povos Indígenas, Cosama destaca impacto do Projeto Água Boa no interior do Amazonas

2 dias atrás

PMAM – 189 anos: Projeto de equoterapia fortalece inclusão e atende crianças no Amazonas

2 dias atrás

Durante celebração dos 189 anos da PMAM, governador interino Roberto Cidade destaca mais de R$ 1 bilhão em investimentos na segurança pública

2 dias atrás

Com mais de 600 leitos, CHS torna-se o maior complexo hospitalar do Norte do país

3 dias atrás
Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins
Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado
Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer
Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado
Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?