Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Proposta cria banco nacional de preços de bens e serviços para contratações públicas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Proposta cria banco nacional de preços de bens e serviços para contratações públicas
Nacional

Proposta cria banco nacional de preços de bens e serviços para contratações públicas

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

16/05/2025 – 15:45  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Luiz Carlos Hauly: ferramenta permitirá economia de recursos públicos

O Projeto de Lei 4829/24 institui o Banco Nacional de Preços (BNP Brasil), uma plataforma eletrônica que vai reunir informações sobre preços de bens, serviços e obras adquiridos por órgãos da administração pública (federal, estadual e municipal). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O objetivo da ferramenta é gerar informações para auxiliar no cálculo dos valores de referência das contratações públicas. O acesso ao banco será livre e gratuito para a população.

Pelo texto, o BNP será de consulta obrigatória para a elaboração de termos de referência e os projetos básicos das licitações públicas, a estimativa de preços e o controle interno e externo. A proposta também prevê as seguintes medidas:

  • serão fixados no BNP os preços máximos para a contratação;
  • as informações deverão ser inseridas em até dez dias úteis após o fim do processo de aquisição ou contratação, sob pena de sanção administrativa;
  • o banco terá também uma base nacional de notas fiscais eletrônicas de licitações públicas; e
  • o BNP Brasil será gerido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público.

Preços superiores
O projeto estabelece ainda duas medidas importantes. Em casos de preços superiores aos parâmetros estabelecidos pelo BNP Brasil, a administração pública deverá justificar formalmente a decisão e submetê-la à aprovação do órgão de controle interno.

Já quando o preço registrado se tornar menor que o preço praticado no mercado, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem uma redução dos valores.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PODE-PR), autor da proposta, afirma que, apesar dos vários mecanismos criados nos últimos anos, como o pregão eletrônico, ainda persiste no Brasil uma discrepância nos valores dos bens adquiridos por órgãos públicos.

“Assim, a proposição permitirá uma grande economia de recursos públicos, além de racionalizar os procedimentos de compra e impedir o ‘conluio’ entre fornecedores”, disse Hauly.

Próximos passos
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto ‘Atravesse na Faixa’ reforça segurança de pedestres na Autaz Mirim
Próximo artigo Projeto isenta taxistas e motoristas de aplicativo de tarifa por estacionamento rotativo público

Mais notícias desta categoria

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

11 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

13 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proibição de uso de animais em testes de cosméticos

13 horas atrás

Retrospectiva 2025: Lei de Incentivo ao Esporte tornou-se política permanente

14 horas atrás

Retrospectiva 2025: deputados aprovaram isenção de IPVA e despacho gratuito de mala

14 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proposta que altera licenciamento ambiental

14 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS

14 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis

14 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia

15 horas atrás

Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara

15 horas atrás
Comissão aprova incentivo à construção de cisternas em áreas sem saneamento
Comissão de Educação aprova projeto para combater violência contra meninas nas escolas
Comissão Mista aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas
Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde
Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?