Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Promotores do MPAM conduzem mesa-redonda em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, na próxima segunda-feira (12)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Promotores do MPAM conduzem mesa-redonda em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, na próxima segunda-feira (12)
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Promotores do MPAM conduzem mesa-redonda em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, na próxima segunda-feira (12)

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Criado: Quarta, 07 Agosto 2024 17:58

Inory Kanamari, primeira advogada indígena do povo Kanamari, completa a mesa do evento, com acesso gratuito e aberto ao público

Na próxima segunda-feira (12/08), a partir das 14h, a escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) será palco da mesa-redonda “Sistema Judiciário brasileiro e povos indígenas: diálogos iniciais para sensibilização, justiça e reparação”, com a presença dos promotores de justiça Vitor Moreira da Fonsêca e Romina Carmen Brito Carvalho, representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), e de Inory Kanamari, primeira advogada indígena do povo Kanamari. O evento homenageia o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto.

Vitor Moreira da Fonsêca é doutor pela PUC/SP, membro do Grupo Nacional de direitos humanos (GNDH) e atua como professor e coordenador acadêmico no Instituto de Direito Aplicado (IDA). Promotor titular da 42ª Promotoria de justiça de direitos humanos da Pessoa Idosa e da pessoa com deficiência do MPAM, ele tem trabalho reconhecido por suas contribuições na promoção e defesa dos direitos humanos. “Será uma oportunidade para discutirmos os obstáculos de acesso à justiça para povos indígenas, especialmente como o sistema de justiça em geral está lidando com diferenças culturais que precisam ser observadas”, afirma.

Romina Carmen Brito Carvalho é promotora de justiça lotada na Promotoria de justiça Infracional e atualmente coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ) do MPAM, além de ser membro da Comissão Permanente da Infância e Juventude (Copeij) e do GNDH. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Romina é colaboradora do grupo de trabalho do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Esse tema é importantíssimo no contexto atual para entendermos como o sistema judiciário, por meio dos operadores do direito, PODE atuar para proteção dos direitos indígenas, onde sabemos da existência de tantas violações e barreiras para acesso à justiça. Sabemos que tais limitações atingem também as crianças e adolescentes indígenas que, como sujeitos de direito, são prioridade absoluta e devem ter assegurados todos os direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente“, ressalta a promotora de justiça.

A mesa-redonda contará também com a presença de Inory Kanamari, a primeira advogada indígena do povo Kanamari. Ela é presidente da Comissão de Amparo e defesa dos direitos dos Povos Indígenas da OAB/AM e vice-presidente da Comissão Especial de Amparo e Defesa dos Povos Indígenas no Conselho Federal da OAB. Com uma trajetória de ativismo, ela atuou como consultora no projeto de tradução da Constituição Federal para a língua indígena nheengatu no Conselho Nacional de justiça (CNJ). Além de advogada, Inory é poetisa e membro da Academia de Letras, ciências e Cultura da Amazônia (Alcama).

O evento é gratuito e aberto ao público. Além de proporcionar um espaço de reflexão e debate, a mesa-redonda oferece quatro horas complementares para os participantes. Esta é uma oportunidade para acadêmicos, profissionais do direito, estudantes e a sociedade em geral interessada em aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos dos povos indígenas e o sistema judiciário brasileiro.

Sobre o dia

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, para destacar a importância desses povos na sociedade. A data visa reconhecer e valorizar as contribuições históricas, culturais e sociais dos indígenas. Em 2007, a ONU adotou a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que estabelece direitos universais para essas populações. O Censo Demográfico de 2022 revelou que há cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil. A data também serve como um instrumento de luta e apoio às causas indígenas.

Texto: Poliany RodriguesFoto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

   

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Debates sobre segurança pública, infraestrutura e Serviço de Verificação de Óbitos marcam Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas
Próximo artigo Galeria do Largo inaugura ‘Mostra de Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas’, na sexta-feira

Mais notícias desta categoria

Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas

2 horas atrás

Ecobarreiras – David Almeida na COP 30

19 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis

23 horas atrás

Sejusc oferece cidadania a povos originários em Borba

1 dia atrás

Mobilidade sustentável: Avanços em Manaus

2 dias atrás

Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública

2 dias atrás

Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!

2 dias atrás

Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus

2 dias atrás

Veículos pesados – Fiscalização eficaz em Manaus

2 dias atrás

Governo Presente: 25ª edição e 7,6 mil atendimentos

3 dias atrás

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

5 dias atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

5 dias atrás
Idam capacitou 272 extrativistas em 2025
Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios
Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus
Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras
Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?