Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Promotora Leda Mara é nomeada procuradora-geral de Justiça do MPAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Promotora Leda Mara é nomeada procuradora-geral de Justiça do MPAM
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Promotora Leda Mara é nomeada procuradora-geral de Justiça do MPAM

12 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Criado: Domingo, 15 Setembro 2024 10:39

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado disponibilizado neste domingo (15). Ela foi escolhida em lista tríplice encaminhada ao Executivo no último dia 2 de setembro pelo MPAM. A posse acontece no dia 15 de outubro

Pela terceira vez em 132 anos, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) será chefiado por uma mulher. Com 28 anos no MPAM e vasta experiência administrativa, a promotora de justiça de Entrância Final Leda Mara Nascimento Albuquerque, de 59 anos, irá chefiar o MPAM nos próximos dois anos (Biênio 2024-2026). Ela foi escolhida pelo governador Wilson Lima, após obter a maioria dos votos em eleição interna no MPAM e figurar na lista tríplice com 101 votos no total. É a segunda vez que Leda Mara assume o posto mais alto do MP do Amazonas, tendo comandado o Ministério Público anteriormente entre 2018 e 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial deste domingo, na página 11.

A posse da nova procuradora-geral, que sucederá o atual PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento, acontecerá no dia 15 de outubro no Teatro Amazonas, com a presença dos membros do MPAM, autoridades e convidados. A lista tríplice do MPAM havia sido encaminhada ao governador pelo Colégio de Procuradores de justiça no último dia 3, um dia após a eleição virtual no MPAM, que definiu, entre nove concorrentes, os três mais votados por 183 promotores e procuradores.

Graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a nova procuradora-geral ingressou no MPAM em fevereiro de 1996. Com grande experiência administrativa, a procuradora Leda Mara Albuquerque foi secretária-geral do MPAM e subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos do órgão, além de integrar o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) no ano de 2011, atuando em várias ações contra o crime organizado.

Durante seu primeiro mandato, Leda Mara Albuquerque imprimiu importantes realizações em sua gestão, como as entregas das promotorias novas ou reformadas de Boca do Acre, Parintins, Humaitá e Tabatinga, além de melhorias estruturais no edifício-sede em Manaus. A continuidade no processo de implantação dos sistemas SAJ (capital) e MP Virtual (interior) foi outro ponto alto da gestão, superando os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

Na gestão de Leda Mara Albuquerque, o órgão também se aproximou ainda mais da população, com avanços no alcance dos projetos sociais, eventos e ações, bem como na melhoria do atendimento. O biênio 2018-2020 teve como principal saldo o estreitamento dos laços entre os membros e o povo do Amazonas.

“Sou movida pelo propósito de promover mudanças estruturais e institucionais que atendam os anseios da população do Amazonas. Faremos um Ministério Público moderno e inovador”, afirmou a nova PGJ, em vídeo encaminhado aos membros durante campanha pré-eleitoral.

Trajetória e reconhecimentos

docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 1992, Leda Mara ingressou no MPAM em fevereiro de 1996, após passagem como delegada de polícia na polícia Civil (1993-1996). No Ministério Público, além de promotora de justiça e PGJ, integrou o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) em 2011. Também foi secretária-geral, de 2015 a 2016, e subprocuradora para Assuntos Administrativos de 2016 a 2018.

Como personalidade pública, presidiu a UNIÃO de Mulheres de Manaus em 1991; dirigiu a Associação docente da Universidade Federal do Amazonas (Adua) em 1994; coordenou o Fórum de Combate ao turismo Sexual e à Prostituição Infantojuvenil no município de Parintins (2002-2003); coordenou o Escritório Modelo “professor Aderson Dutra” da UFAM em 2003; e chefiou o Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFAM em 2006.

A nova PGJ, Leda Mara Nascimento Albuquerque, também coleciona reconhecimentos públicos: título de Cidadã Parintinense por Relevantes Serviços Prestados, concedido pela Câmara Municipal de Parintins em 2004; ordem do Mérito Judiciário TRT 11ª Região em 2018; medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Amazonas em 2018; medalha de Ouro Cidade de Manaus, concedida pela Câmara Municipal de Manaus em 2019; e Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas concedida pelo Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM) em 2020.

Solenidade de posse será em outubro

A cerimônia de posse de Leda Mara Nascimento Albuquerque como procuradora-geral de justiça do Estado do Amazonas acontecerá no dia 15 de outubro de 2024, no Teatro Amazonas, às 17h.

A solenidade será conduzida pelo atual procurador-geral de justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior e contará com a presença dos membros do Colégio de Procuradores de justiça, promotores, outras autoridades, entre elas o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida, e convidados.

Diário Oficial do Estado do Amazonas, de 13 de setembro de 2024, disponibilizado neste domingo (15).

Texto: Lennon CostaEdição: Elvis ChavesFoto: Hirailton Gomes

   

Tags:Boca do AcreDavid AlmeidaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasHumaitáManausParintinsPolíciaPolícia CivilProjetos sociaisTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Primeira Câmara Cível mantém sentença sobre legalidade de ato em fiscalização ambiental
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro

6 horas atrás

Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus

10 horas atrás

Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo

12 horas atrás

Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos

13 horas atrás

FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade

1 dia atrás

Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade

1 dia atrás

Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass

2 dias atrás

Desnutrição infantil: SES-AM impulsiona NutriSUS

2 dias atrás

Ambulatório do Egresso – Melhorando o Atendimento

2 dias atrás

Dengue no Amazonas: redução de 43,2% nos casos

2 dias atrás

Balizadores garantem segurança no Passeio do Mindu

3 dias atrás

Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus

3 dias atrás
SEPcD leva crianças com deficiência para manhã lúdica
SouManaus: Ação inovadora transforma turismo em Manaus
Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru
Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus
Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?