Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projetos e obras do Governo do Amazonas são apresentados em evento do Sinduscon-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projetos e obras do Governo do Amazonas são apresentados em evento do Sinduscon-AM
Governo do Amazonas

Projetos e obras do Governo do Amazonas são apresentados em evento do Sinduscon-AM

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Durante o encontro, foram discutidas as perspectivas do mercado imobiliário e os desafios para o setor na Região Norte, em 2025

FOTOS: Paula Pessoa/UGPE

Programas executados pelo Governo do Amazonas, nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura, foram apresentados, nesta quarta-feira (18/06), durante o evento “CBIC Indicadores Regionais – Região Norte”. O evento foi realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da construção civil do Amazonas (Sinduscon-AM).

Os projetos apresentados pelo Governo do Amazonas têm à frente a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O encontro, realizado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), no Centro, reuniu especialistas e lideranças da construção civil, que debateram o cenário econômico, as perspectivas do mercado imobiliário e os desafios do setor na Região Norte, em 2025.

Durante a apresentação, o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou programas como o Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o de saneamento Integrado (Prosai), o Ilumina+ Amazonas, entre outros.

“Esse é um evento importante para o setor e foi uma oportunidade de mostrar o impacto das ações do Governo do Estado, especialmente à moradia, onde o crescimento é nítido. Com o programa Amazonas Meu Lar, ajudamos a impulsionar as vendas e a ampliar o acesso da população à política habitacional no estado”, afirmou o secretário.

O vice-presidente da CBIC e presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, ressaltou a importância do programa Amazonas Meu Lar, como uma iniciativa pioneira e eficaz na redução do déficit habitacional no estado. “O Amazonas Meu Lar é o maior programa habitacional já realizado no estado e o único da Região Norte com subsídio direto do governo estadual. Isso tem feito a diferença para as famílias de baixa renda, que muitas vezes não conseguem pagar a entrada de um imóvel. Com esse apoio, elas conseguem sair do aluguel e conquistar a casa própria. O programa não só estimula o setor da construção civil, como leva dignidade e melhora a qualidade de vida da população”, observou.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

Também participaram do encontro o presidente da CBIC, Renato Correia, o gerente-geral do Banco de Brasília (BRB), Odilon Vaz, a economista-chefe da CBIC, Leda Vasconcelos, e o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi), Henrique Medina.

Iluminação e infraestrutura

Entre os programas apresentados, Marcellus Campêlo incluiu o Ilumina+ Amazonas, que promove a substituição de lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas — mais poluentes — por luminárias de LED na iluminação pública dos municípios do interior. A iniciativa já alcançou 51 cidades e 244 comunidades rurais e indígenas, com a instalação de 95,4 mil pontos de LED. A meta é contemplar todos os 61 municípios do interior, tornando o Amazonas o primeiro estado do país com iluminação pública 100% em LED.

FOTOS: Paula Pessoa/UGPE

Na área de infraestrutura, o Asfalta Amazonas, que, segundo o secretário, tem como foco a recuperação e ampliação da malha viária, tanto na capital quanto no interior. As ações incluem recapeamento asfáltico, construção de meio-fio, drenagem e outras melhorias urbanas. Desde seu lançamento em 2021, o programa, coordenado pela Sedurb, conta com cerca de R$ 805,4 milhões em investimentos em execução direta e por meio de convênios, beneficiando 33 municípios.

Habitação

O Programa Amazonas Meu Lar, também apresentado pelo secretário, integra as políticas de habitação e fundiária do Estado, com a meta de oferecer 24 mil soluções de moradia e regularizar 33 mil imóveis. A ação está estimada em R$ 4,7 bilhões, somando investimentos do Governo do Estado, recursos do FGTS e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Até o momento, o programa já atendeu 19.805 famílias com regularização fundiária e 7.087 com soluções de moradia. Entre as soluções definitivas estão 296 unidades entregues com a inauguração de três habitacionais: os residenciais Rodrigo Otávio e Maués, construídos através do Prosamin+, e o Ozias Monteiro 2, entregue pela Superintendência de Habitação (Suhab).

O Estado prevê, pelo Prosamin+, a construção de 808 unidades habitacionais. Já foram entregues 104 unidades. Tem mais 512 unidades a serem entregues na Comunidade da Sharp, das quais 176 já em fase avançada de obras, com entrega prevista para o final deste ano. Mais 160 unidades entre as avenidas Silves e Maués e 32 na Manaus 2000.

O post Projetos e obras do Governo do Amazonas são apresentados em evento do Sinduscon-AM apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto ‘Norte pelo Norte’ abre inscrições para mural coletivo da 1ª Exposição de Lambe-Lambe de Parintins
Próximo artigo Festa dos Visitantes 2025: artistas regionais falam sobre expectativa para show no bumbódromo

Mais notícias desta categoria

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

1 dia atrás

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

1 dia atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

1 dia atrás

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

1 dia atrás

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

1 dia atrás

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

1 dia atrás

Governo Presente: Detran-AM registra 170 atendimentos neste sábado

1 dia atrás

Governo do Amazonas consegue na Justiça decisão que garante manutenção do Passe Livre

1 dia atrás

Operação Shamar: Em Juruá, Polícia Civil prende homem por agredir e ameaçar companheira com um terçado

1 dia atrás

Governo Presente: Serviços de acessibilidade e solicitação de documentos para PcD são levados ao Coroado

1 dia atrás

Governo Presente: 20ª edição realiza atendimento inédito com Telessaúde e serviços de cidadania e proteção animal no Coroado

1 dia atrás

Governo do Amazonas entrega 200 novas faixas no encerramento da 14ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina

1 dia atrás
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves e reforça acesso a exames com Carreta da Saúde
Governador Wilson Lima destaca geração de emprego e renda com formação das primeiras turmas do Cetam em Silves
Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo
Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita
Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?