Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto “Vacina HPV nas Escolas” está sendo articulado em combate ao Câncer do Colo de Útero
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Projeto “Vacina HPV nas Escolas” está sendo articulado em combate ao Câncer do Colo de Útero
ALEAMPolítica

Projeto “Vacina HPV nas Escolas” está sendo articulado em combate ao Câncer do Colo de Útero

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
01 Dep. Delegado PeCC81ricles Projeto Vacina HPV nas Escolas estaCC81 sendo articulado em combate ao CaCC82ncer do Colo de UCC81tero

Com o intuito de combater os baixos índices de vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, foi apresentado nessa quarta-feira (29), o projeto Vacina HPV nas Escolas da rede pública de ensino. O deputado Delegado Péricles (PL), acompanhado dos médicos Gerson Mourão, diretor-presidente da Fundação Cecon (FCecon), e da ginecologista Mônica Bandeira, apresentou a iniciativa para a secretária de Educação e Desporto (Seduc), Kuka Chaves, e para a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Tatyana Amorim.
Na reunião, o deputado falou da importância da implementação do projeto para que o Amazonas possa alcançar o percentual na vacinação de Papilomavírus Humano (HPV). “Vejo essa iniciativa como um grande avanço na política de saúde para o Estado. Sou um entusiasta do trabalho desenvolvido pela doutora Mônica e pelo doutor Gerson e, por isso, não podia deixar de apoiá-los nessa iniciativa. Meu mandato tem grandes realizações na saúde e o trabalho com a FCecon é uma delas”, pontuou o parlamentar.

Projeto
Na ocasião do encontro, a médica Mônica Bandeira, que é idealizadora do projeto e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, esclareceu que o câncer do colo uterino é o único tumor humano com causa conhecida e é 100% evitável. A diminuição do risco de contágio pelo HPV é recomendada com a vacina para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.
A médica explicou que, apesar do vírus do HPV estar diretamente ligado ao câncer de Colo do Útero, os homens também são atingidos, porque o HPV também pode provocar câncer no pênis, ânus e faringe.
Mônica Bandeira lembrou que em 2013, de forma pioneira no Brasil, o Amazonas colocou em prática o projeto de vacinação contra o HPV nas escolas. “Na época, o Amazonas saiu na frente na vacinação gratuita para meninas nas escolas. Entretanto, foi retirado das unidades escolares e a adesão à vacina despencou. Precisamos de uma campanha permanente para combater esse câncer que é evitável”, disse a ginecologista.

Aceitação
A secretária Kuka Chaves defendeu a proposta afirmando que um planejamento estratégico pode lograr êxito e atender todos os municípios com o apoio da FVS-AM que vai executar a estratégia. “Acredito que o interior do Estado também vai se beneficiar muito com essa iniciativa, vamos usar o Centro de Mídias para incrementar a conscientização e avançar na conquista da meta com números positivos de proteção aos nossos jovens”, pontuou.
A secretária da Seduc falou que o projeto será posto em prática, destacando a total aprovação do governador do Amazonas, Wilson Lima. Para isto, Kuka Chaves explicou que será articulada uma campanha com ampla divulgação no estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. “Nesse primeiro momento precisamos fazer chegar à informação em todo o estado do Amazonas”, disse.
A diretora-presidente da FVS-AM também pontuou as questões pertinentes ao órgão, ressaltando que o FVS-AM deverá ser provocada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e estará à disposição do projeto. “Temos a possibilidade de fazer esse projeto ser uma referência para país, com a experiência adquirida pela FVS no combate à Covid-19, estamos prontos para trabalhar com eficiência” afirmou Tatyana Amorim.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoGoverno do Amazonasmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior IMG 20230329 150911 1024x577 1 Comissão de Segurança Pública da Aleam realiza Audiência Pública em Presidente Figueiredo
Próximo artigo 02 Dep. Alessandra Campelo destaca resultado de operacCCA7aCC83o de combate aCC80 violeCC82ncia contra a mulher no Amazonas Alessandra Campelo destaca resultado de operação de combate à violência contra a mulher no Amazonas

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?