Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Projeto “Vacina HPV nas Escolas” está sendo articulado em combate ao Câncer do Colo de Útero
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Projeto “Vacina HPV nas Escolas” está sendo articulado em combate ao Câncer do Colo de Útero
ALEAMPolítica

Projeto “Vacina HPV nas Escolas” está sendo articulado em combate ao Câncer do Colo de Útero

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 30 de março de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Com o intuito de combater os baixos índices de vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, foi apresentado nessa quarta-feira (29), o projeto Vacina HPV nas Escolas da rede pública de ensino. O deputado Delegado Péricles (PL), acompanhado dos médicos Gerson Mourão, diretor-presidente da Fundação Cecon (FCecon), e da ginecologista Mônica Bandeira, apresentou a iniciativa para a secretária de Educação e Desporto (Seduc), Kuka Chaves, e para a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Tatyana Amorim.
Na reunião, o deputado falou da importância da implementação do projeto para que o Amazonas possa alcançar o percentual na vacinação de Papilomavírus Humano (HPV). “Vejo essa iniciativa como um grande avanço na política de saúde para o Estado. Sou um entusiasta do trabalho desenvolvido pela doutora Mônica e pelo doutor Gerson e, por isso, não podia deixar de apoiá-los nessa iniciativa. Meu mandato tem grandes realizações na saúde e o trabalho com a FCecon é uma delas”, pontuou o parlamentar.

Projeto
Na ocasião do encontro, a médica Mônica Bandeira, que é idealizadora do projeto e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, esclareceu que o câncer do colo uterino é o único tumor humano com causa conhecida e é 100% evitável. A diminuição do risco de contágio pelo HPV é recomendada com a vacina para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.
A médica explicou que, apesar do vírus do HPV estar diretamente ligado ao câncer de Colo do Útero, os homens também são atingidos, porque o HPV também pode provocar câncer no pênis, ânus e faringe.
Mônica Bandeira lembrou que em 2013, de forma pioneira no Brasil, o Amazonas colocou em prática o projeto de vacinação contra o HPV nas escolas. “Na época, o Amazonas saiu na frente na vacinação gratuita para meninas nas escolas. Entretanto, foi retirado das unidades escolares e a adesão à vacina despencou. Precisamos de uma campanha permanente para combater esse câncer que é evitável”, disse a ginecologista.

Aceitação
A secretária Kuka Chaves defendeu a proposta afirmando que um planejamento estratégico pode lograr êxito e atender todos os municípios com o apoio da FVS-AM que vai executar a estratégia. “Acredito que o interior do Estado também vai se beneficiar muito com essa iniciativa, vamos usar o Centro de Mídias para incrementar a conscientização e avançar na conquista da meta com números positivos de proteção aos nossos jovens”, pontuou.
A secretária da Seduc falou que o projeto será posto em prática, destacando a total aprovação do governador do Amazonas, Wilson Lima. Para isto, Kuka Chaves explicou que será articulada uma campanha com ampla divulgação no estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. “Nesse primeiro momento precisamos fazer chegar à informação em todo o estado do Amazonas”, disse.
A diretora-presidente da FVS-AM também pontuou as questões pertinentes ao órgão, ressaltando que o FVS-AM deverá ser provocada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e estará à disposição do projeto. “Temos a possibilidade de fazer esse projeto ser uma referência para país, com a experiência adquirida pela FVS no combate à Covid-19, estamos prontos para trabalhar com eficiência” afirmou Tatyana Amorim.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoGoverno do Amazonasmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?