A ação permitiu a aprendizagem de conceitos e estimulou reflexões que contribuem para a defesa da “floresta em pé”
Educação escolar, formação cidadã e consciência ambiental foram temas abordados por meio de cartilhas em formato de Histórias em Quadrinhos (HQs), desenvolvidas como ferramentas de ensino, que alcançaram mais de 700 alunos de nove escolas em Manaus e em quatro municípios da região metropolitana da capital – Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manacapuru.
O projeto intitulado “Implicações Educacionais na Utilização de Cartilhas Sobre a Floresta Amazônica no Contexto Escolar” recebeu investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas.
A ação foi idealizada e desenvolvida por pesquisadores, coordenados pela doutora em Psicologia Cognitiva, Genoveva Chagas de Azevedo, do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
De acordo com a pesquisadora, as cartilhas em HQs abordam diversos temas ambientais que ilustram, no formato de desenhos e textos, a importância da preservação da floresta Amazônica e convidam, os alunos leitores, a refletirem sobre as implicações das ações humanas no aumento das problemáticas socioambientais.
“Estas cartilhas têm potencial de ensino. Por exemplo, os alunos que as utilizaram alcançaram 80% de acerto para o conceito de efeito estufa. Já os alunos que não tiveram a mesma experiência, mas responderam à mesma pergunta, obtiveram apenas 53% de acerto”, enfatizou a coordenadora.
Conforme relatou Genoveva, conhecimentos científicos interdisciplinares, tais como: o poder de estufa dos gases, mudança climática, carbono florestal, desmatamento ilegal, fragmentos florestais, entre outros, são trazidos nas duas HQs, denominadas “Conhecer e proteger as florestas: missão de todos” e “A terra em tempos de mudança climática e a ação da floresta”.
Participantes e metodologia
Segundo a coordenadora, o projeto possibilitou que estudantes do 7º e do 9º ano do Ensino Fundamental, participassem de dois tipos de experiência com as Histórias em Quadrinhos. Uma com explicação após cada bloco de leitura e a outra apenas com orientação para a leitura. E, com isso, as HQs mostraram eficácia e coerência para se constituir como um recurso mediador.
O projeto envolveu também 16 professores. Os educadores forneceram avaliação de como as HQs podem ser utilizadas como recurso didático, considerando a experiência observada como uma importante contribuição para as escolas.
Recomendações
Na avaliação da pesquisadora, professores podem se beneficiar no todo ou em parte dos conteúdos das cartilhas, do procedimento de leitura e do modelo de mediação. As HQs se mostraram ferramentas com alto potencial pedagógico, embora formação e planejamento para o seu uso sejam recomendados.
Investimento
O Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado do Amazonas em instituição de pesquisa ou ensino superior ou centro de pesquisa, públicos ou privados, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no Estado do Amazonas.
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