Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais
Governo do Amazonas

Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais

3 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento encerrou ciclo do projeto Seiva.Dados em 03/12 com apresentações das estudantes sobre problemas locais.

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar encerrou nesta quarta-feira (03/12) o ciclo do Seiva.Dados, reunindo mais de mil alunos do ensino médio e representantes de instituições parceiras, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Instituto de ciências Periféricas (ICP) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante o evento, alunas de cinco escolas Estaduais apresentaram projetos desenvolvidos ao longo de cinco meses nas unidades de ensino.

Apresentações e temas trabalhados

As pesquisas das estudantes trataram de problemas das próprias comunidades, incluindo proteção de animais, saneamento básico, reciclagem, saúde, infraestrutura e segurança pública. As apresentações foram produzidas a partir de questionários, entrevistas e aplicação de formulários com moradores, estudantes e autoridades públicas.

A assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), Rita Pereira, representou a Secretaria de educação e destacou o impacto social do projeto. “Esse é um projeto muito importante, que mobilizou as estudantes a pensarem soluções sobre questões que elas enxergam dentro da própria comunidade. Faz parte do processo delas entenderem que podem mudar a realidade onde vivem, que são agentes sociais de transformação”, afirmou Rita, ponto focal do Seiva.Dados na Secretaria de educação.

Entre as participantes, a estudante Yasmin Lopes, 16, aluna da 1ª série do ensino médio da EE Manoel Rodrigues de Souza e integrante do grupo SOS Pets, ressaltou a experiência com coleta de dados e entrevistas. “Os animais em situação de rua fazem parte do cotidiano do nosso bairro, e transformar isso numa discussão embasada, com dados, entrevistas e pesquisa foi muito significativo”, comentou a aluna.

Além das apresentações, a programação contou com uma batalha de Slam, promovida pelo grupo Perifa Amazônia, que encerrou o evento com uma atividade cultural ligada às vivências das estudantes.

Formação docente

Os professores que orientaram as estudantes participaram de formação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do curso livre “Abordagem STEAM e Aprendizagem por Projetos aplicados a problemas territoriais”, promovido pela Gedutec. No curso, os educadores foram incentivados a desenvolver projetos interdisciplinares com foco em Ciência de Dados, Tecnologia, Engenharia, artes e matemática, além da Aprendizagem Baseada em Projetos e da aplicação de soluções a partir de dados locais.

A professora de Língua Portuguesa da EE Jairo da Silva Rocha e orientadora de projetos na escola, Emanuella Costa, comentou sobre o caráter formativo da iniciativa: “A iniciativa busca fortalecer o pensamento crítico das estudantes e ampliar a compreensão delas sobre seu lugar na sociedade, estimulando o protagonismo juvenil e a construção de uma atuação cidadã mais consciente e participativa”, ressaltou a professora.

Projetos por escola

Na EE Nathalia Uchoa, grupos trabalharam o descarte correto de resíduos com o “Winx Fadas da Reciclagem”, melhorias de infraestrutura com o “Star Girls” e a segurança pública no bairro Japiim II com o “Winters”.

Na EE Roberto dos Santos Vieira, o “UNI4” investigou falta de infraestrutura no bairro Nova Cidade; o “Twice” também tratou do descarte de resíduos; e o “Quimera” apresentou reflexões sobre saúde pública no bairro Monte das Oliveiras.

Na EE Ruy Alencar, o “InfraEscola” avaliou a infraestrutura da unidade e o “Parada Segura” focou na segurança das mulheres nas paradas de ônibus próximas à escola.

Na EE Manoel Rodrigues de Souza, o grupo “As SuperMendes” trabalhou saneamento básico e arborização no bairro Armando Mendes, incluindo ações como distribuição de panfletos e plantio de mudas. O “SOS Pets” abordou abandono de animais, adoção responsável e importância da castração, enquanto o “Butterfly” tratou de infraestrutura local.

Na EE Jairo da Silva Rocha, o “5 Elementos Revive Leste” atuou na revitalização de lixeiras viciadas e sensibilização da população, e o “Vozes da Comunidade – Recicla Mais” abordou reciclagem e cuidado com o meio ambiente.

Ao todo, foram 13 grupos de trabalho nas cinco escolas, que além de identificar problemáticas também apresentaram propostas de intervenção para transformar a realidade dos territórios.

Assuntos nesse artigo:

#seivadados, #educacao, #secretariadeeducacao, #UFAM, #unicef, #icp, #saneamento, #reciclagem, #protecaodeanimais, #seguranca, #infraestrutura, #saude, #ensinomedio, #escolasestaduais, #gedutec, #steam, #aprendizagemporprojetos, #slam, #perifamazonia, #protagonismojuvenil

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sema integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e inicia implementação do manejo do pirarucu em Manaus
Próximo artigo Comissão aprova suspender novo modelo de concessão do seguro-defeso

Mais notícias desta categoria

Detran-AM registra 230 infrações na operação fim de ano seguro 2025 em Manaus entre 24/12 e 25/12

6 horas atrás

Primeiro bebê do Natal de 2025 nasce no Instituto Dona Lindu em Manaus e recebe assistência da rede estadual

8 horas atrás

IML Manaus convoca familiares para reconhecimento do corpo de Junie Marshall e fornece orientações práticas

8 horas atrás

Detran-AM retoma serviços da CNH a partir de 25/12 e atendimento presencial volta em 29/12

10 horas atrás

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

1 dia atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

1 dia atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

1 dia atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

1 dia atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

1 dia atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

1 dia atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

2 dias atrás
Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED
Concurso Ipaam oferece 140 vagas com inscrições de 16 a 30 de janeiro de 2026 e provas em março
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois desaparecidos em Manaus e pede informações à população
Governo do Amazonas entrega viaturas, armamentos e munições a Iranduba para reforçar policiamento local
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?