Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais
Governo do Amazonas

Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais

8 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento encerrou ciclo do projeto Seiva.Dados em 03/12 com apresentações das estudantes sobre problemas locais.

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar encerrou nesta quarta-feira (03/12) o ciclo do Seiva.Dados, reunindo mais de mil alunos do ensino médio e representantes de instituições parceiras, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Instituto de ciências Periféricas (ICP) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante o evento, alunas de cinco escolas Estaduais apresentaram projetos desenvolvidos ao longo de cinco meses nas unidades de ensino.

Apresentações e temas trabalhados

As pesquisas das estudantes trataram de problemas das próprias comunidades, incluindo proteção de animais, saneamento básico, reciclagem, saúde, infraestrutura e segurança pública. As apresentações foram produzidas a partir de questionários, entrevistas e aplicação de formulários com moradores, estudantes e autoridades públicas.

A assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), Rita Pereira, representou a Secretaria de educação e destacou o impacto social do projeto. “Esse é um projeto muito importante, que mobilizou as estudantes a pensarem soluções sobre questões que elas enxergam dentro da própria comunidade. Faz parte do processo delas entenderem que podem mudar a realidade onde vivem, que são agentes sociais de transformação”, afirmou Rita, ponto focal do Seiva.Dados na Secretaria de educação.

Entre as participantes, a estudante Yasmin Lopes, 16, aluna da 1ª série do ensino médio da EE Manoel Rodrigues de Souza e integrante do grupo SOS Pets, ressaltou a experiência com coleta de dados e entrevistas. “Os animais em situação de rua fazem parte do cotidiano do nosso bairro, e transformar isso numa discussão embasada, com dados, entrevistas e pesquisa foi muito significativo”, comentou a aluna.

Além das apresentações, a programação contou com uma batalha de Slam, promovida pelo grupo Perifa Amazônia, que encerrou o evento com uma atividade cultural ligada às vivências das estudantes.

Formação docente

Os professores que orientaram as estudantes participaram de formação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do curso livre “Abordagem STEAM e Aprendizagem por Projetos aplicados a problemas territoriais”, promovido pela Gedutec. No curso, os educadores foram incentivados a desenvolver projetos interdisciplinares com foco em Ciência de Dados, Tecnologia, Engenharia, artes e matemática, além da Aprendizagem Baseada em Projetos e da aplicação de soluções a partir de dados locais.

A professora de Língua Portuguesa da EE Jairo da Silva Rocha e orientadora de projetos na escola, Emanuella Costa, comentou sobre o caráter formativo da iniciativa: “A iniciativa busca fortalecer o pensamento crítico das estudantes e ampliar a compreensão delas sobre seu lugar na sociedade, estimulando o protagonismo juvenil e a construção de uma atuação cidadã mais consciente e participativa”, ressaltou a professora.

Projetos por escola

Na EE Nathalia Uchoa, grupos trabalharam o descarte correto de resíduos com o “Winx Fadas da Reciclagem”, melhorias de infraestrutura com o “Star Girls” e a segurança pública no bairro Japiim II com o “Winters”.

Na EE Roberto dos Santos Vieira, o “UNI4” investigou falta de infraestrutura no bairro Nova Cidade; o “Twice” também tratou do descarte de resíduos; e o “Quimera” apresentou reflexões sobre saúde pública no bairro Monte das Oliveiras.

Na EE Ruy Alencar, o “InfraEscola” avaliou a infraestrutura da unidade e o “Parada Segura” focou na segurança das mulheres nas paradas de ônibus próximas à escola.

Na EE Manoel Rodrigues de Souza, o grupo “As SuperMendes” trabalhou saneamento básico e arborização no bairro Armando Mendes, incluindo ações como distribuição de panfletos e plantio de mudas. O “SOS Pets” abordou abandono de animais, adoção responsável e importância da castração, enquanto o “Butterfly” tratou de infraestrutura local.

Na EE Jairo da Silva Rocha, o “5 Elementos Revive Leste” atuou na revitalização de lixeiras viciadas e sensibilização da população, e o “Vozes da Comunidade – Recicla Mais” abordou reciclagem e cuidado com o meio ambiente.

Ao todo, foram 13 grupos de trabalho nas cinco escolas, que além de identificar problemáticas também apresentaram propostas de intervenção para transformar a realidade dos territórios.

Assuntos nesse artigo:

#seivadados, #educacao, #secretariadeeducacao, #UFAM, #unicef, #icp, #saneamento, #reciclagem, #protecaodeanimais, #seguranca, #infraestrutura, #saude, #ensinomedio, #escolasestaduais, #gedutec, #steam, #aprendizagemporprojetos, #slam, #perifamazonia, #protagonismojuvenil

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sema integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e inicia implementação do manejo do pirarucu em Manaus

Mais notícias desta categoria

Sema integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e inicia implementação do manejo do pirarucu em Manaus

13 minutos atrás

ELO Cajual é cedido à Associação dos Moradores para atividades sociais e capacitação em Manaus

14 minutos atrás

Governo do Amazonas cede ELO Cajual à Associação de Moradores para ações sociais e educativas no bairro Santa Luzia

14 minutos atrás

Governo do Amazonas prevê lançamento do PDIF Amazonas no primeiro semestre de 2026 com calendário definido pelo Niffam

1 hora atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre dois desaparecidos em Manaus

2 horas atrás

Câmara Setorial do Turismo realiza 142ª reunião e apresenta Observatório da Cultura do Centro de Manaus com calendário para 2026

2 horas atrás

Sine Amazonas divulga 193 vagas de emprego com atendimento das 8h às 14h nesta quinta-feira

2 horas atrás

Governo do Amazonas abre edital Inova Setores AM para inovação em comércio, serviços e turismo em Manaus

3 horas atrás

Projeto de Teatro Comunitario em Tefé leva oficinas e montagens a bairros e valoriza memorias locais

3 horas atrás

Hospital Francisca Mendes inicia primeira etapa de modernização e amplia 49 leitos e capacidade de exames laboratoriais

3 horas atrás

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência mobiliza centros de convivência do Amazonas e ações da Seas

3 horas atrás

Idam conclui curso de sistemas agroflorestais com 20 agricultores familiares em Iranduba

3 horas atrás
FUnATI Solidária conclui edição 2025 com doações a nove instituições e atendimento ao Lar das Marias em Manaus
FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social
Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas
Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029
Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?