Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto reduz idade mínima para aposentadoria especial de mineiros de carvão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto reduz idade mínima para aposentadoria especial de mineiros de carvão
Nacional

Projeto reduz idade mínima para aposentadoria especial de mineiros de carvão

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

05/02/2026 – 20:20  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Ana Paula Lima, autora da proposta

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 66/25 propõe novas regras para a aposentadoria especial de trabalhadores que atuam na mineração subterrânea de carvão. O texto busca reduzir a idade mínima exigida para esses profissionais, alterando a Lei 8.213/91 e ajustando os critérios estabelecidos após a Reforma da Previdência de 2019.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e abrange especificamente os segurados expostos a condições de risco à saúde habituais e permanentes no subsolo.

Atualmente, o mineiro de subsolo precisa atingir uma idade mínima de 55 anos ou uma pontuação (idade + tempo) de 66 pontos para se aposentar. Isso criou um conflito com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que restringe o trabalho em subsolo até os 50 anos, obrigando o profissional a trabalhar além do limite de segurança ou mudar de função.

Idades mínimas
Pelo texto, a aposentadoria especial poderá ser concedida quando o trabalhador alcançar a seguinte combinação de idade e tempo de contribuição em atividade de risco:

  • 40 anos de idade: para quem tiver 15 anos de contribuição em atividade especial (geralmente frentes de produção no subsolo).
  • 45 anos de idade: para quem tiver 20 anos de contribuição em atividade especial (afastado da frente de produção).
  • 50 anos de idade: para quem tiver 25 anos de contribuição em atividade especial.

Atividade insalubre
A autora do projeto, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), argumenta que a atividade de mineração subterrânea é altamente insalubre, sujeitando os trabalhadores a doenças graves como silicose, neoplasias e surdez, além de alto risco de acidentes fatais.

Além da saúde, ela cita o Programa de Transição Energética Justa (Lei 14.299/22), que prevê o encerramento das atividades de mineração de carvão em Santa Catarina até 2040.

“Uma justificativa plausível para a diferenciação criada para o mineiro do carvão é o fato de que o setor tem o fim das operações previsto para 2040”, afirma a deputada.

Ela ressalta que o impacto financeiro do projeto será pequeno, já que a medida abrange um grupo restrito de cerca de 2.800 trabalhadores em Santa Catarina.

Regra de transição
O projeto também cria uma regra específica para quem já trabalhava no setor entre a reforma da Previdência (novembro de 2019) e a aprovação desta nova lei. Para este grupo, as idades mínimas variam ligeiramente (40, 45 e 48 anos), dependendo do grau de exposição e localização no subsolo.

O texto deixa claro que não haverá efeito retroativo: quem já se aposentou com as regras atuais não poderá pedir revisão com base na nova lei.

Próximos passos
A proposta será analisada pelas comissões de Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. O texto está sujeito à análise do Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Chuvas em Manaus colocam cidade em estado de atenção com ventos e raios até 5/2 às 19h
Próximo artigo Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual e entrega obras e benefícios em Santa Isabel do Rio Negro

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

3 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

3 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

3 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

3 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

3 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

3 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

4 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

4 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

4 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

4 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

4 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

1 mês atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?