Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus é destaque em encontro com universitários do MIT, dos Estados Unidos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus é destaque em encontro com universitários do MIT, dos Estados Unidos
Manaus

Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus é destaque em encontro com universitários do MIT, dos Estados Unidos

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

alunos universitários do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidade de pesquisa em Cambridge, Estados Unidos (EUA), e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conheceram nesta segunda-feira, 27/3, detalhes do programa da Prefeitura de Manaus que prevê grandes intervenções urbanísticas e de melhoria de infraestrutura para a capital. O encontro ocorreu no Atelier de Arquitetura da UFAM, no campus, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. O foco principal foi o programa “Nosso Centro”, mostrando aos universitários os eixos estratégicos, as etapas e as fases de intervenção.

A apresentação foi feita por arquitetos e urbanistas do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), dentro do Seminário Amazônia Studio 2023, realizado em parceria pelo Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama) e o MIT, feita pelo diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O seminário é composto de palestras, visitas técnicas, experiências e encontros com profissionais de arquitetura, alunos da UFAM e estudantes do MIT, que estão em Manaus especialmente para o evento de imersão. 

“Todos os projetos estão muito ligados e conectados a aspectos em comum, como a água, a floresta e a paisagem natural. No parque Gigantes da Floresta, entre as zonas Norte e Leste, tem um dos maiores igarapés da cidade, o Mindu, cuja nascente sai da reserva Adolfo Duque e segue até o rio Negro. No mirante Lúcia Almeida, no Centro, tem o rio Negro. E todos tem uma série de equipamentos e mobiliários de lazer, turismo, cultura, convivência e também reflexo na habitação, paisagismo e arborização. Na paisagem natural, quando antes se tinha praticamente a praia da Ponta Negra, agora vão surgir mais dois novos pontos, o mirante e o largo de São Vicente”, comentou o arquiteto.

A prefeitura já realiza obras no mirante e largo, incluindo ainda o casarão Thiago de Mello, entre a avenida 7 de Setembro e a rua Bernardo Ramos, no Centro. “Os projetos fazem conexão e um diálogo entre o contemporâneo e o antigo, explorando os conceitos de permeabilidade visual. Por isso o mirante terá as alvenarias retiradas para que as pessoas possam, do largo, contemplar o rio. Será criado um grande espaço público numa área onde não existia. São quase 9 mil metros quadrados onde não existia área pública nenhuma”, comentou Pedro Paulo.

Uma das ideias apresentadas aos universitários é a de que o píer que será construído junto ao mirante servirá de atracadouro para acesso de turistas e visitantes, para passeios a pontos turísticos, mas que em um momento futuro possa servir de estação de mobilidade urbana pelo rio.

“Ainda durante o encontro abordamos a diversidade de usos no território e a importância de escalas e camadas no tecido urbano, de quanto mais usos um bairro tenha, mais interessante ele se torna. E mais atrativo. O ‘Nosso Centro’ também trata de habitação para diversas classes sociais, não exclusivamente de interesse social. E o retorno de moradores será gradativo”, disse o diretor.

As intervenções que estão ocorrendo agora vão impulsionar os eixos do programa, como o “Mais Negócios”, estimulando a abertura e expansão de comércio, serviços e conexões, que vão dar apoio aos moradores já existentes e aos que irão chegar.

Para o palestrante, por estar na Amazônia, é possível mostrar o resultado concreto de preservação e reconversão do patrimônio com usos atuais, como acontecerá com o casarão Thiago de Mello, que no passado era uma residência e será a casa da fundação de mesmo nome, com exposições, acervo do poeta amazonense e visitação.

Programa

O “Nosso Centro” tem entre suas diretrizes proporcionar a reocupação da área central de Manaus, um bairro dotado de uma das melhores infraestruturas urbanas da capital. Em todas as intervenções realizadas em centros históricos, no Brasil e em outros países, se verifica que inicialmente há um investimento do poder público, fazendo o resgate das áreas, e posteriormente a iniciativa privada dá continuidade e tem sua parcela de colaboração.

O MIT é uma universidade privada norte-americana com programas de inovação, ciência, engenharia e disciplinas técnicas, cujo objetivo é fazer um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputada Joana Darc articula modernização da Funati
Próximo artigo Manaus vai participar de evento sobre economia circular dentro do calendário Iurc América Latina

Mais notícias desta categoria

Prefeitura divulga edital dos concursos da CGM e da Semmas

4 horas atrás

Obra de recuperação asfáltica revitaliza via

5 horas atrás

Prefeitura realiza ação integrada de enfrentamento à exploração

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus marca presença na 37ª edição do Festuris

7 horas atrás

Via do Jorge Teixeira é contemplada com o ‘Plano de Verão’

23 horas atrás

Prefeitura recupera rede de drenagem no bairro Compensa

23 horas atrás

Pavimentação da vicinal Santa Cecília no ramal Água Branca

24 horas atrás

Finalização da limpeza e implantação da geomanta na avenida Mário Ypiranga

24 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza rua do bairro Novo Aleixo

24 horas atrás

Visa Manaus recebe visita de alunos de Medicina da Ufam

1 dia atrás

Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus ofertam vacinação contra influenza neste sábado

1 dia atrás

Auriculoterapia terá reforço de mais profissionais capacitados

1 dia atrás
Prefeito anuncia início da programação do Tecnogame
Prefeito David Almeida anuncia novo concurso da CGM
Prefeitura registra seis ocorrências durante as chuvas desta quinta
Manaus avança na pauta climática
Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?