Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus é destaque em encontro com universitários do MIT, dos Estados Unidos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus é destaque em encontro com universitários do MIT, dos Estados Unidos
Manaus

Projeto ‘Nosso Centro’ da Prefeitura de Manaus é destaque em encontro com universitários do MIT, dos Estados Unidos

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

alunos universitários do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidade de pesquisa em Cambridge, Estados Unidos (EUA), e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conheceram nesta segunda-feira, 27/3, detalhes do programa da Prefeitura de Manaus que prevê grandes intervenções urbanísticas e de melhoria de infraestrutura para a capital. O encontro ocorreu no Atelier de Arquitetura da UFAM, no campus, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. O foco principal foi o programa “Nosso Centro”, mostrando aos universitários os eixos estratégicos, as etapas e as fases de intervenção.

A apresentação foi feita por arquitetos e urbanistas do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), dentro do Seminário Amazônia Studio 2023, realizado em parceria pelo Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama) e o MIT, feita pelo diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O seminário é composto de palestras, visitas técnicas, experiências e encontros com profissionais de arquitetura, alunos da UFAM e estudantes do MIT, que estão em Manaus especialmente para o evento de imersão. 

“Todos os projetos estão muito ligados e conectados a aspectos em comum, como a água, a floresta e a paisagem natural. No parque Gigantes da Floresta, entre as zonas Norte e Leste, tem um dos maiores igarapés da cidade, o Mindu, cuja nascente sai da reserva Adolfo Duque e segue até o rio Negro. No mirante Lúcia Almeida, no Centro, tem o rio Negro. E todos tem uma série de equipamentos e mobiliários de lazer, turismo, cultura, convivência e também reflexo na habitação, paisagismo e arborização. Na paisagem natural, quando antes se tinha praticamente a praia da Ponta Negra, agora vão surgir mais dois novos pontos, o mirante e o largo de São Vicente”, comentou o arquiteto.

A prefeitura já realiza obras no mirante e largo, incluindo ainda o casarão Thiago de Mello, entre a avenida 7 de Setembro e a rua Bernardo Ramos, no Centro. “Os projetos fazem conexão e um diálogo entre o contemporâneo e o antigo, explorando os conceitos de permeabilidade visual. Por isso o mirante terá as alvenarias retiradas para que as pessoas possam, do largo, contemplar o rio. Será criado um grande espaço público numa área onde não existia. São quase 9 mil metros quadrados onde não existia área pública nenhuma”, comentou Pedro Paulo.

Uma das ideias apresentadas aos universitários é a de que o píer que será construído junto ao mirante servirá de atracadouro para acesso de turistas e visitantes, para passeios a pontos turísticos, mas que em um momento futuro possa servir de estação de mobilidade urbana pelo rio.

“Ainda durante o encontro abordamos a diversidade de usos no território e a importância de escalas e camadas no tecido urbano, de quanto mais usos um bairro tenha, mais interessante ele se torna. E mais atrativo. O ‘Nosso Centro’ também trata de habitação para diversas classes sociais, não exclusivamente de interesse social. E o retorno de moradores será gradativo”, disse o diretor.

As intervenções que estão ocorrendo agora vão impulsionar os eixos do programa, como o “Mais Negócios”, estimulando a abertura e expansão de comércio, serviços e conexões, que vão dar apoio aos moradores já existentes e aos que irão chegar.

Para o palestrante, por estar na Amazônia, é possível mostrar o resultado concreto de preservação e reconversão do patrimônio com usos atuais, como acontecerá com o casarão Thiago de Mello, que no passado era uma residência e será a casa da fundação de mesmo nome, com exposições, acervo do poeta amazonense e visitação.

Programa

O “Nosso Centro” tem entre suas diretrizes proporcionar a reocupação da área central de Manaus, um bairro dotado de uma das melhores infraestruturas urbanas da capital. Em todas as intervenções realizadas em centros históricos, no Brasil e em outros países, se verifica que inicialmente há um investimento do poder público, fazendo o resgate das áreas, e posteriormente a iniciativa privada dá continuidade e tem sua parcela de colaboração.

O MIT é uma universidade privada norte-americana com programas de inovação, ciência, engenharia e disciplinas técnicas, cujo objetivo é fazer um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputada Joana Darc articula modernização da Funati
Próximo artigo Manaus vai participar de evento sobre economia circular dentro do calendário Iurc América Latina

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

15 horas atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

15 horas atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

1 dia atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

1 dia atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

2 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

2 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

2 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

2 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?