Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo:   Projeto ‘Life Sign Projectcom’ da FM está entre os melhores do mundo no controle de doenças cardiovasculares e recebe homenagem e menção honrosa da Universidade de Harvard
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas >   Projeto ‘Life Sign Projectcom’ da FM está entre os melhores do mundo no controle de doenças cardiovasculares e recebe homenagem e menção honrosa da Universidade de Harvard
AmazonasEducação

  Projeto ‘Life Sign Projectcom’ da FM está entre os melhores do mundo no controle de doenças cardiovasculares e recebe homenagem e menção honrosa da Universidade de Harvard

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
14f888c9 1e43 48d8 a73e 0291fa244323

O Projeto de Pesquisa ‘Life Sign Projectcom’ está entre os melhores do mundo no controle de doenças cardiovasculares, sendo o quarto melhor projeto nesse quesito. A competição aconteceu nos últimos dias 20 e 21 de abril de 2023, na Universidade de Harvard/ Health Systems Innovation Lab (Laboratório de Inovação em Sistemas de Saúde). O Hackathon (competição) internacional teve como objetivo criar soluções inovadoras que melhorassem o sistema de saúde e a qualidade de vida de pacientes na América Latina.
A competição envolveu 166 projetos de pesquisa de todo o mundo, ficando entre os finalistas, sendo o 4º melhor projeto (mundial). A cerimônia de premiação ocorreu de modo híbrido que contou com a participação do presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Robótica e Inovação (Lacri), José Trajano Feitosa Filho,  vinculado à Faculdade de Medicina/Ufam, juntamente com a vice-presidente, Janaína de Oliveira e Castro, os quais receberam homenagem e menção honrosa concedida pela Universidade de Harvard.
Essa é a terceira edição dessa competição promovida pelo HSIL, sendo a sede da competição em Boston, e outros centros secundários espalhados pelo mundo, como também aberta a participantes que não poderiam viajar, via Zoom. No Brasil, o centro foi em São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Nós participamos, como disse anteriormente, de modo virtual pelo ZOOM. Passamos por várias entrevistas com os experts da Universidade de Harvard e profissionais de outros centros de desenvolvimento de tecnologia médica ou hospitais referencia nos USA”, destacou.
Tendo em vista a elevada prevalência de doenças cardiovasculares (chegando a 30% dos homens e 23% das mulheres), assim como a destacável baixa adesão ao tratamento (e consequente controle dessas doenças, piora do quadro de saúde e morte evitável), foi utilizado para solucionar o que há de mais moderno em tecnologia de comunicação via satélite de baixo custo, sensores automáticos e uma plataforma descentralizada que permite que cada paciente não só seja coberto pela rede, mas também seja parte dela (funcionando como ponte para conectar os próximos pacientes à nossa rede que sincroniza os dados de sinais vitais e envia para os profissionais de saúde designado e que  já cuidar daquela área específica.
“O projeto foi, inclusive, compartilhado no site da Universidade e em todas as redes sociais, além de termos recebido suporte posterior à competição para aperfeiçoamento. Atualmente, estamos na capa do site do Harvard Health Systems Innovation Lab, completou Jose Trajano, discente do 11° período de Medicina.   
“O projeto de pesquisa Life Sign Projectcom objetiva conectar pacientes hipertensos aos times de saúde em áreas remotas por meio de uma rede autônoma e descentralizada movida a energia solar e uma plataforma de saúde que permite o compartilhamento dos dados com o time de saúde responsável por esses pacientes e recepção de feedbacks usando barcos que passam pela região conexões via satélite” completou o presidente da Lacri.
Para o presidente da Lacri, atualmente, vivemos em um mundo com rápidas e disruptivas mudanças onde inovação é essencial e pode guiar a forma como pavimentamos o futuro. Tendo isso em vista, a LACRI busca ativamente fazer parte dessa construção de um futuro melhor. Fomos a primeira Liga Acadêmica de Cirurgia Robótica e Inovação do Brasil e permanecemos a única também com enfoque em inovação na região Norte, Nordeste, Centro-oeste.
Link do Harvard Health Systems Innova5on Lab:
https://www.hsph.harvard.edu/health-systems-innovaLon-lab/
Site da Liga Acadêmica: www.lacriam.com.br
 
 
 

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 05 Durante SessaCC83o OrdinaCC81ria parlamentares da Aleam debatem sobre Cotas na UEA e ComiteCC82 de combate aCC80 VioleCC82ncia ObsteCC81trica Durante Sessão Ordinária parlamentares da Aleam debatem sobre Cotas na UEA e Comitê de combate à Violência Obstétrica
Próximo artigo Oportunidade Sine Manaus oferta 181 vagas de emprego nesta quinta-feira, 11/5 

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?