Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus
Manaus

Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Levando o teatro de rua para o coração das comunidades periféricas de Manaus, o projeto ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’ é uma iniciativa da “Menina Miúda Produções Artísticas”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A proposta prevê cinco apresentações gratuitas do espetáculo ‘Menina Miúda’ em escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguidas de oficinas de teatro de rua, proporcionando às crianças o contato com a arte e a oportunidade de explorar sua própria criatividade e expressão artística. 

A oficina de teatro de rua, ofertada pelo idealizador do projeto, Cairo Vasconcelos, tem duração de 45 minutos. O principal objetivo do workshop é introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, estimulando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo por meio de jogos teatrais e brincadeiras que valorizam a ludicidade e a comunicação. 

O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, reforça a importância de projetos que integrem os jovens à arte.

“Levar oficinas de teatro para as escolas é uma oportunidade de aproximar os mais jovens da arte. O projeto ‘Miudezas’ é uma maneira de fortalecer a conexão entre os estudantes das escolas públicas de Manaus e a cultura, por meio do teatro de rua. Esperamos que, por meio da Pnab e de outros editais de cultura, experiências como essa sejam ampliadas e inspirem futuros artistas”, comentou o presidente.

Idealizador do projeto, o artista Cairo Vasconcelos comenta sobre suas expectativas para a realização do ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’.

“As expectativas são as melhores. Estamos muito ansiosos para encontrar os alunos e apresentar esse espetáculo que realizamos há cinco anos. O espetáculo ‘Menina Miúda’ marcou o início do repertório da nossa produtora, e estou extremamente feliz por ter sido contemplado pela Pnab com esse projeto, especialmente por levar cultura e arte para escolas que, muitas vezes, não recebem esse tipo de incentivo. É um desafio, mas espero que, com esse projeto, possamos ajudar a difundir a arte do teatro de rua, estamos ansiosos para iniciar essa circulação”, disse Cairo.

A metodologia da oficina é baseada em dinâmicas lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa dos estudantes, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma. O teatro de rua é apresentado como uma prática artística acessível e divertida, que estimula a criatividade, a interação com o espaço e o fortalecimento dos laços entre o grupo. O projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Teatro e Circo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Apresentações

Sexta-feira, 21/2, às 14h

Local: escola Municipal professora Tereza Cordovil, localizada na rua Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, zona Oeste. 

Segunda-feira, 24/2, às 14h

Local: escola Estadual Ângelo Ramazzotti, localizada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, zona Centro-sul.

Terça-feira, 25/2, às 14h

Local: CETI – Marquês de Santa Cruz Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, zona Oeste.

Quarta-feira, 26/2, às 14h

Local: IV CMPM – escola Estadual Áurea Pinheiro Braga Endereço: R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, zona Leste.

Quinta-feira, 27/2, às 14h 

Local: escola Municipal Antônia Medeiros da Silva Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, zona Oeste.

— — —
Texto – Clara Gonçalves / Concultura
Fotos – Divulgação / Concultura

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior UBSs vão receber visita de representantes de instituições do Japão
Próximo artigo Prefeitura e BID apresentam resultados de projeto de expansão e melhoria educacional na rede municipal de ensino

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na avenida Arquiteto José Henrique Bentes Rodrigues

2 horas atrás

Feira de Ciências de Manaus 2026 tem edital lançado pela Semed e destaca protagonismo feminino na pesquisa

2 horas atrás

Monitoramento sanitário em hemoterapia no Amazonas alcança cobertura histórica e será apresentado no 18º Congresso Mundial de Saúde Pública

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus reinaugura escolas municipais de Manaus Arthur Virgílio Filho e Manoel Adriano na zona rural rodoviária

2 horas atrás

Recapeamento em Manaus avança para segunda fase e abrange 141 ruas em Cidade Nova na zona Norte

2 horas atrás

Manaus realiza ações em março para prevenção e controle da obesidade pela Semsa

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus oferece 369 vagas de emprego pelo Sine Manaus com atendimento nesta quinta–feira, 12/3

3 horas atrás

Ageman aplica multa de R$ 255,5 mil à Águas de Manaus por demora na recomposição de calçada no Parque Aripuanã

4 horas atrás

Manaus participa do 12º Encontro da InREDE em Maceió sobre planejamento urbano e redução de desigualdades

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso de Metrologia Básica com 100 vagas gratuitas

4 horas atrás

Procon Manaus divulga pesquisa sobre preços de combustíveis em 40 postos e registra alta na gasolina comum

4 horas atrás

Fiscalização de veículos pesados autua 24 caminhões na avenida Mário Ypiranga Monteiro em Manaus

6 horas atrás
Sine Manaus atinge primeiro lugar nacional em eficiência da Rede Sine com 67,32% nos encaminhamentos
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na rua Waldomiro Lustoza para melhorar tráfego
Prefeitura de Manaus amplia rede de proteção com ecoponto Educandos e ecobarreira para preservar igarapés
Abastecimento de água chega pela primeira vez à comunidade Cristo Rei e beneficia 600 famílias em Manaus
Prefeito de Manaus vistoria obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida e confirma previsão de entrega em 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?