Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus
Manaus

Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Levando o teatro de rua para o coração das comunidades periféricas de Manaus, o projeto ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’ é uma iniciativa da “Menina Miúda Produções Artísticas”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A proposta prevê cinco apresentações gratuitas do espetáculo ‘Menina Miúda’ em escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguidas de oficinas de teatro de rua, proporcionando às crianças o contato com a arte e a oportunidade de explorar sua própria criatividade e expressão artística. 

A oficina de teatro de rua, ofertada pelo idealizador do projeto, Cairo Vasconcelos, tem duração de 45 minutos. O principal objetivo do workshop é introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, estimulando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo por meio de jogos teatrais e brincadeiras que valorizam a ludicidade e a comunicação. 

O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, reforça a importância de projetos que integrem os jovens à arte.

“Levar oficinas de teatro para as escolas é uma oportunidade de aproximar os mais jovens da arte. O projeto ‘Miudezas’ é uma maneira de fortalecer a conexão entre os estudantes das escolas públicas de Manaus e a cultura, por meio do teatro de rua. Esperamos que, por meio da Pnab e de outros editais de cultura, experiências como essa sejam ampliadas e inspirem futuros artistas”, comentou o presidente.

Idealizador do projeto, o artista Cairo Vasconcelos comenta sobre suas expectativas para a realização do ‘Miudezas: Circulação e Oficina Teatral’.

“As expectativas são as melhores. Estamos muito ansiosos para encontrar os alunos e apresentar esse espetáculo que realizamos há cinco anos. O espetáculo ‘Menina Miúda’ marcou o início do repertório da nossa produtora, e estou extremamente feliz por ter sido contemplado pela Pnab com esse projeto, especialmente por levar cultura e arte para escolas que, muitas vezes, não recebem esse tipo de incentivo. É um desafio, mas espero que, com esse projeto, possamos ajudar a difundir a arte do teatro de rua, estamos ansiosos para iniciar essa circulação”, disse Cairo.

A metodologia da oficina é baseada em dinâmicas lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa dos estudantes, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma. O teatro de rua é apresentado como uma prática artística acessível e divertida, que estimula a criatividade, a interação com o espaço e o fortalecimento dos laços entre o grupo. O projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Teatro e Circo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Apresentações

Sexta-feira, 21/2, às 14h

Local: escola Municipal professora Tereza Cordovil, localizada na rua Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, zona Oeste. 

Segunda-feira, 24/2, às 14h

Local: escola Estadual Ângelo Ramazzotti, localizada na Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, zona Centro-sul.

Terça-feira, 25/2, às 14h

Local: CETI – Marquês de Santa Cruz Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, zona Oeste.

Quarta-feira, 26/2, às 14h

Local: IV CMPM – escola Estadual Áurea Pinheiro Braga Endereço: R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, zona Leste.

Quinta-feira, 27/2, às 14h 

Local: escola Municipal Antônia Medeiros da Silva Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, zona Oeste.

— — —
Texto – Clara Gonçalves / Concultura
Fotos – Divulgação / Concultura

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior UBSs vão receber visita de representantes de instituições do Japão
Próximo artigo Prefeitura e BID apresentam resultados de projeto de expansão e melhoria educacional na rede municipal de ensino

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

1 dia atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

1 dia atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

2 dias atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

2 dias atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

3 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

3 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

3 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

3 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?