Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto inclui em lei federal prioridade de embarque em aviões para passageiro com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto inclui em lei federal prioridade de embarque em aviões para passageiro com deficiência
Nacional

Projeto inclui em lei federal prioridade de embarque em aviões para passageiro com deficiência

11 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

24/03/2025 – 14:25  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Deputado Rafael Brito, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 107/25 assegura ao passageiro com deficiência prioridade no embarque e no desembarque de aeronaves e o direito de ocupar as primeiras poltronas do corredor sem custo adicional. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Autor do projeto, o deputado Rafael Brito (MDB-AL) afirma que a proposta pretende aperfeiçoar a Resolução 280/13, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Apesar de a resolução da Anac prever que o desembarque do passageiro com necessidade de assistência especial (PNAE) seja realizado logo após o desembarque dos demais passageiros, essa determinação é indevida desde 2015. Até o momento, não se sabe se a agência tem a intenção de corrigir esse problema”, defendeu o autor. Para ele, as medidas previstas no projeto de lei devem fazer parte do Código Brasileiro de Aeronáutica e não apenas em recomendações da Anac.

Sobre o direito à primeira poltrona do corredor, Brito afirma que a medida vai além do que determina a resolução, a qual garante ao PNAE apenas o assento junto ao corredor, com braço móvel e próximo de saída de emergência.  “A primeira fila oferece mais espaço para as pernas e facilita o acesso direto ao assento, minimizando os obstáculos”, disse.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência já assegura à pessoa com deficiência prioridade e segurança nos procedimentos de embarque e de desembarque em veículos de transporte coletivo.

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto determina inclusão de familiar com incapacidade como dependente em plano de saúde
Próximo artigo Sine Manaus oferta 265 vagas de emprego

Mais notícias desta categoria

Projeto cria Fundo para Acolhimento de Animais para financiar abrigos

2 dias atrás

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

2 dias atrás

Projeto dispensa audiência de custódia em caso de maus-tratos a animais

2 dias atrás

Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

2 dias atrás

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

2 dias atrás

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

2 dias atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

2 dias atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

2 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

2 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

2 dias atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

2 dias atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

2 dias atrás
Projeto obriga emissoras de rádio e televisão a divulgarem agenda de votações da Câmara
Deputadas integram comitê para monitorar Pacto Nacional contra o Feminicídio; assista
Projeto obriga condomínios a denunciar casos de maus-tratos a animais
Projeto tipifica crime de sabotagem em redes de telecomunicações
Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?