Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto garante continuidade de benefício fiscal a empresas e pessoas que apoiarem projetos esportivos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto garante continuidade de benefício fiscal a empresas e pessoas que apoiarem projetos esportivos
Nacional

Projeto garante continuidade de benefício fiscal a empresas e pessoas que apoiarem projetos esportivos

9 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

12/03/2025 – 17:19  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Felipe Carreras: “a natureza temporária dos incentivos gera insegurança jurídica”

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/24 permite a renúncia fiscal de parcela do Imposto de Renda (IR) de empresas e pessoas físicas que apoiarem projetos esportivos.

Pelo texto, os cidadãos poderão deduzir até 7% do valor de seu IR, enquanto as empresas até 2%. Essa renúncia fiscal se aplica apenas aos projetos esportivos e não afeta outros benefícios de mesma natureza dados pelo governo.

O limite de renúncia fiscal será de 4% do IR para empresas que financiarem projeto desportivo ou paradesportivo voltados à inclusão social por meio do esporte, preferencialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O texto em análise na Câmara dos Deputados reproduz medidas que constam na Lei de incentivo ao esporte (Lei 11.438/06), que tem validade até 2027.

A lei atual segue o rito das leis ordinárias, que precisam de maioria simples para serem alteradas. Já o texto proposto, por se tratar de projeto de lei complementar, precisa de maioria absoluta para ser modificado.

Os autores, deputados Felipe Carreras (PSB-PE), Bandeira de Mello (PSB-RJ), Luiz Lima (PL-RJ) e outros seis parlamentares, argumentam que “a natureza temporária dos incentivos atuais gera insegurança jurídica e prejudica a sustentabilidade dos projetos esportivos”.

Ainda segundo eles, a necessidade de renovação da lei atual prejudica o planejamento de longo prazo e dificulta a execução de projetos estratégicos pelas entidades esportivas.

“Essa lacuna prejudica não apenas a continuidade dos projetos, mas também a capacidade de desenvolver atletas de alto rendimento e promover ações sociais por meio do esporte”, sustentam os autores.

O texto permite duas formas de apoio a projetos esportivos para fins de renúncia fiscal: por meio de patrocínio ou doação.

Próximos passos
Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado na Câmara e no Senado Federal.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proposta que impede TSE de agir em situações cuja competência é dos TREs
Próximo artigo Prefeitura realiza atividades de trânsito para adolescentes do programa Bombeiro Mirim em Manaus

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova evento não competitivo em via pública sem aval de confederação

1 dia atrás

Debatedores apontam cenário crítico para continuação das atividades das usinas Angra 1 e 2

1 dia atrás

Cancelada audiência sobre qualidade da arbitragem no futebol brasileiro

1 dia atrás

Comissão de Saúde debate política nacional de cuidado integral às pessoas com Parkinson

2 dias atrás

Comissão discute qualidade da arbitragem no futebol brasileiro

2 dias atrás

Comissão aprova obrigatoriedade de exame pré-operatório antes de procedimentos estéticos

2 dias atrás

Conselho de Ética ouve deputados e testemunhas sobre ocupação do Plenário

2 dias atrás

Comissão aprova ampliação de transparência e controle social sobre a qualidade do transporte público

2 dias atrás

Comissão debate falta de energia elétrica nos municípios brasileiros

2 dias atrás

Comissão discute violência contra a população em situação de rua

2 dias atrás

Comissão aprova jornada reduzida para trabalhadores de frigoríficos

2 dias atrás

Comissão aprova criação de 45 cargos de tecnologia da informação para TRT de Brasília

2 dias atrás
Comissão aprova obrigação de selo de origem em produtos exportados
CPMI do INSS convoca Romeu Zema e rejeita chamar Lulinha e Jorge Messias
Comissão aprova multa para grande empresa que atrasa pagamento a fornecedor
Alcolumbre diz que pedirá parecer jurídico da Câmara e do Senado sobre decisão de Gilmar Mendes
Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com meta de superávit
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?