Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto Filhos para Sempre orienta mães e pais em divórcio a garantir bem-estar de filhos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Projeto Filhos para Sempre orienta mães e pais em divórcio a garantir bem-estar de filhos
Gestão Estadual

Projeto Filhos para Sempre orienta mães e pais em divórcio a garantir bem-estar de filhos

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Realizado pela Coordenação da Área de Família, o projeto reúne mães e pais atendidos pela Defensoria, em processo de divórcio, em um bate-papo, visando a orientação jurídica e a solução de conflitos – FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM

“A gente já se desentendeu muito. Não quero mais ficar me desentendendo com ele”, disse a professora Ana Rita da Silva Pinheiro, 37, ao participar da edição do Projeto Filhos para Sempre nesta sexta-feira (6), no anexo da sede da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Ana Rita se referia ao ex-companheiro, o também professor Genevaldo Gomes Alves, 34, que também compareceu à DPE-AM. Ambos têm uma filha de 3 anos.  

Realizado pela Coordenação da Área de Família, o projeto reúne mães e pais atendidos pela Defensoria, em processo de divórcio, em um bate-papo, visando a orientação jurídica e a solução de conflitos por meio da mediação a fim de garantir o bem-estar dos filhos e filhas. 

Ana Rita e Genevaldo estão sendo atendidos pela Defensoria em um processo de regularização de pensão alimentícia e tentam também entrar em acordo sobre a guarda da filha Geovana, de 3 anos de idade. “É bom porque as pessoas têm essa coisa do achismo e, às vezes, o que acham não é o que está escrito sobre os direitos das crianças. Também acho positivo para fortalecer os vínculos com as crianças e para os pais entenderem que os conflitos não devem acontecer, pelo bem das crianças”, disse Ana Rita. 

Os dois professores têm uma audiência marcada para o dia 13 de janeiro e as informações e orientações do projeto Filhos para Sempre podem auxiliar na resolução de possíveis conflitos e definição de um acordo. “Estou achando muito positivo. Nem sempre a separação é bem aceita e estou aprendendo um pouco. Não sabia que a guarda compartilhada é que é a regra geral. Achava que a guarda ficava sempre com a mãe. Gostei muito de saber, sempre quis a guarda compartilhada”, afirmou Genevaldo.  

Participaram desta edição as defensoras Carol Carvalho e Petra Sofia e o defensor Helom Nunes. O número de participantes foi limitado e foram adotados todos os procedimentos de segurança para minimizar os riscos de contaminação por Covid-19, como o uso de máscaras, aferição de temperatura, distanciamento e utilização de álcool em gel para higienizar as mãos.  

O número de participantes foi limitado e foram adotados todos os procedimentos de segurança para minimizar os riscos de contaminação por Covid-19

O projeto preconiza que o fim de um casamento não decreta o rompimento dos laços de afetividade com filhos e filhas e trata de aspectos gerais sobre o momento do divórcio. Sempre pensando no interesse da criança, de manutenção do vínculo afetivo, tanto com o pai quanto com a mãe. 

A coordenadora da Área de Família, defensora Carol Carvalho, fez a abertura do evento por videochamada e explicou aos participantes a proposta do projeto Filhos Para Sempre. Em seguida, o defensor Helom Nunes falou da convivência com os pais e mães como um direito das crianças e explicou as fases do divórcio, a guarda compartilhada e possíveis desgastes emocionais para filhos e filhas nos casos em que há conflitos entre os pais na separação do casal. “Os pais, os dois, pai e mãe, precisam continuar responsáveis pela agenda da criança, pela vida da criança”, disse o defensor, ao abordar a guarda compartilhada.  

A defensora Petra Sofia abordou temas como a alienação parental – manipulação psicológica de uma criança em mostrar medo, desrespeito ou hostilidade injustificados em relação ao pai ou mãe e/ou a outros membros da família. A defensora também apresentou orientações sobre vínculo afetivo, comunicação não violenta e ferramentas para alcançar um resultado positivo na mediação de conflitos familiares.    

O projeto ainda prevê a aplicação de exercícios simples, atividades junto com pais e mães sobre esses temas, com a exibição de vídeos educativos. 

A próxima edição do Filhos para Sempre está marcada para o dia 19 de novembro, quinta-feira.  

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Banco de Lenços’ da Sejusc arrecada mais de 300 acessórios para grupo que atua com mulheres com câncer
Próximo artigo FEI articula concessão para pavimentação de ramais em Autazes

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

7 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

7 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?