Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto facilita acesso à Justiça a comunidades atingidas por agrotóxicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto facilita acesso à Justiça a comunidades atingidas por agrotóxicos
Nacional

Projeto facilita acesso à Justiça a comunidades atingidas por agrotóxicos

4 semanas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

20/02/2026 – 14:21  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Amom Mandel: trata-se de uma medida que fortalece a Cidadania

O Projeto de Lei 6428/25, do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), amplia o rol de quem PODE ajuizar ação civil pública em defesa dos direitos difusos e coletivos de comunidades vulneráveis atingidas por contaminação por agrotóxicos.

Pela proposta, associações, organizações não governamentais (ONGs) e coletivos com pelo menos um ano de existência e de atuação em saúde e meio ambiente também poderão propor ação para representar comunidades tradicionais e populações rurais vulneráveis comprovadamente atingidas por agrotóxicos.

O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Lei da Ação Civil Pública já permite que associações entrem com ação, desde que existam há pelo menos um ano e tenham como finalidade proteger interesses como o patrimônio público e social, o meio ambiente, os direitos do consumidor, a ordem econômica e a concorrência, os direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos, e o patrimônio cultural e paisagístico.

acesso à justiça
Segundo Mandel, a dificuldade de acesso à justiça por parte das populações mais afetadas pela contaminação por agrotóxicos é um dos mais persistentes obstáculos à efetivação dos direitos fundamentais no Brasil.

“Enquanto empresas responsáveis por grandes empreendimentos agroindustriais contam com recursos financeiros e jurídicos robustos, comunidades vulnerabilizadas permanecem praticamente sem instrumentos processuais adequados para defender seus direitos”, afirma.

Para o deputado, a ampliação da legitimidade ativa representa um avanço significativo na democratização do acesso à justiça ambiental e na proteção dos direitos coletivos de comunidades vulneráveis.

“Trata-se de uma medida que fortalece a Cidadania, aprimora os instrumentos de tutela coletiva e reafirma o compromisso constitucional do Estado brasileiro com a proteção da vida, da saúde e do meio ambiente”, diz Mandel.

Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na avenida Camapuã para melhorar mobilidade e tráfego
Próximo artigo Projeto cria política nacional para garantir terapia nutricional no SUS

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

1 dia atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

2 dias atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

3 dias atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

6 dias atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

6 dias atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

7 dias atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

1 semana atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

1 semana atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

1 semana atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

1 semana atrás

Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado

1 semana atrás

Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres

1 semana atrás
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Câmara aprova regras para denominação de produtos lácteos e carnes
CPMI do INSS ouve presidente da Dataprev nesta segunda-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?