Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto destina recurso lotérico para pesquisa de doenças raras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto destina recurso lotérico para pesquisa de doenças raras
Nacional

Projeto destina recurso lotérico para pesquisa de doenças raras

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

30/07/2025 – 09:00  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Fernandes: investir em pesquisas para o tratamento de doenças raras é essencial

O Projeto de Lei 409/25, do deputado Charles Fernandes (PSD-BA), destina prêmios lotéricos não buscados em até 90 dias ao Programa de Fomento à Pesquisa em saúde, a partir do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Lei 13.756/18, que trata da destinação do que é arrecadado pelas loterias, repassa esses valores para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A proposta altera a Lei 11.540/07, que criou o FNDCT, e a Lei 10.332/01, que instituiu programas de incentivo à pesquisa no País, para detalhar a aplicação dos recursos.

Pelo texto, a arrecadação deverá ser aplicada em atividades voltadas para o desenvolvimento tecnológico de medicamentos, imunobiológicos e produtos para a saúde destinados ao tratamento de doenças raras ou negligenciadas.

Segundo Fernandes, a falta de dados epidemiológicos sobre doenças raras no Brasil prejudica políticas públicas e a distribuição de recursos. Além disso, para o deputado, a escassez de investimentos em pesquisa limita novas terapias e a capacitação de profissionais.

“Investir em pesquisas voltadas para o tratamento de doenças raras é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a carga sobre o sistema de saúde”, disse.

Fernandes afirmou que o uso de recursos para esse fim permitirá avanços no diagnóstico precoce, desenvolvimento de terapias inovadoras e formação de profissionais capacitados.

“A aprovação é uma medida relevante para fortalecer a saúde pública brasileira e atender de forma adequada a essa parcela significativa da população”, afirmou.

As doenças raras, definidas como aquelas que afetam até 65 pessoas por 100 mil habitantes, impactam aproximadamente 13 milhões de brasileiros. São enfermidades crônicas, progressivas e frequentemente incapacitantes.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ na zona Norte da capital
Próximo artigo Motta: não cabe à Câmara deliberar sobre a prisão de Zambelli, apenas sobre a perda de mandato

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Febre Oropouche

3 dias atrás

Câmara Homenageia Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

4 dias atrás

Motta critica governo por ‘falsas narrativas’ em relação ao marco legal do combate ao crime organizado

4 dias atrás

Comissão especial debate desafios federativos na segurança pública

4 dias atrás

Comissão aprova programa de incentivo ao esporte educacional

4 dias atrás

Comissão do Esporte aprova incentivo ao futebol feminino

4 dias atrás

Comissão especial vota parecer sobre criação do Fundo Nacional da Igualdade Racial

4 dias atrás

Deputados esperam ampliar apoio a projetos de lei sobre mudanças do clima após a COP30

4 dias atrás

Comissão debate direitos e desafios enfrentados pelas pessoas ostomizadas

4 dias atrás

Comissão aprova projeto que restringe acareações em crimes cometidos com violência contra a mulher

4 dias atrás

Comissão aprova CEP rural para facilitar localização de propriedades no campo

4 dias atrás

Comissão debate impacto escolar da falta de laudo adequado sobre neurodesenvolvimento de crianças

4 dias atrás
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrante de organização criminosa
Marco legal aumenta pena de prisão para crimes cometidos por integrantes de organizações criminosas
Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado
Câmara conclui votação do projeto de combate ao crime organizado
Motta diz que aprovação de projeto antifacção é resposta dura contra o crime organizado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?