Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo pretende instituir a ‘Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo pretende instituir a ‘Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural’
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo pretende instituir a ‘Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural’

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Na pauta de tramitação desta quarta-feira (13/3), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), consta o Projeto de Lei nº 126/2024, de autoria do deputado Cristiano D’Angelo (MDB), que institui a “Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural do Amazonas”. O propósito do PL é fomentar o empreendedorismo rural no Estado, reduzindo a dependência de setores tradicionais e fomentar atividades econômicas sustentáveis e diversificadas no meio rural, para se tornar uma ferramenta eficaz à preservação do meio ambiente no Amazonas.

“Ao incentivar práticas agrícolas sustentáveis, como agroecologia e sistemas agroflorestais, a campanha contribui para preservação dos recursos naturais, incluindo florestas, solos e biodiversidade. Esse estímulo ao empreendedorismo, aumentará significativamente a produção de alimentos locais e promoverá a segurança alimentar das comunidades rurais do Amazonas”, afirma o parlamentar.

Segundo a justificativa do projeto, a campanha será realizada, anualmente, na semana do Dia do Agricultor, dia 28 de julho, instituído pelo decreto Federal nº 48.630, de 27 de julho de 1960. A campanha, segundo a Lei, visa atender empreendedores que atuam no meio rural, tendo como objetivos capacitar o empreendedor rural para uma gestão mais eficiente de seu empreendimento, geração de emprego e renda, fomento do empreendedorismo, liderança, cooperativismo, planejamento e uso de técnicas de produção e comercialização.

Ainda segundo o PL, a finalidade maior da campanha é o incentivo ao desenvolvimento rural na elaboração de projetos relacionados a atividades agrícolas e não agrícolas para expansão no meio rural, promovendo a difusão de tecnologias e inovações, para impulsionar os investimentos voltados ao agronegócio.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, a campanha será integrada às políticas agrícolas, ambientais, educacionais, de assistência técnica e de extensão rural, para ampliar o conhecimento sobre desenvolvimento rural sustentável, assim como práticas agrícolas, culturas regionais e locais, políticas públicas para agricultura familiar, organização e gestão social, associado ao uso de práticas tradicionais e modernas para potencializar a produção agrícola.

Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural no Amazonas

O projeto solicita ao Poder Executivo que atue de maneira coordenada com as demais esferas do poder público na preparação do empreendedor rural, seguindo as diretrizes de educação empreendedora. Isso inclui o incentivo ao ensino do empreendedorismo em escolas rurais, escolas técnicas e universidades, com o objetivo de formar empreendedores do campo.

As iniciativas buscam despertar o interesse e promover o protagonismo dos empreendedores nas atividades relacionadas ao desenvolvimento rural, oferecendo capacitação técnica e conhecimento prático essencial para o gerenciamento da produção e da gestão financeira de empreendimentos rurais. Além disso, busca-se aprofundar tecnologias e inovações no meio rural para promover o desenvolvimento rural sustentável.

“Este incentivo ao empreendedorismo PODE aumentar significativamente a produção de alimentos na região, sendo extremamente importante para muitas comunidades que lutam para ter acesso a alimentos frescos. O empreendedorismo rural tem como objetivo promover a cultura e as tradições locais e a produção agrícola nas áreas rurais do Amazonas. Incentivará a produção e a comercialização de produtos. Dessa forma, é possível criar uma identidade cultural nas comunidades e manter viva a tradição em práticas agrícolas”, enfatiza o deputado.

 

  

Tags:ALEAMEmpreendedorismomeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PL de Roberto Sabino quer proibir a veiculação de imagens religiosas em desfiles de Carnaval
Próximo artigo Ramal do PA Água Branca na zona rural de Manaus passa por melhorias após pedido do vereador Jander Lobato

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 mês atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 mês atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 mês atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 mês atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 mês atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 mês atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 mês atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 mês atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 mês atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 mês atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 mês atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 mês atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?