Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo busca impulsionar eventos literários no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo busca impulsionar eventos literários no Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo busca impulsionar eventos literários no Amazonas

11 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Reconhecendo a importância da leitura e da cultura literária na formação do indivíduo, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei (PL) n° 332/ 2024, que institui diretrizes de “Fomento às Feiras Literárias e Festivais do Livro no Amazonas”. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e segue para sanção governamental.
Para o deputado, o PL representa um grande avanço para a cultura do Estado. Ao criar eventos literários e a formação de novos leitores, o projeto promete enriquecer a vida cultural da população e promover o desenvolvimento intelectual, valorizando a identidade local.
“Esse projeto é um passo importante para nossa cultura, promovendo não apenas novos leitores, mas também a valorização do hábito de leitura e da preservação da nossa história. Ao apoiar eventos literários e iniciativas educacionais, reforçamos a identidade cultural do Amazonas e incentivamos o desenvolvimento intelectual de nossa população.”, declara Cristiano D’Angelo.
A Lei Federal n° 13.696/2018 consagrou a leitura e a escrita como direitos fundamentais do cidadão brasileiro, abrindo caminho para uma vida mais plena e participativa. A Lei instituiu uma Política Nacional de Leitura e Escrita, com o objetivo de democratizar o acesso a livros e bibliotecas, fortalecer a REDE de bibliotecas públicas e estimular a prática da leitura em todo o país.
Dentre as feiras mais conhecidas do Brasil está a Bienal Internacional do Livro, que acontece nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Esse tipo de evento não se limita às exposições de exemplares para venda, eles estão cada vez mais ricos em programações.
Com a aprovação do projeto do deputado, o estímulo e a difusão do hábito de leitura serão promovidos entre a população. “Existe uma demanda regional pelos eventos literários. É necessário promover palestras, oficinas, leituras compartilhadas e até bate-papos com autores”, conclui o parlamentar.  

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lei do vereador João Carlos leva ensino de primeiros socorros para as escolas municipais de Manaus
Próximo artigo Glória Carratte acompanha entrega de títulos definitivos de propriedade em Manaus

Mais notícias desta categoria

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

2 horas atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

3 horas atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

16 horas atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

23 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

1 dia atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

1 dia atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

1 dia atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

2 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

2 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

2 dias atrás

Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória

2 dias atrás
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Procon nas Escolas – Aprendizado essencial para jovens
Plano Municipal de Segurança Viária: Avanços em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?