Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto da Prefeitura de Manaus para Casarão Thiago de Mello tem aprovação no Iphan-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto da Prefeitura de Manaus para Casarão Thiago de Mello tem aprovação no Iphan-AM
Manaus

Projeto da Prefeitura de Manaus para Casarão Thiago de Mello tem aprovação no Iphan-AM

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O projeto do futuro Casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, nº 66, Centro, teve a proposta de intervenção e restauro aprovada pelo Instituto do patrimônio histórico e Nacional do Amazonas (Iphan-AM), após consulta da Prefeitura de Manaus ao órgão federal.

Projetado por equipe do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), o casarão terá reforma e restauro do edifício eclético de dois pavimentos, hoje sem uso e abandonado, integrando o conjunto de intervenções da Prefeitura de Manaus para o programa “Nosso Centro”, lançado ano passado na gestão do prefeito David Almeida.

Conforme o parecer técnico 45/2022 do órgão, o imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas de Manaus. “Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos como o Casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros”, diz o parecer, que tem validade de 6 meses.

O uso proposto para o casarão será de museu que conserva, difunde e expõe as obras do poeta, escritor, jornalista e amazônida Thiago de Mello, tornando-o um espaço público de valor e de promoção ao patrimônio cultural e material.

“Desde março de 2021 trabalhamos no ‘Nosso Centro’, uma sequência de intervenções que compõem o programa da gestão do prefeito David Almeida. E contamos com o comprometimento e a cooperação com o Iphan-AM, que tem buscado priorizar os projetos que vão promover reabilitação de parte do centro de Manaus”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Intervenções

Para a região, são quatro intervenções integradas que vão modificar a maneira que os manauaras enxergam a área central da capital, incluindo o mirante e o largo de São Vicente, além do Casarão de São Vicente. “Serão atrativos culturais, gastronômicos e especialmente turístico local, nacional e internacional, com previsão de entrega para junho de 2023. São projetos que Manaus sentirá orgulho quando estiverem concluídos”, completou Valente.

Uma exposição permanente com a obra, vida e história de Thiago de Mello vai ocupar o térreo do Casarão Amarelo. O acervo conta com a guarda da filha do escritor, a produtora Isabella Thiago de Mello, que vai ocupar a edificação datada de 1908, perenizando a poesia do artista para Manaus e o mundo e suas crenças no ser humano, na capital Manaus, na natureza, nas paixões e na memória.

Conforme o memorial descritivo apresentado pelo Implurb, o telhado original será restaurado e um anexo de características contemporâneas será demolido. O restauro da pintura deve ocorrer de acordo com os padrões originais da edificação, sendo as cores nas fachadas escolhidas em conformidade com o manual de pintura para o centro histórico.

Parceria 

Isabella Thiago de Mello vem trabalhando há anos na biografia do pai, estudos que renderam dois documentários e dois livros, o primeiro sobre a vida e obra do poeta, e o segundo sobre o processo de tombamento das casas em Barreirinha. Isabella é presidente do Instituto Thiago de Mello e a parceria com a Prefeitura de Manaus vai dar espaço único à memória do autor de “Manaus, amor e memória” (1984), que retrata a capital, que foi tão importante na vida do jornalista.

— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb e Marinho Ramos / Semcom

The post Projeto da Prefeitura de Manaus para Casarão Thiago de Mello tem aprovação no Iphan-AM appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:BarreirinhaDavid AlmeidaManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 457 vagas de emprego nesta sexta-feira
Próximo artigo Feira Povos Criativos acontece neste domingo (13/11), no Povos da Amazônia

Mais notícias desta categoria

Para ampliar prestação de serviços, Prefeitura de Manaus conta com oito canais de contato por WhatsApp no Implurb

38 minutos atrás

Encerramento do 16º seminário estadual da UNCME

1 hora atrás

Manaus ganha corpos estáveis de Música e Dança inéditos

1 hora atrás

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da etapa estadual da ‘Olimpíada Brasileira de Robótica’ no Sesi

2 horas atrás

Estudantes participam de trilha ambiental no Soka Amazônia

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 304 vagas de emprego nesta quinta–feira, 14/8

3 horas atrás

Ana Maria Duarte Pessoa

5 horas atrás

Atendimentos na USF N-59 serão suspensos temporariamente a partir de quinta-feira

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus aumenta análise de projetos de habitação de interesse social em mais de 100%

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus alerta para vencimento de parcela do IPTU nesta sexta-feira

6 horas atrás

Ação da Guarda Municipal resulta na prisão de foragido no bairro Jorge Teixeira

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Petrópolis e transforma a mobilidade da região

20 horas atrás
Prefeitura de Manaus entrega asfalto novo na rua Costa Azevedo em ação do ‘Mutirão no Bairro’
Ampliação de vagas na Feirinha do Imigrante
Sine Manaus oferta 256 vagas de emprego nesta quarta–feira, 13/8
Fase final das obras de recuperação do parque dos Bilhares
‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ começa a criar forma e promete edição histórica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?