Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto cria programa para ampliar cobertura de 5G com uso de ‘small cells’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto cria programa para ampliar cobertura de 5G com uso de ‘small cells’
Nacional

Projeto cria programa para ampliar cobertura de 5G com uso de ‘small cells’

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

25/03/2025 – 13:36  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Mandel: meta é ter cobertura em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes até 2026

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4886/24 institui o Programa de Integração Rural-Urbana para a Expansão da Tecnologia 5G. O objetivo é ampliar a cobertura de 5G em áreas urbanas e rurais, com foco em municípios de menor porte.

A meta do programa é atingir 100% de cobertura 5G em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes até 2026, e 75% de cobertura em áreas rurais até 2030.

Pelo projeto, as companhias telefônicas deverão priorizar a instalação da tecnologia pequenas células (small cells) em áreas urbanas densas e em zonas rurais. Para isso, poderão usar estruturas como postes e semáforos sempre que for técnica e ambientalmente adequado.

A tecnologia de small cells abrange uma série de equipamentos portáteis implantados em áreas pequenas para melhorar a cobertura de sinal com a mínima infraestrutura.

Redução de custos
A proposta prevê ainda que os municípios facilitem a instalação de small cells em seu território, simplificando processos de licenciamento e oferecendo incentivos fiscais para as empresas.

O deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), autor do projeto, afirma que o 5G exige uma densidade muito maior de antenas do que as gerações anteriores (3G e 4G), o que torna essencial o uso de soluções tecnológicas para garantir a conectividade em áreas urbanas densas e zonas rurais.

“A criação do Programa de Integração Rural-Urbana e a priorização da instalação de small cells são medidas essenciais para alcançar esse objetivo, pois permitem a otimização dos recursos, a redução dos custos de implantação e a ampliação da cobertura em áreas de difícil acesso”, explica Mandel.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ).

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto cria incentivos para a agricultura vertical
Próximo artigo Parlamentares e juristas defendem a efetiva ocupação de cargos de poder pelas mulheres

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que reduz custos de equipamentos de segurança para automobilismo e motociclismo

3 horas atrás

Comissão aprova inscrição gratuita para crianças de baixa renda em campeonatos esportivos

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que prioriza tratamento dentário para mulheres vítimas de violência

4 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo

4 horas atrás

Comissão aprova obrigação de entidades voltadas a crianças e adolescentes terem cópia do ECA para consulta

4 horas atrás

Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água

9 horas atrás

Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia

9 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

2 dias atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

2 dias atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

2 dias atrás

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

2 dias atrás

Comissão do Esporte aprova inclusão de rodeios e turfe em apostas online

2 dias atrás
Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência
Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias
Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda
Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade
Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?