Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto cria programa nacional para financiar casas-abrigo para mulheres vítimas de violência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto cria programa nacional para financiar casas-abrigo para mulheres vítimas de violência
Nacional

Projeto cria programa nacional para financiar casas-abrigo para mulheres vítimas de violência

56 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

03/02/2026 – 17:08

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Deputado Maurício Carvalho, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 264/25 cria o Programa Nacional de Ampliação e Manutenção de Casas-abrigo para Mulheres em Situação de Risco. O objetivo é garantir o repasse de recursos federais para construção, reforma e custeio desses locais em municípios com mais de 50 mil habitantes. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

As casas-abrigo são unidades de proteção destinadas a acolher mulheres (e seus dependentes) que sofrem violência doméstica e familiar e correm risco iminente de morte ou lesão grave.

De acordo com o texto, os municípios serão responsáveis pela instalação e gestão das unidades, que devem funcionar em endereço sigiloso e de forma ininterrupta (24 horas). O projeto permite que cidades vizinhas com menos de 50 mil habitantes se unam para criar e manter uma casa-abrigo conjunta.

O autor, deputado Maurício Carvalho (UNIÃO-RO), argumenta que, embora a Lei Maria da Penha preveja a criação de abrigos, a implementação ainda é insuficiente e depende muito de iniciativas locais isoladas.

“O apoio social e estatal no momento em que a mulher sofre a violência doméstica e familiar é crucial para que ela possa sair do ciclo de violência e reorganizar sua vida de modo autônomo”, afirma o parlamentar na justificativa.

Ele destaca que o ritmo de construção de unidades como a Casa da Mulher Brasileira tem sido lento e que é urgente criar uma REDE de proteção imediata para casos de risco de morte.

Regras de acolhimento
O projeto detalha quem PODE ser acolhido nesses locais:

  • Mulheres em situação de violência doméstica com risco de morte;
  • Dependentes do sexo feminino (sem limite de idade);
  • Dependentes do sexo masculino (até 12 anos incompletos);
  • Crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de risco, acompanhadas pela responsável legal.

Para garantir a segurança, o endereço deve ser mantido em segredo. O texto prevê, no entanto, que o sigilo PODE ser flexibilizado excepcionalmente, desde que haja proteção policial ou tecnológica e que o local não tenha placas de identificação nem seja divulgado em documentos públicos.

Financiamento
Os recursos para o programa virão do orçamento do Ministério das Mulheres e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Para receber a verba, as prefeituras deverão se cadastrar no Ministério e enviar relatórios anuais sobre o uso do dinheiro e os resultados alcançados.

Próximos passos
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de defesa dos direitos da Mulher; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Escola de Transporte Inclusivo capacita operadores em Manaus para atendimento a idosos e pessoas com deficiência
Próximo artigo Concultura nos bairros leva orientações sobre editais e cadastramento à associação indígena do Alto Rio Negro em Aleixo

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova criação de cargos para ministérios da Educação e da Gestão

2 horas atrás

Projeto obriga exibição de preço com e sem imposto em ofertas e propagandas de produtos e serviços

2 horas atrás

Projeto aumenta de 20 para 30 dias a licença-paternidade no Programa Empresa Cidadã

2 horas atrás

Projeto exige que Aneel publique relatórios sobre tarifas de energia em linguagem simples

3 horas atrás

Deputado defende aprovação em exame de proficiência como requisito para o exercício da medicina; assista

4 horas atrás

Projeto prevê registro automático para fertilizantes certificados pelos BRICS

5 horas atrás

Líder diz que governo vai encaminhar ao Congresso com urgência projeto que acaba com a escala 6×1

6 horas atrás

Projeto autoriza estados a legislar sobre desapropriação

7 horas atrás

Conselho de Ética reúne-se nesta terça-feira

9 horas atrás

Gás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais

20 horas atrás

Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda

21 horas atrás

Câmara votará acordo entre Mercosul e União Europeia na última semana de fevereiro, diz Motta

22 horas atrás
Conselho de Ética deve realizar duas reuniões nesta semana
Congresso inicia sessão de inauguração do ano legislativo; acompanhe
Comissão aprova aumento da pena para violência no futebol e cria regras para jogos com torcida única
Comissão aprova novas regras para emissão de moedas digitais
Comissão aprova garantia de exame para detectar síndrome genética em bebês com histórico familiar

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?